Um pequeno passeio em São Lourenço [p1]

Após ter pego o temível coronavírus, quase bati as botas e finalmente consegui me recuperar e pude realizar mais um passeio.

Veja agora como foi a minha pequena viagem para São Lourenço (MG). Infelizmente devido ao tempo chuvoso o passeio de balão que faríamos teve de ser cancelado.

Por algum motivo, acredito mais que pela nostalgia de viajar junto aos meus pais e com o Nando, algo que fiz praticamente apenas quando era criança, esqueci de detalhar essas coisas no blog, mas vai aí um pequeno resumo do que aconteceu nesse 2021.

Caso queira ver como foi esse passeio para Catas Altas clique AQUI.

Além de enfrentar um processo de divórcio muito desgastante e cansativo no início do ano, em junho ainda fui acometido pelo tão famoso e terrível coronavírus, que assolou todo o planeta e levou muitas vidas embora.

Na minha casa, todos adoecemos com o coronavírus, mas eu, meu pai e minha mãe fomos acometidos mais gravemente. Meu pai chegou a ficar entubado por 14 dias e minha mãe ficou bem ruim, em estado crítico por ao menos uns 15 dias. Por pouco ela também não foi internada.

Fiquei realmente ruim, cheguei a ser internado por um total de 29 dias e dentro deles não me lembro de 13 dias, 8 dos quais fiquei entubado em situação de vida ou morte.

Eu no hospital:

Eu pouco tempo depois, já em casa, após sair do hospital:


Cheguei a ficar com os pulmões 75% comprometidos pelo coronavírus e no início tinha dificuldade de respirar e até mesmo de andar. Mal mal conseguia caminhar por poucos quarteirões próximos da minha casa.

Com o passar do tempo fui fazendo exercícios de fisioterapia e de respiração, voltando a andar por tempos maiores de pouco em pouco e assim fui me recuperando, até que no início de outubro, ao fazer uma consulta com o pneumologista, recebi a noticia do médico da Unimed dizendo que já não tinha mais nem uma gota de água no pulmão e que ele finalmente estava 0% comprometido.

Voltando agora ao que interessa, no início de agosto entrei na área de Recomendações de Agências de Turismo, isto é, na parte do meu blog que indica novas viagens [essa parte parece viva!] e fiquei encantado com um passeio, chamado de Balonismo em São Lourenço, oferecido pela empresa BH Ecoturismo e não deu outra, não pensei duas vezes, separei o devido valor e paguei o passeio à vista para passear no dia 10 de outubro.


E o tempo passou e finalmente chegou o dia do passeio.

DIA 01 - Sábado [09 de Outubro de 2021]

Acordei cedo porque precisava ir na podóloga, afinal, havia alguma chance de ficar com a unha encravada e preferi ir até ela pra evitar disso acontecer. Fiz a devida limpeza dos pés, voltei para casa, coloquei comida para os cachorros, troquei as águas, varri o quintal e fiz o que precisava.

Fujin, à esquerda e Lupita, à direita.

Canelinha.

Almocei em um restaurante próximo de casa e enquanto descansava aproveitei para editar alguns roteiros e áudios dos vídeos dos shorts que produziria logo logo para o meu canal do YouTube, o Natureza Curiosa.

Veja aí como ficaram algumas das capas de vídeo dos áudios que eu estava produzindo:








Fiz a devida caminhada do dia, voltei para casa novamente, passei num supermercado próximo para comprar uma água e algumas coisinhas para lanchar durante a semana e também uma lasanha para ser a janta desse dia.


Arrumei minhas coisas e fiquei mexendo no PC enquanto esperava dar o horário.


Peguei um Uber pouco depois das 21:00h.


Cheguei no Terminal JK às 22:06h e por um bom tempo fiquei esperando sozinho, até que uma pessoa perguntou se alguém já estava por aqui. Tirei uma foto do lugar que estava e após isso fiquei conversando com essa moça, até que pouco a pouco foram chegando outras pessoas que também realizariam esse passeio.


Às 23:23h entramos na van e esperamos mais um pouco, até que às 23:32h realmente começamos com a nossa viagem rumo a São Lourenço.


DIA 02 - Domingo [10 de Outubro de 2021]




Fizemos nossa primeira parada no Graal Oliveira [em Oliveira (MG)] às 01:34h e deveríamos ficar por aqui durante 20 minutos, tempo suficiente usar o banheiro rapidamente e lanchar algo leve.


Como de praxe, nesse início de passeio fui até o banheiro rapidamente e comi sozinho. Como meu tempo era muito curto acabou que nem consegui tomar meu refrigerante todo e logo precisei ir embora.

Infelizmente a chuva não queria parar.

Como um presságio do que poderia nos atrapalhar no outro dia, chuviscou desde quando tínhamos saído e BH e mesmo agora ainda continuava chovendo. Até essa parada a Síndrome do Pólo Norte que afeta praticamente todos os motoristas do Brasil estava total e quase congelei de frio na van durante um bom tempo, mesmo estando com a minha blusa de frio!

Partimos às 02:05h, com um pouco de atraso e a melhor justificativa para isso é que o Graal estava muito lotado. Ao voltar para o veículo dormi de vez, antes disso apenas realizava pequenos cochilos. Acordei apenas às 04:12h quando a van parou em um posto de gasolina. Felizmente depois disso o ar condicionado ficou desligado e não fiquei mais incomodado com a temperatura.


Às 05:38h chegamos ao nosso destino em São Lourenço (MG). Pouco antes de sairmos da van recebemos a triste [e praticamente óbvia] notícia de que nosso passeio de balão foi cancelado devido ao tempo que estava ameaçando chuva.

Como ainda era muito cedo, o guia pediu pra que esperássemos mais um pouco dentro do veículo e só às 06:00h é que saímos do veículo e entramos dentro do primeiro estabelecimento da cidade para lanchar.


Vista da rua, do lado de fora da padaria:



A padaria era bem grande, mas tinha acabado de abrir e não estava com tudo devidamente organizado, o que atrapalhou um pouco na hora de pedir as coisas, mas nada prejudicasse tanto quanto a notícia do cancelamento do balonismo que desanimou não só eu, quanto muitos outros que tinham vindo a essa cidade apenas para fazer isso.


Como lanche pedi uma coxinha com catupiri, que não estava ruim, apenas muito simplesinha. Após comer, voltamos para a van e às 06:51h partimos dali e seguimos um pouco pelas ruelas da cidade.

City Tour por São Lourenço:

- Mirante Feio -

Nosso City Tour começou oficialmente às 07:03h. O guia da BH Ecoturismo explicou que receberíamos um guia local da cidade e que ele nos explicaria as coisas e nos orientaria durante o restante do passeio.

Passado pouco tempos descemos do veículo e fomos até um mirante, apelidado carinhosamente por mim de "mirante feio".





Aqui o guia nos explicou sobre a importância da cidade, um pouco de sua história, como ela era na época colonial, quando haviam duas famílias poderosas, onde uma controlava o café e o gado e a outra os escravos da região. Um pouco sobre geologia, sobre algumas das construções que poderiam ser vistas por aqui e por aí vai.

Também tiramos uma foto com a faixa da BH Ecoturismo por aqui, mas não consegui achar ela no Instagram da empresa e o local também estava bem feínho e sem atrativos, então não faz muita falta não tê-la nesse blog!

Enquanto ouvia ele aproveitei para tirar algumas fotos panorâmicas dessa área que era possível se ver a partir desse ponto alto da cidade:







Apesar do guia ter se esforçado bastante para fazer do passeio mais divertido, até esse momento não tinha ajudado muito porque a notícia do cancelamento do balonismo ainda estava muito fresca nas nossas cabeças, por isso eu e boa parte do pessoal ainda estávamos bem desanimados e frustados com a cidade e com o tempo.

Parte de baixo do mirante feio:

Muitas pessoas aproveitaram para tirar fotos ao lado dessas belas flores que estavam logo abaixo do mirante feio.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
São Lourenço, MG


Situada no sul de Minas Gerais, São Lourenço é uma cidade hospitaleira e com um agradável clima de montanha presenteado pela Serra da Mantiqueira.

Perfeita para recarregar as energias, seja em paz ou com muita adrenalina, São Lourenço oferece muitas opções para quem gosta de esportes e passeios junto à natureza e  também para quem busca autoconhecimento através da religiosidade.

A cidade faz parte do Circuito das Águas e é reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas águas medicinais. Além do Parque das Águas, por aqui também é possível realizar um emocionante passeio de Maria Fumaça, corrida de Kart, ou quem sabe um voo de balão ou ainda passear pelas fazendas e também degustar produtos regionais.

Fonte Pesquisada:
https://www.minasgerais.com.br/pt/blog/artigo/sao-lourenco-um-destino-que-oferece-paz-e-aventura-sao-lourenco-no-coracao-da-ma

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

São Lourenço é muito residencial e a única indústria estabelecida por aqui é a engarrafadora da São Lourenço. Depois dele falar bastante voltamos para a van e seguimos rumo ao nosso próximo destino, a Pracinha.


- Pracinha -






Aqui consegui tirar algumas fotos minhas. Três selfies e duas que outras pessoas tiraram para mim:

Selfies:


Pra quem não sabe isso daí atrás é um marco da Estrada Real, um importante símbolo do turismo histórico por Minas Gerais.

Foto que outra pessoa tirou para mim:

Acredito que esse jacaré servia para proteger o telefone do orelhão, mas o dito cujo ou foi retirado ou arrancado daí!

Trenzinho, que de acordo com o guia é a menor locomotiva do mundo:



Plaquinha que conta a história do Trem das Águas:


Além das fotos anteriores, uma que gostei muito foi essa abaixo, que tirei junto com duas garotas que conheci nesse passeio.


Percebendo que o pessoal estava [um pouco] mais animado, o guia aproveitou o embalo e pediu pra que voltássemos para o veículo, pois logo logo conheceríamos o Portal de São Lourenço.

E não deu outra, entramos na van, seguimos um bocadinho pelas ruelas da cidade e logo demos de cara com o portal da cidade.


- Portal de São Lourenço -

Enquanto o pessoal descia dos veículos tirei uma foto do portal e também uma selfie.



Além de nosso grupo, por aqui também estava o pessoal que veio de Juiz de Fora, mas que também estava de excursão pela BH Ecoturismo, então os guias juntaram todo mundo e tiramos aquela famosa foto segurando a faixa da empresa:


Ainda tirei uma foto bem legal com um pessoal [que eu iria andar um pouco com eles enquanto fazia compras pelo centrinho da cidade]:


Tiradas as fotos, voltamos pra van e seguimos para o nosso próximo destino, com foco em compra de doces e bebidas.

- Laticínios Miramar e Linguiça Caseira -

Após atravessar mais algumas ruelas pela cidade descemos do veículo e entramos em uma empresa de laticínios, que vendia doces, bebidas em geral, salgados, algumas lembrancinhas, queijos, dentre outras coisas.




Uma das famílias do grupo tirando uma foto bem legal com as vaquinhas que ficavam do lado de fora.






Rodeei um pouco pela loja, mas acabei comprando apenas um pequeno saquinho de chocolates com morango. Cheguei até a olhar o queijo, mas o moço disse que estragaria caso ficasse mais de 12 horas fora da geladeira. Como nosso passeio ainda estava no começo preferi não arriscar e acabei não levando o produto.

Após sair da loja fiquei por algum tempo meio sem saber o que fazer e acabei apenas comendo o chocolate que havia comprado, que apesar de simples estava até gostosinho de se comer.


O guia da cidade até me indicou um local próximo dali, onde vendia comida caseira, mas acabei não comprando nada porque ao menos para mim o lugar estava mais para apenas um açougue comum. Ver um dos menininhos do grupo com a mãe fazendo cara feia e balangando a cabeça porque não gostou da linguiça também ajudou a contribuir um pouco em eu não querer nada dali!



Vez ou outra eu avistava algumas charretes passando pelas ruas. Outro charme turístico dessa pequena cidade mineira. Às 9:30h voltei para a nossa van e fiquei quietinho esperando o horário da próxima atração.

Aos poucos o pessoal foi voltando e às 9:44h partimos dali.

- Cooperativa de Café -

Dessa vez demorou um pouco mais porque de acordo com o guia estávamos entrando na beiradinha de Carmo de Minas e nessa hora estávamos fora de São Lourenço. Ali paramos para conhecer uma cooperativa de café, que ao meu ver, mais se parecia com uma lanchonete com algumas pequenas peculiaridades.






Não sou um bom apreciador de café a acaba que não tomo uma grama sequer de cafeína no meu dia-a-dia, mas meu pai e principalmente minha mãe gostam muito, então achei que esse seria o presente ideal para entregar para ela e comprei um Café Arábico, que de acordo com o pessoal daqui é o melhor do mundo.


O preço é um pouco salgado [R$ 41,00 nos valores de 2021 para apenas 500 gramas], mas se for realmente o melhor do mundo acho que valerá a pena tomar ao menos um pouquinho desse café!

É dito que só é possível plantar em grande quantidade por aqui porque esse lugar possui um clima seco e por conta desse tempo não é preciso lidar com as geadas, o que pode estragar e até comprometer o gosto desse tipo de café.

Como o lugar estava bem cheio, afinal, entrou nele duas vans lotadas de pessoa, os pedidos acabaram demorando um pouco pra chegar. No meu caso pedi apenas um tipo de salgado simples com catupiri.


Enquanto esperava conversei um pouco com aquelas duas garotas que tinha tirado a foto mais cedo e mais uma ou outra pessoa. Após comer, depois de algum tempo voltamos ao veículo mais uma vez e fomos até o centrinho de São Lourenço.

Ali o guia combinou de nos encontrarmos novamente no restaurante que a empresa estava indicando, o Glória Restaurante e Pizzaria, às 12:00h. Depois de almoçar iríamos ao Parque das Águas, mas isso ficará para o próximo post, já que esse ficou bem extenso.


Clique AQUI para ir para a Parte 2 desse relato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]