Com a família em Catas Altas

Confira como foi o nosso pequeno passeio surpresa para Catas Altas (MG), junto com uma parte da família.

Eu, meu pai, minha mãe, o Nando e a Drielly curtimos um ótimo almoço e realizamos um breve passeio em Catas Altas e ainda demos uma passada rápida em Mariana e também em Ouro Preto.

Terça-feira [07 de Setembro de 2021]

Acordei depois das 8:20h, talvez até um pouco mais tarde e sem nenhuma preocupação, já que não havia preparado nada de especial para esse dia. Comi uma pedaço de pizza do dia anterior e vi que o Nando e a Drielly [namorada do Nando] convidaram eu, meu pai e minha mãe para almoçarmos possivelmente na Serra do Cipó.

Eu e minha mãe aceitamos de prontidão, mas meu pai relutou um pouco, mesmo assim acabou aceitando realizar esse passeio conosco. Com o aval de todos os dois deram uma saída rápida para encher o tanque do carro. Nesse meio tempo aproveitei para ajudar a lavar as vasilhas e me arrumei para o passeio.

Saímos pouco depois das 10:00h e acabou que resolveram mudar o destino, ao invés da Serra do Cipó, que provavelmente estaria super lotada devido ao feriado da independência [7 de setembro] nosso destino dessa vez seria Catas Altas (MG).

Então após o Nando e a Drielly voltarem, entramos no carro e partimos...


Chegamos no centrinho de Catas Altas por volta das 12:00h. Ali aproveitei para tirar algumas fotos e rapidamente entramos no chiquíssimo restaurante Laviolla.









Ficamos conversando um pouco enquanto a gente esperava o nosso pedido, que foi Cupim e algum tipo de picanha super deliciosa. Além disso ainda havia batata recheada com queijo derretido, mandioca na manteiga e ainda mais algumas coisinhas.








Como sobremesa pedi um Pico de Jabuticaba, isto é, um sorvete de creme servido com compotu caseira de jabuticaba, já o Nando e minha mãe pediram praticamente a mesma coisa, mas com petit gateau.




O valor final ficou bem salgado, próximo de R$ 500,00 [valores de 2021], mas como dividimos por 5 ficou mais ou menos em R$ 90,00 pra cada um, o que, convenhamos, foi um ótimo custo benefício.

O restaurante era muito grande, porque além da parte que a gente estava também havia uma área abaixo, depois de se seguir por umas escadas. Nessa parte havia uma espécie de mini-museu com algumas coisas antigas e uma boa área com um jardim e também algumas jabuticabeiras.

Parte de cima do restaurante, fora da área principal com as mesas:






Depois de comer e pagar a conta, descemos e fomos até a parte de baixo para tirar mais algumas fotos.

Descendo as escadas:



Parte de baixo do restaurante [área do mini-museu]:










Parte de baixo do restaurante [área de fora]:




Fotos nossas na parte de fora:






Assim que saímos voltamos para o centrinho para tirar mais algumas fotos.






De início achei que apenas almoçaríamos por aqui e já voltaríamos para casa, mas os planos do Nando foram um pouco mais elaborados e após tirar as fotos no centrinho voltamos para o carro e fomos até uma igrejinha próxima dali, parando, claro, para apreciar a bela estátua do famoso lobo guará que também habita por essa região.

Foto com zoom na estátua:


Após alguns minutos seguindo por uma estrada que hora era de pedra hora era de terra avistamos a Capela de Santa Quitéria.



Por aqui fizemos da mesma forma que no centrinho de Catas Altas. Quando saía todo mundo na foto era porque o Nando colocava seu celular com uma espécie de mini-tripé no chão e voltava até nós nos poucos segundos de diferença antes do equipamento bater a foto. Eu tirei algumas das fotos e um casal que estava passando por aqui também nos ajudou um pouco em algum momento.




Voltamos para o veículo e seguimos durante algum tempo por uma estrada de terra bem estreita. Aqui o Nando mostrou um dos marcos da estrada real e explicou para o meu pai como isso funcionava.


O marco funciona assim: Se você estiver em uma bifurcação e ele estiver à esquerda e só a um caminho reto ou para a direita você deve seguir reto. Neste caso, se ele estivesse à direita você deveria virar para esse sentido. Na prática, ou você vira para o lado onde ele está ou segue direto caso não haja nada no lado em que o marco está localizado. Pode parecer bem simples, mas na prática isso ajuda muito os ciclistas e motoqueiros que realizam o trajeto da Estrada Real.

Passado algum tempo nessa estradinha, voltamos para a rodovia e próximo das 16:00h chegamos no centrinho de Mariana (MG).





Pelo caminho avistamos a maioria das lojas fechadas e nessa pracinha central alguns dos principais monumentos estavam sendo reformados.



Então aproveitamos apenas para tirar algumas fotos, saímos dali e voltamos para a estrada novamente. Após pouco tempo chegamos em frente a Igreja São Pedro dos Clérigos, onde mais uma vez aproveitamos a oportunidade para tirar mais algumas fotos.




Infelizmente a igreja também estava fechada. Por isso o máximo de diferente que pude fazer foi tirar algumas fotos dos nossos arredores.




Nesse ponto do passeio meu pai e minha mãe já começaram a sentir um pouco mais o cansaço, por isso, assim que voltamos ao carro seguimos em direção ao nosso último destino turístico do dia: Ouro Preto (MG).


Chegamos na cidade mais ou menos às 17:00h e a primeira coisa que fizemos foi dar uma circulada rápida de carro pela Praça Tiradentes.

Praça Tiradentes, Ouro Preto (Foto da Internet).

Dali seguimos para a Igreja Nossa Senhora do Pilar, que de acordo com o Nando é uma das mais visitadas de Ouro Preto e também a que mais tem ouro em suas artes na parte de dentro. Infelizmente como quase tudo nesse dia ela também estava fechada devido ao feriado ou talvez aos protestos nacionais que ocorreram nesse dia.

Eu já havia visitado Ouro Preto duas vezes, uma quando ainda era estudante do ensino médio e outra em 2018, mas em ambas não tinha entrado nessa igreja.







Às 17:14h começamos com o nosso caminho de volta para casa.




Continuamos seguindo pela rodovia durante um bom tempo, até que às 17:40h paramos num estabelecimento chamado Vivenda para usar o banheiro e lanchar.




Minha mãe pediu um café, o Nando e a Drielly se não me engano pediram pão de queijo, eu pedi um enroladinho e uma empada. Apenas eu e a Drielly comemos sobremesa. No meu caso um bolinho de prestígio e no dela uma torta de limão, que porventura não estava muito boa. Às 18:12h partimos novamente.


Chegamos em casa por volta das 19:30h, ali me despedi do pessoal, coloquei minhas coisas para lavar, tomei um banho e descansei um pouco. Passeio finalizado! Infelizmente dessa vez não adquiri nenhum souvenir e nenhuma conquista da viagem.

Boa sorte...

... e até a próxima viagem!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]