Montevideo, Uruguai [Dicas de Roteiro]

O Uruguai é um pequeno país que faz fronteira com o Brasil através do Rio Grande do Sul.


Saiba o que fazer por aqui, em especial em sua capital: Montevideo.

Conhecendo o Uruguai:

O Uruguai é um país pequeno e muito charmoso, com cidades arborizadas, campos extensos, praias limpas e um povo muito cordial e amistoso. O país faz fronteira com a Argentina e com o Brasil, no estado do Rio Grande do Sul.


Os verões são quentes, com temperaturas que variam entre os 23 e 38ºC, já os invernos são frios e a temperatura gira ao redor dos 15ºC, chegando a ter algumas madrugadas geladas abaixo de zero. Com um clima temperado, o Uruguai possui estações bem definidas, atendendo a todos os gostos.

Os uruguaios gostam de futebol, mate e churrasco. É muito comum vê-los com uma garrafa térmica sob o braço e o mate na mão andando pelas ruas, nos shoppings, em todos os lugares. São pessoas alegres, receptivas e solícitas, que estão sempre prontas pra ajudar.

Mate uruguaio.

O país conta com pouco mais de 3,3 milhões de habitantes, sendo que destes, 1/3 vive na sua capital, Montevideo. A economia é estável e vale ainda citar que o Uruguai é um dos países mais seguros e possui uma das mais altas taxas de qualidade de vida de toda a América do Sul.

Quando Ir?


Se a dúvida é quando ir pro Uruguai e qual a melhor época pra viajar pra lá há uma simples questão que faz toda a diferença: o clima. Os dias mais quentes coincidem com a alta temporada e consequentemente com preços mais elevados. Por outro lado, fora desse período, muita coisa fecha e você pode encontrar algumas cidades “às moscas”.

Durante a temporada de verão, as praias e cidades balneário ficam cheias de turistas. O foco é o litoral. Nos dias mais frios, dá pra aproveitar cidades que não dependem do mar, como Montevideo e a charmosa Colonia del Sacramento.

Resumindo, a melhor época para viajar para o Uruguai coincide com o nosso verão, de dezembro ao carnaval. Novembro e março também são boas alternativas, já que os dias ainda estão quentes e o movimento ainda não acabou. Se você for em outro período é bom ficar atento a quais cidades irá visitar.

Montevideo, a capital do Uruguai:


Montevideo é a capital e maior cidade do Uruguai e também a sede administrativa do Mercosul, localizada na zona sul do país, às margens do Rio da Prata. É a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e se encontra entre as 30 mais seguras do mundo.

Apesar de não ter tantos prédios com arquitetura esplendorosa como Buenos Aires, Montevideo é uma cidade bastante interessante para o turismo, com a maior parte de seus pontos turísticos podendo ser percorridos a pé.

Como chegar?

O principal meio de entrada no país é por avião [através do Aeroporto de Carrasco], mas também pode-se chegar a Montevideo de carro ou ônibus.

Montevideo está a cerca de 2.000 km de São Paulo e 868 km de Porto Alegre. A viagem de ônibus de São Paulo a Montevideo demora cerca de 30h e é um pouco cansativa. Atualmente, existem duas empresas que fazem o trajeto, que saem de São Paulo, Curitiba, Joinville, Camboriú, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas: EGA e TTL.

Também é possível chegar a cidade de barco, desde Buenos Aires, na Argentina. Existem duas formas de chegar: direto de Buenos Aires em uma viagem de 3:30h de barco rápido ou via Colonia del Sacramento, em uma viagem combinada de barco + ônibus. As três companhias que fazem o trajeto de barco de Buenos Aires a Montevideo são: Buquebus, Colônia Express e Seacat Colônia.



Para ir de carro do Brasil para Montevideo, existem duas principais opções: Entrar no Uruguai por Jaguarão ou pelo Chuí.

Para entrar pelo Chuí, o turista deve sair de Pelotas e pegar a BR-392 com destino ao Rio Grande do Sul e então a rodovia BR-471 até o Chuí. Do Chuí, deve-se pegar a rota 9 até Montevideo. Este caminho percorre o litoral do Uruguai com belas praias.

Para entrar por Jaguarão, o turista deve sair de Pelotas e pegar a rodovia BR-116. Chegando em Jaguarão, deve-se pegar a Rota 8 até Montevideo. Este caminho é mais curto em distância.

O que fazer em Montevideo?

Antes de começarmos a falar sobre a cidade, saiba de duas coisinhas bem importantes:

¡La propina!

Você pode não saber, mas no Uruguai é muito comum que em diversos serviços, seja paga sempre uma propina, isto é, a gorjeta. Fique de olho para não pagar mico, já que quem pede a "propina" considerará que você foi rude ou que ele te atendeu mal, caso não receba nada.

É comum dar gorjetas ao pagar a conta dos restaurantes, bares, lanchonetes e dos táxis. Em supermercados e fast foods como o McDonald's e Burger King isso já não é feito. No Brasil, 10% do valor da conta é um número de referência para quase todas as gorjetas. Apesar disso, no Uruguai é normal as gorjetas não serem exatamente os 10% do valor da conta, mas sim um valor que gire entre 5% e 15%, dependendo da avaliação do comprador.

Câmbio

Uma boa dica para que seu câmbio renda melhor é comprar uma parte no Brasil e o restante no Uruguai, assim certamente você pagará uma taxa melhor.


Existem muitas coisas para se fazer em Montevideo, mas por enquanto, vamos nos centrar sobre os passeios essenciais para quem quer curtir e conhecer melhor a cidade em apenas alguns dias.

Conhecendo o país em poucos dias...

Plaza Independencia:


A principal praça da cidade, a Plaza Independencia, ou Praça Independência, em português, fica na divisa entre o centro de Montevideo e a Cidade Velha. No meio da praça eleva-se a estátua de General Artigas, herói nacional.

Embaixo dela estão os seus restos mortais, no Mausoléu localizado no subsolo, que é vigiado por dois guardas durante todo o período de visitação. Ao redor da Plaza Independencia estão o Teatro Solís, o Museu da Casa do Governo [museu dos presidentes do Uruguai] e a Puerta de la Ciudadela.

Bus Tour:


Uma boa ideia para se conhecer um pouco da cidade é realizar um city tour de ônibus pela capital, que é oferecido normalmente em um desses idiomas: Português, espanhol ou inglês. Na Plaza Independencia existe uma cabine que oferece esse serviço.

Ciudad Vieja:


A Ciudad Vieja, ou Cidade Velha, em português, é o centro histórico de Montevideo. Lá estão diversas empresas públicas e estatais, além de bares, restaurantes e museus. Entre os destaques estão o Museu Al Pie de la Muralla, que conta a história de Montevidéu antiga, o Cabildo de Montevidéu, Casa General Fructuoso e o Palácio de Artes Decorativas Tarancó.

É lá que também estão a Catedral Metropolitana de Montevideo, a Praça da Constituição e o Banco de la República Oriental del Uruguay, um edifício suntuoso e muito bonito. Você pode passear pela Cidade Velha de Montevideo e terminar com um belo almoço no Mercado do Porto.

Mercado del Puerto:


O centro gastronômico de Montevideo, o Mercado del Puerto, ou Mercado do Porto, em português, reúne diversos restaurantes especializados em parrillas, além de lojinhas de artesanato e alfajores. É um lugar imperdível para quem visita a cidade. Ao lado, está o Museu do Carnaval, que conta a história do carnaval no Uruguai.

Letrero de la Ciudad:


O famoso letreiro da cidade fica em Pocitos, em um jardim logo no começo da praia. As cores do letreiro são mudadas de acordo com os eventos do mês. É a queridinha do Instagram e quase todo mundo que foi para Montevideo tem ao menos uma foto com o letreiro da cidade.

Palácio Legislativo:


Inaugurado em 25 de agosto de 1925, o edifício é o mais imponente marco arquitetônico da cidade, rico em detalhes e história. Tem 27 cores diferentes de mármore que ornamenta tanto a parte externa como interna. O palácio legislativo é a sede do parlamento uruguaio e fica aberto ao público através de visitas guiadas que costumam acontecer durante os dias da semana.

Praya de Pocitos:


A Praia de Pocitos é rodeada de prédios residenciais com areia fina e branca e é a mais concorrida pelos turistas durante o verão. Pocitos é o bairro residencial e comercial mais povoado de Montevideo, contando com muito comércio, restaurantes e serviços. Também é muito frequentada por turistas e moradores da cidade.

Conocer el Carnaval Uruguayo:


O Uruguai é o país com o carnaval mais longo do mundo, com uma duração de mais de 40 dias de festa. Ocorre geralmente de janeiro a março, com muitas celebrações em sua capital, Montevideo.

O festival é realizado no mesmo estilo europeu, com elementos culturas bantu e também Angola Benguela importado com os escravos nos tempos coloniais. As principais atrações do carnaval uruguaio incluem dois desfiles coloridos chamados de Desfile de Carnaval e Desfile de Llamadas o Comparsas.

Durante os 40 dias, teatros populares chamados tablados são construídos em muitos lugares ao longo das cidades, sobretudo na capital uruguaia. Tradicionalmente, os diferentes grupos de carnaval, chamados principalmente de murgas, lubolos ou parodistas, realizam uma espécie de ópera popular nos tablados, isso tudo ao som do tamboril, executado por foliões que também usam os trajes do festival.

Conhecendo o país em muitos dias...

Caso queira aprender mais sobre a cultura do país e também seu idioma, uma boa ideia seria fazer um intercâmbio de algumas semanas ou até mesmo de alguns meses.

Estudar idiomas em um intercâmbio:


Fazer um curso de idiomas no exterior é um excelente método para aprender ou aperfeiçoar uma nova língua. Assim, você vivenciará a cultura e o dia-a-dia do país e terá a experiência em aprender o que acontece dentro e fora da sala de aula.

Uma boa opção de escola é a Academia Uruguay, uma das mais tradicionais do país, que é especializada em ensino do idioma espanhol para estrangeiros. É certificada pelo Instituto Cervantes, TANDEM@ Internacional e pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura do Uruguai.

Essa escola está localizada na capital do país e oferece exclusivamente cursos de espanhol para estrangeiros, oferecendo cursos individuais e em grupo para estudantes de todos os níveis, do "iniciante" ao "avançado" e inclusive para professores de espanhol e iniciantes brasileiros.

Em todos os níveis, os professores usam uma grande variedade de situações de aprendizagem, misturando a comunicação oral em diferentes situações, a compreensão do material áudio e vídeo, a leitura de textos, etc. Cada nível contém um conteúdo dedicado à vida social, cultural, política e à história do Uruguai e da América Latina. As aulas incluem passeios extracurriculares semanais opcionais, com o objetivo de imergir o aluno na cultura do país.

Paseo de las Antorchas: Um dos inúmeros passeios indicados pela Academia Uruguay.

Vale lembrar que a escola ainda oferece diversos tipos de hospedagens. Um tipo bem interessante é se hospedar dentro da própria escola, com quartos individuais para cada aluno ou quartos para casal. Também é possível optar por ficar em um hotel, hostel ou na casa de amigos e parentes. Outra opção para uma imersão ainda maior seria a de se hospedar na casa de uma família uruguaia.

Nas Redondezas:

Depois de tudo o que escrevemos, é certo que já sabemos que Montevideo possui atrações muito interessantes e charmosas, mas convenhamos, quem não quer conhecer um pouquinho mais de um país? Para isto, confira agora mais algumas excelentes opções de passeios que podem ser feitos sem se afastar tanto assim da capital uruguaia.

Punta del Este, Uruguai:


Punta del Este, localizada no departamento de Maldonado, é a cidade mais visitada do Uruguai. Está entre os dez balneários de luxo mais famosos do mundo e é um dos mais charmosos da América Latina, oferecendo tanto praias oceânicas (oceano Atlântico) quanto de rio (Rio da Prata).

É uma cidade sofisticada com suntuosos casarões, modernos edifícios de grande altura, um porto com grande infraestrutura e capacidade de desembarque, locais comerciais de importantes marcas, restaurantes, cassinos e vida noturna agitada.

Tem como os seus principais pontos turísticos: Punta Ballena, Museo Casapueblo, Monumento Los Dedos e o Puerto de Punta del Este.

Colonia del Sacramento, Uruguai:


Colonia del Sacramento é possivelmente a cidade mais charmosa do Uruguai. Tem um “quê” colonial de Tiradentes e Paraty. Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1995, a cidade fundada por portugueses e disputada durante anos por Portugal e Espanha faz um convite a voltar ao passado através de uma caminhada por seu centro histórico.

Cabo Polonio, Uruguai:


Até pouco tempo, Cabo Polonio não tinha energia elétrica nem água encanada. Hoje alguns hotéis já recebem eletricidade e outros usam energia solar ou eólica, mas o charme continua o mesmo.

Para chegar nessa pequena vila, encravada dentro de um parque nacional, é preciso “pegar carona” em caminhões adaptados que cruzam as dunas. Durante o verão, o público é bem jovem e muita gente se hospeda por aqui.

Salto del Penitente (Minas), Uruguai:


O Parque Salto del Penitente é um dos principais destinos turísticos do departamento de Lavalleja, na cidade de Minas. O lugar é privilegiado pela sua paisagem montanhosa. O parque é um lugar mágico e maravilhoso e possui uma quantidade de atividades para fazer que realmente atendem a todos os gostos.

Por um lado tem-se a beleza natural da queda d'água, onde é possível nadar e relaxar quando a temperatura assim permite, e por outro também é possível praticar o turismo de aventura, realizando cavalgadas dentro do parque e da Villa Serrana, caminhadas por três trilhas de diferentes exigências ou quem sabe se arriscar num rapel ou ainda atravessar de um lado ao outro na enorme tirolesa que o lugar abriga.




Também é possível se hospedar nos alojamentos ou ainda acampar com uma barraca em áreas delimitadas pelo pessoal da organização do parque.

Buenos Aires, Argentina:


Buenos Aires é a capital da Argentina e também a segunda maior área urbana da América do Sul, ficando atrás apenas de São Paulo. É uma das cidades mais europeias de nosso continente, devido à sua evolução histórica, com uma sociedade formada a partir da vinda de imigrantes italianos, ingleses e judeus russos.

Buenos Aires, assim como as grandes cidades do mundo, possui inesgotáveis opções de turismo. A seguir estão listados alguns dos famosos pontos turísticos que existem por aqui: Casa Rosada, Plaza de Mayo, Av. 9 de Julio, Caminito, Teatro Colón, Museu de Arte Latino-americana, Museu Nacional de Belas Artes, Puerto Madero, La Bombonera, Floralis Generica e por aí vai...

Caso queira conferir as dicas de roteiros especiais que fizemos sobre Buenos Aires, clique no link abaixo:


Link AQUI.

Entendendo as comidas do Uruguai:

Para um brasileiro comum, que não tem conhecimento algum da culinária do país, é possível que ele fique achando que os uruguaios comam apenas refeições baseadas em um prato de carne gigante, com muita batata e queijo derretido, mas não é bem assim. Existe muito mais a ser explorado e acredite, saber isso fará muita diferença, especialmente para quem deseja ficar por aqui por mais tempo.

Observe agora uma boa lista do que é possível se comer por aqui.

Salgados:


Los Empanados: As empanadas, seja na Espanha ou em quase todos os países da América Latina, é o equivalente ao nosso pastel em português, sendo uma preparação de massa individual de massa de farinha recheada e assada em forno ou frita.

A empanada típica tem a forma de uma meia-lua, devido a ser iniciada com uma rodela de massa que é recheada e dobrada sobre si mesma; o recheio pode ser de carne, aves, pescado, vegetais ou frutas.


La milanesa a la napolitana: Esse é um prato originário de Buenos Aires, na Argentina, e consiste em carne, geralmente de vaca, coberta de salsa, tomate e queijo.


La Pascualina: A Torta Pascualina ou simplesmente Pascualina [maneira de nomeá-la em países como a Argentina e Uruguai] é uma tarta, normalmente salgada, típica da Ligúria [mais propriamente do Genovesato] que é preparada em várias localidades italianas com diferentes características [às vezes também em versões doces]. Assado no forno, é típico da época da páscoa.

No final do século XIX, uma grande imigração italiana chegou ao Uruguai e Argentina e este alimento com o passar do tempo tornou-se parte da comida típica do Rio da Prata.

Refeição Principal:


El asado / barbacoa / parrilla / parillada: É uma técnica culinária pela qual os alimentos [geralmente pedaços de carne] são expostos ao calor do fogo ou às brasas, para que cozinhem lentamente.

O calor é gradualmente transmitido para a comida, que geralmente é suspensa sobre o fogo ou perto das brasas. O fogo é obtido a partir de carvão ou madeira, embora também existam grelhadores a gás.

As madeiras mais comumente usadas são madeiras nobres como carvalho, mesquite, quebracho ou coroa, que queimam em altas temperaturas e por um longo tempo. Embora a carne mais utilizada seja a bovina, também são usadas a carne de porco assada, cordeiro, cabrito, peixe, frango, camarão e salsichas diversas.


La Pasta: No Uruguai, esse é o equivalente ao nosso habitual macarrão. Aqui, podem ser divididos entre los fideos, los ravioles, los ño quis e por aí vai. O que muda, basicamente, é o formato do macarrão.


El Chivito: O famoso Chivito uruguaio é uma combinação única de carne, queijo, presunto, bacon, ovo, alface, tomate e maionese cobertos por dois pães. É um símbolo da gastronomia uruguaia e fez-se famoso de uma forma quase que insólita.


Pizza a metro: Uma forma diferente de se comer pizza quando se está com muitas pessoas é comprá-las no metro, algo típico daqui, em especial em sua capital, Montevideo e em outras cidades grandes do país, como Punta del Este.

Algo interessante é que em alguns estabelecimentos são oferecidas pizzas para uma única pessoa, que costumam ter um formato retangular, ao invés do redondo, que estamos acostumados.


Pratos leves:

Vou colocar aqui pratos mais leves, que facilmente poderiam substituir uma refeição tradicional.


Los Panchos: No Uruguai, o pancho seria o equivalente ao nosso cachorro-quente, porém com algumas diferenças. Normalmente possuem uma linguiça fina e com uns 30 cm de comprimento, queijo por cima e um pão mais comprido e o estreito que o que comemos por aqui no Brasil.


Milanesa al Pan: Basicamente um pão com uma carne enorme. Os uruguaios adoram comer carne!

As Sobremesas [Los Postres]:


La pastaflora: Essa é uma tarta artesanal típica das gastronomias argentina, paraguaia e uruguaia. Geralmente é composta de uma massa coberta com doce de marmelo, embora outros recheios como batata-doce, goiabada ou doce de leite também possam ser usados.

É adornado com tiras finas da mesma massa, dando um padrão de grade romboidal na camada doce. O cozimento é cozido e é um acompanhamento típico para o lanche ou mate, ou a qualquer hora do dia.


Las Tartas: Uma tarta [do francês tarte], também chamada de torta ou simplesmente de pastel, é um tipo de sobremesa redonda, doce ou salgada, feita com uma massa em um molde de paredes baixas, que é assado e recheado ou coberto com vários ingredientes que geralmente são misturados com ovos, leite ou creme. Equivale ao nosso bolo.

[Ficou um pouco estranho e confuso, mas é isso mesmo - Para eles o nosso pastel equivale a empanadas e o nosso bolo é chamado de pastel por eles]

Los Alfajores: O alfajor é um doce de origem árabe, e por aqui foi melhorado com doces de origem uruguaia [como o doce de leite].

As Frutas:

Abaixo está uma lista com algumas das frutas que são comuns no país.


E para fechar os alimentos com chave de ouro...

As Bebidas:


E isso é apenas um pouco do que existe nesse país. Caso tenha a oportunidade de conhecer o Uruguai pessoalmente, tenho certeza que você será capaz de encontrar outros tipos de alimentos e refeições que existem por lá.

Outras coisas para se fazer em Montevideo:

Se você chegou até esse ponto do post já percebeu que existe um verdadeiro mundo a ser explorado na capital uruguaia, mas nem por isso acabamos de citar tudo. Confira agora outras atividades que também podem ser muito interessantes, principalmente se resolver ficar aqui por mais tempo.

Los Casinos:


Seja em Punta del Este, Montevideo, Colonia del Sacramento ou outras cidades do país, uma grande atração para nós brasileiros são os cassinos. O mais famoso deles é o Casino Conrad, em Punta del Este.

Los Parques de Montevideo:


A cidade é muito arborizada e possui alguns parques grandes. Os mais famosos são o Parque Rodó [muito acessível, você pode entrar pela rambla], o Parque del Prado, onde acontecem diversos eventos e onde está o jardim botânico da cidade, e o Parque Battle.

Estádio Centenário y Museo del Fútbol:


O Estádio Centenário foi sede da Primeira Copa do Mundo, em 1930, onde o Uruguai se consagrou campeão. Lá também está o primeiro museu do futebol do mundo, reconhecido pela FIFA.

Mercado Agrícola de Montevideo:


O Mercado Agrícola de Montevideo é bastante visitado por turistas e locais. Lá você encontra frutas, temperos, secos e molhados e guloseimas de todas as espécies. Além disso, o mercado possui cervejaria, sorveteria e restaurantes. Ideal para quem quer provar todos os sabores do Uruguai em um só lugar.

Shoppings de Montevidéu:


Os principais shoppings de Montevidéu são o Shopping Punta Carretas, que antes abrigava um presídio e o Shopping Montevideo no bairro do Buceo. Bacana para quem quer ver umas vitrines e dar uma volta por aí ou quem sabe até apenas curtir um cineminha com o(a) companheira(o) ou com os amigos.

Bodegas de Vino:


Existem algumas bodegas que abrem as portas para os visitantes regularmente, como a Bodega Bouza e a Bodega Juanicó. Nestas bodegas você poderá conhecer o processo de fabricação dos vinhos uruguaios, além de degustar os vinhos produzidos na vinícolas. Além disso, há a opção do almoço completo harmonizado com o vinho da casa. Imperdível para quem gosta de experiências gastronômicas.

Presentación de Tango:


Apesar de a Argentina ser uma referência nesse estilo de música, os uruguaios também não fazem feio e possuem apresentações regulares nos mais diversos pontos da cidade, com destaque especial para os bares mais populares.

Fortaleza del Cerro de Montevideo:

A Fortaleza del Cerro é um museu militar que fica no ponto mais alto da cidade [a 134 metros sobre o nível do mar], o único morrinho que a gente vê com facilidade nessa Montevideo predominantemente plana. A área hoje abriga o Museu General Artigas que fica aberto ao público em alguns dias da semana.

Fontes Pesquisadas:

https://www.puntadeleste.com/pt/informacao/punta_del_este/gastronomia/pastafrola#

https://pt.wikipedia.org/wiki/Empanada

https://es.wikipedia.org/wiki/Tarta

https://es.wikipedia.org/wiki/Torta_pasqualina

https://es.wikipedia.org/wiki/Asado

https://vemconosco.wordpress.com/tag/milanesa/

https://www.puntadeleste.com/es/informacion/punta_del_este/gastronomia/pancho

http://www.uruguai.com/gastronomia/chivito-uruguaio.html

https://www.puntadeleste.com/es/informacion/punta_del_este/gastronomia/alfajor

https://www.profedeele.es/actividad/vocabulario/comidas-bebidas-a1/

https://www.essemundoenosso.com.br/10-motivos-para-conhecer-o-uruguai

https://www.essemundoenosso.com.br/quando-ir-pro-uruguai-melhor-epoca

https://www.viagensecaminhos.com/2013/04/montevideo-uruguai.html

https://www.brasileirosnouruguai.com.br/montevideu/como-chegar

https://www.brasileirosnouruguai.com.br/blog/o-tema-das-gorjetas-no-uruguai

https://www.brasileirosnouruguai.com.br/blog/o-que-fazer-em-montevideo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_do_Uruguai

https://www.ci.com.br/guia-mundo/paises/uruguai/cidades/montevideo

https://www.viagensecaminhos.com/2013/04/montevideo-uruguai.html

https://www.brasileirosnouruguai.com.br/intercambio-no-uruguai

https://www.busturisticomontevideo.com.uy/home

https://www.viagensecaminhos.com/2011/06/punta-del-este-uruguai.html

https://es.wikipedia.org/wiki/Salto_del_Penitente

https://www.tripadvisor.es/Attraction_Review-g1933338-d3228268-Reviews-Parque_Salto_del_Penitente-Minas_Lavalleja_Department.html

https://www.portaldevillaserrana.com.uy/es/servicios/paseos-y-actividades/parque-salto-del-penitente

https://bitacorasdeviaje.com/uruguay/bitacoras-uruguay/parque-salto-del-penitente

https://vidacigana.com/o-que-fazer-em-buenos-aires/

https://www.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-buenos-aires-dicas.html

https://www.viveruruguay.com/2016/03/dicas-montevideu-museu-fortaleza-cerro.html

Isso é tudo! Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]