Um passeio mágico no Vale Verde

Estou colocando aqui o passeio que realizei com a Luciana para o Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, em Betim, no dia 08 de Junho de 2014. 


Fomos de Excursão pelo SESC-MG, que aliás é uma excelente empresa para fazer excursões com um preço que muitas vezes é bem em conta. Confira agora como foi o nosso passeio.

Para saber mais sobre SESC de Belo Horizonte clique AQUI. Deixei uma matéria especialmente para você conhecer boas agências de turismo em Contagem e Belo Horizonte e também dicas de como aproveitar melhor as promoções oferecidas por elas.

Notas: Vale ainda lembrar que quem é comerciário cadastrado no SESC consegue um bom desconto, o que ajuda bastante na hora de reduzir o orçamento da viagem.

Sem mais delongas, vamos ao relato...

Domingo [08 de Junho de 2014]

De manhã bem cedo fomos ao SESC Serviços do centro de Belo Horizonte e de lá pegamos o ônibus que foi até a entrada do Vale Verde.




Como fomos de excursão, nosso roteiro já estava meio pré-definido, mas é possível ignorar algumas atividades e adequar melhor o perfil do passeio de acordo com sua própria vontade. Achei isso muito proveitoso e interessante.

Alambique do Vale Verde:

Assim que chegamos, fomos direto conhecer como é o processo de produção e armazenagem da cachaça do Vale Verde, com direito a um brinde especial.











Museu da Cachaça:

Por fim, chegamos ao Museu da Cachaça, que pra quem gosta é um prato cheio, com direito a degustação de licor ou da própria cachaça produzida pelo Vale Verde, tanto a de três anos quanto a de treze anos.

O licor eu gostei muito, até a hora que veio aquela ardência que quase queimou a garganta! Já quanto a cachaça [experimentei só a de 13 anos], já queimou direto a garganta, quase tive um treco! Acho que não fui projetado pra beber esse tipo de coisa!

Também existem diversas galerias de arte e eles possuem muitas pinturas artísticas nesse museu e por todo o Vale Verde é possível avistar dezenas de espécies de pássaros diferentes. Porém prefiro não colocar todas as imagens pra não estragar um pouco da surpresa.






Não sei se parece, mas isso aí atrás de nós é uma pintura.

E abaixo as campeãs do Vale Verde, que já até ganharam muitos prêmios:


Quem é apreciador e desejar levar uma para casa, prepare o bolso, porque algumas passam dos R$ 200,00 a unidade [valores de 2014]. Afinal, antes de serem degustadas por você elas esperaram por até 13 anos, que é bastante tempo!

Circuito das Aves:

Após visitar o Museu da Cachaça fomos ver algumas aves um pouco raras ou exóticas, pra quem estiver com crianças pequenas acho que esse passeio é um prato cheio. Já pra quem não é muito fã dessas coisas pode pular esse passeio e ir direto até a tirolesa ou o Viveiro de Lóris, o arco e flecha ou até mesmo outros passeios, basta pesquisar no próprio site do Vale Verde. Assim dá pra fazer com que passeio fique ainda mais interessante.








Nas fotos acima estão algumas aves como o avestruz, o emu e outros, se estiver com o guia ele vai falando os nomes de um a um. Continuando perto dali visitamos a harpia, a maior ave do mundo, porém ela estava meio retraída no dia e não resolveu nos mostrar a sua graça:




Perto dali existe uma atividade muito interessante, principalmente para os pequenos, o Water Ball [que é uma espécie de bolha em que você pode entrar e é capaz de andar em cima da água com ela].


Viveiro de Lóris:

Para a gente, essa foi a maior surpresa do Vale Verde e também um dos lugares mais interessantes que conhecemos nesse dia. Aqui nós e os outros visitantes interagimos e demos uma espécie de gelatina congelada para os Lóris, esses passarinhos coloridos.









Teve uma hora que mais de cinco Lóris pularam na minha cabeça, aí eu gentilmente fui dar a gelatina para outro Lóris, resultado: eles são bem possessivos quando estão comendo a gelatina, então todos começaram a me bicar [não dói e é bem legal, mas assusta quem estiver despreparado!].

Pedi até pra Lu tirar uma foto, mas infelizmente nossa máquina estava descarregando e ela estava mais preocupada em tirar os Lóris da minha cabeça do que outra coisa e acabou que não conseguimos tirar a foto que eu queria.

Dica: Quando isso acontecer e você não quiser que eles fiquem em seus ombros ou na sua cabeça dê pequenos pulinhos que eles saem voando pra outro canto do viveiro.

Entornos do Vale Verde e alguns Viveiros:

O Vale Verde é um ambiente muito bonito e arborizado. Pra quem aprecia os animais e a natureza é muito gostoso passear pelo parque, segue-se aí algumas fotos:















Restaurante do Vale Verde:

O restaurante principal do Vale Verde é muito bom e você poderá almoçar despreocupado.



Trilha Ecológica:

Agora andamos um pouco pela floresta, passamos por um pequeno labirinto de folhas [que é bem facinho], visitamos a Vila dos Gnomos [uma espécie de vila em miniatura] e ainda fomos até uma pequena queda d'água.

Com exceção da terceira idade [que estará fazendo uma caminhada bem leve] ou de quem estiver com crianças pequenas [que realmente vão se encantar com esse local], minha recomendação é que pulem esse passeio e façam outras coisas mais interessantes.












Como sugestão de outras coisas interessantes que podem ser feitas no Vale Verde estão as seguintes:

- Cama Elástica;

- Arco e Flecha;

- Bungee Trampolim;

- Charrete;

- Escalada;

- Passeio de Pônei;

- Pedalinho;

- Tirolesa;

- Water Ball;

- Arvorismo.

Uma coisa bem legal do Vale Verde é que é praticamente impossível fazer tudo em um só dia!

Papo Animal:

O Papo Animal é uma atração na qual os guias do próprio Vale Verde explicam um pouco sobre animais como o cágado, o camaleão, a serpente e algumas aves para retirar um pouco do preconceito das pessoas e deixá-las mais conscientes quanto a preservação e habitat dos mesmos. Eles chegam até a deixar que as pessoas toquem em uma cobra.

Como a Lu morre de medo disso nós optamos por ir ao Lóris novamente e também andamos de tirolesa e patinho. Abaixo estão algumas fotos do papo animal. Se observar com atenção você verá um camaleão em duas das fotos:




Tirolesa:

Após algumas pequenas desavenças, consegui convencer a Luciana a ir na tirolesa. Abaixo dá pra ver a preocupação dela!





Após isso, fomos novamente até o Viveiro de Lóris e tentamos tirar algumas fotos, mas a máquina já estava praticamente em seus últimos momentos, por isso não conseguimos tirar a foto que queríamos, e por fim, realizamos o nosso último passeio do dia:

Pedalinho [Patinho]:

Por algo inexplicável dessa natureza, eu amo andar em pedalinhos. Porém, não sei se era nosso cansaço devido ao dia tão ativo ou por outro motivo, mas o pedal estava pesado demais, quase não dei conta de pedalar.

Tirando esse inconveniente, achei espetacular! E pra deixar ainda mais incrível eles nos deram um pouquinho de ração para pássaros. Assim que jogamos um pouco para os patinhos, eles se aproximaram de nós e passaram a seguir o barco [o patão], achei isso muito legal!




E finalmente, voltamos até o nosso grupo da excursão, pegamos o ônibus e voltamos para o SESC Serviços de Belo Horizonte. Dali pegamos o bus de retorno para nossas casas e finalizamos o nosso passeio de um dia pelo incrível Vale Verde Alambique e Parque Ecológico de Betim.


Conquista do Passeio:

Eis o meu troféu obtido nesse passeio, um souvenir do Vale Verde:


Mesmo que não tenhamos visto tudo, acho que valeu muito a pena, foi excelente pelo ótimo custo-benefício e fizemos com que um dia do fim de semana fosse muito especial. Nota 10 para o Vale Verde!

Espero que tenham gostado do meu relato e queiram visitar esse lugar quando tiverem oportunidade. E o mais interessante disso é que ele está bem pertinho de Belo Horizonte.

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]