Ouro Preto e Lavras Novas com a Família [p1]

Nesse relato estarei contando como foi o nosso passeio de fim de semana para Ouro Preto e Lavras Novas junto com a família.

Eis aí a 1ª parte dessa pequena aventura...

Explicitações:

Há alguns meses atrás o Nando e a Drielly tinham combinado com a gente para irmos até o SESC de Ouro Preto pra passarmos um fim de semana lá, mas devido aos problemas das obras no piso da nossa casa e da minha mudança de quarto [passei o meu barraco para o Nando e me mudei para o antigo quarto dele], o que fez com que eu também tivesse de gastar um bocadinho a mais, comprando um varal suspenso, alguns materiais e até um novo guarda-roupa, tanto eu quanto meu pai tínhamos até desmarcado o passeio.

Acabou que poucos dias antes dessa viagem a minha mãe informou que eles tinham mudado de ideia e que era pra gente fazer um esforcinho a mais e ir sim, então me organizei um pouco nas contas, separei um tiquinho que ainda tinha na poupança e usei boa parte disso durante esse fim de semana.

DIA 01 - Sexta-feira [20 de Maio de 2022]

Na sexta-feira acordei de madrugada, fui até a Pampulha para trabalhar e só consegui chegar em casa mesmo em torno das 17:30h. A casa estava bem bagunçada devido às obras do piso [infelizmente quando se mexe no piso é necessário mudar tudo de lugar], então estava um pouco mais trabalhoso que o normal e nisso só tive tempo de comer um pão com alguma coisa, tomar um banho e organizar o restinho das coisas que faltavam para serem colocadas na minha mochila.


Na casa já estavam o meu pai, a minha mãe e o Nando, faltava apenas buscar a Drielly que estava trabalhando em Belo Horizonte e só no outro dia que teríamos contato com os outros dois colegas da Drielly que também iriam nesse passeio: o Lucas e a Lívia.

Saímos próximo das 18:30h e mais ou menos às 19:15h pegamos a Drielly.


Dali seguimos direto pra Ouro Preto.

Não fizemos nenhuma parada pelo caminho e às 20:40h finalmente entramos no SESC Ouro Preto.


Esse SESC era tão imenso que tinha até uma espécie de florestinha bem grande dentro dele [toda essa área é utilizada para realizar caminhadas e passeios de bike]. Somente às 20:44h, isto é, cerca de 4 minutos depois, é que finalmente chegamos na recepção e descemos do carro.

Primeira foto em Ouro Preto [vista do prédio da recepção à noite]:


Vista do estacionamento desse local:



Foto mostrando um pedacinho da recepção que tirei escondido:

Depois de fazer os check-in de todo mundo seguimos para o refeitório próximo dali e jantamos.


Esse SESC é realmente muito bonito e arrumado, sua estrutura é ampla e moderna e a comida também é muito boa, além de ainda contar com uma bela música ao vivo em seu restaurante. Depois de comer voltamos para o carro e fomos até a área dos nossos chalés:



Assim que entrei tirei umas poucas fotos e uma selfie no meu quarto:



Em um dos chalés ficou o Nando e a Drielly, e eu [a vela] fiquei com meu pai e minha mãe. O que achei muito legal nesses chalés é que eles possuíam dois andares totalmente independentes em cada chalé, com banheiro completo [com vaso sanitário e chuveiro com box] em cada ambiente. Eu fiquei no primeiro andar e meu pai e minha mãe no segundo.

Como a câmera do meu celular não é muito boa pra tirar fotos à noite, preferi deixar pra tirar as fotos do quarto deles apenas no outro dia. Pouco depois das 22:40h fui dormir, dia finalizado.

DIA 02 - Sábado [21 de Maio de 2022]

Levantei às 7:00h da manhã e depois de confirmar que meus pais estavam acordados subi pro quarto deles pra tirar as fotos de lá.


O quarto deles era composto por uma cama de casal mais uma cama de solteiro num quartinho menor próximo dali.




Depois fomos para fora do chalé esperar o Nando e a Drielly.


Essa área que estávamos era formada por algumas ruas com vários chalezinhos enfileirados, de forma que ficava visualmente muito lindo.

Pessoal reunido:


Após conversar um pouco e olhar um lugar próximo dali [colocarei mais a frente no relato com mais detalhes] subimos um belo caminho até chegar no restaurante.

Vale citar que a natureza à nossa volta também era lindíssima e cheia de vida animal de forma que nunca tinha visto antes em nenhuma outra hospedagem que visitei na vida.

Fotos da natureza pelo nosso caminho até chegar ao refeitório do SESC:






Será que é um gavião?


Foto com zoom:


Continuando...



Essas aves se chamam Jacus.



Mais um jacu escondido no meio dos galhos:


Tente contar quantos jacus tem nessa foto:


Continuando...


Aposto que você provavelmente já viu muitos jacus na vida, mas talvez seja a sua primeira vez vendo uma árvore de jacus de verdade:


Foto com zoom:

Assim que passamos pela construção da próxima foto chegamos ao mesmo estacionamento do dia anterior:





Às 9:30h chegamos no restaurante e lanchamos.


Além da parte interna haviam várias mesas redondas numa sacada, de forma que era possível lanchar e ainda apreciar a natureza, o que deixava o ambiente ainda mais confortável.


Nesse meio tempo ainda chegaram os colegas da Drielly: o Lucas e a Lívia.



Meu lanche da manhã:


Vista dos arredores da sacada:



Algo de bem interessante e diferente que aconteceu durante o lanche foi a vinda de duas garotas que estavam passando pelas mesas e fazendo uma "intervenção", onde faziam algumas perguntas interessantes para os hóspedes que estavam ali e para a nossa mesa perguntaram as seguintes coisas:

- Qual o metal mais pesado que flutua na água? - Selecione o mouse entre os xxx para saber a resposta dessa e das próximas perguntas.

xxx

Mercúrio.

xxx

Essa a minha mãe acertou.

- Qual a estrela mais próxima da terra?

xxx

Sol.

xxx

Essa pegadinha, se não me engano, foi a Drielly que acertou.

- Quantas letras ao todo existem em nosso alfabeto?

xxx

26

xxx

Essa eu acertei.

- Qual o único osso móvel do crânio?

xxx

Maxilar

xxx

Essa foi o Nando que acertou.

- Qual é a doença que dá a partir do xixi do rato?

xxx

Leptospirose

xxx

Acredito que essa também foi a Drielly que acertou.

Talvez elas tenham feito mais uma pergunta, mas não tenho muita certeza. Essas são as que consegui lembrar. Também não sei dizer ao certo se a ordem aí está igualzinha a que a gente fez naquela hora.

Além de fazer essas perguntas, elas aproveitavam que estavam indo de mesa em mesa e informavam sobre a programação do SESC, que cobria o dia inteiro.

Ficamos conversando até às 9:37h, quando saímos do refeitório e nos preparamos para ir ao primeiro lugar de nosso passeio.

Saída da recepção:


Tirando o Passaporte da Estrada Real:

Pegamos o carro outra vez e fomos até o centrinho, onde descemos e o Nando tirou o passaporte da Estrada Real pra Drielly, pro meu pai, pra minha mãe e para o Lucas e a Lívia.



O Passaporte é bem bonito e é tirado até que rapidamente, apesar de ter muitas coisinhas pra se fazer pela internet.





Aqui preferi não tirar o meu passaporte porque já tinha passado por algumas outras cidades históricas da Estrada Real como São João Del Rei, Tiradentes, São Lourenço, Congonhas, Catas Altas, Mariana e a própria Ouro Preto e como acho que dificilmente eu visitaria todas elas de novo achei que não valeria a pena fazer esse passaporte.

Vista do riachinho próximo dali:


Vista da área à direita de onde estava a casinha de onde se tiram o passaportes:


Com tudo resolvido, às 10:25h nos preparamos, entramos nos veículos e seguimos até a Igreja do Rosário, que de acordo com a Drielly é a igreja de Ouro Preto que possui mais ouro, aquela mesma que a gente tinha ido da vez passada, mas como antes ela também estava fechada, então nem paramos ali e fomos direto para a Praça Tiradentes, mas infelizmente tinham carros demais estacionados por todas as áreas próximas, então não foi nem possível parar ali, assim, mudamos o trajeto e seguimos direto para o próximo lugar.

Basílica de Nossa Senhora do Pilar:



Às 11:08h descemos dos carros mais uma vez e chegamos próximo à Basílica Nossa Senhora do Pilar. Compramos os devidos ingressos que são bem baratinhos [menos de R$ 10,00 se não me engano - Valores de 2022] e entramos na igreja.



Em janeiro de 2018 eu já tinha visitado esse lugar, mas agora, diferentemente de antigamente, era possível tirar fotos de dentro da basílica, então não perdi tempo e tirei muitas fotos mesmo. Veja como a arquitetura daqui é realmente impressionante:














Infelizmente não tirei do centro da igreja porque parecia que estava tendo um seminário nela, então evitei tirar fotos dali para não incomodar as pessoas.

Vista panorâmica que dá para o altar da basílica:


Artes do teto:



Altar:




Zoom na área onde está o altar:


Fotos do pessoal no altar:



Nessa hora não quis tirar fotos lá, por isso não apareci nessas fotos. Dali segui para um dos lados da igreja e ali havia um corredor, onde também tirei mais algumas fotos:




Colado ali havia outra salinha, que não sei o nome ao certo infelizmente:



Tinha ainda outra sala maior, com mais mobiliário.





Zoom nesse objeto cheio de velas:


A arte do teto aqui é realmente de se tirar o fôlego:




E por fim, esse é o último corredor visitável antes de se sair da basílica:



Vista da parte de fora [do ponto de vista de quem está saindo da igreja]:


Próximo das 11:40h retornamos para o SESC e mais uma vez estávamos em frente aos chalés.


O Nando aproveitou que estávamos de volta e nos levou até uma área próxima dali [aquela que a gente tinha só olhado por alto de manhã cedo]. Aqui ele mostrou pro pessoal que nesse SESC também é possível fazer um belo churrasco ou passar o tempo conversando onde tem essas mesas e cadeiras, que aliás são super pesadas!


Depois daqui nosso objetivo era ir para Lavras Novas para almoçar, mas isso ficará para a segunda parte desse relato, já que esse post ficou bem extenso.


Clique AQUI para ir para a Parte 2 desse relato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]