Menu Principal

Anúncio I

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Todos os anos, mais de um milhão de turistas visitam a pequena Caldas Novas. Eles chegam em busca das águas quentes do balneário, considerado como a maior estância hidrotermal do mundo.



Saiba agora o que fazer por aqui.

Com temperaturas variando entre 30 e 57 graus, as centenas de piscinas dos hotéis e dos clubes atraem especialmente grupos da terceira idade e famílias com crianças, que encontram atividades recreativas e muita diversão dia e noite. Relaxar também faz parte do programa – quem resiste a uma banheira de hidromassagem ao ar livre com água bem quentinha?  Fora dos hotéis também há muito o que fazer, é imperdível passar um dia em um dos inúmeros parques aquáticos que existem na região.

A natureza é generosa também com a culinária da região, fornecendo os frutos que dão o gosto tão especial aos pratos tradicionais, como a galinhada com pequi e guariroba. Para a sobremesa, doces de frutas e de leite produzidos artesanalmente e que merecem ser levados para casa. As delícias são encontradas, ao lado de licores e laticínios, em lojinhas no Centro – bons motivos para sair da piscina do hotel e dar uma volta pela cidade.

Quando Ir?



A cidade pode ser visitada durante todo o ano, valendo lembrar que é chuvosa no período que vai de novembro a março. Nos principais feriados e nas festas de janeiro e julho, o movimento é grande, sendo recomendado reservar a hospedagem com antecedência. Também é grande a lotação durante as festas que reúnem jovens, caso da Caldas Fest Folia, em abril, e a Caldas Country, em novembro.

Como chegar?

De avião

- O aeroporto de Caldas Novas recebe voos da Azul [saindo de Campinas e Goiânia], da Gol [saindo de Congonhas] e da TAM [fretados]. O aeroporto de Goiânia fica a 172 km de distância.

De carro

- Vindo de Goiânia – acesso pela BR-153, GO-217 e BR-139;
- Vindo de Brasília (325 km) - após passar por Goiânia, BR-153, GO-217 e BR-139.

De ônibus


As empresas Nacional Expresso e Viação Paraúna têm saídas de Goiânia.

Circulando: Linhas regulares de ônibus da viação Paraúna levam aos principais bairros de Caldas Novas e também ao município de Rio Quente, onde ficam os concorridos parques temáticos. Também é possível contratar serviços de táxis e vans para passeios. Alguns hotéis oferecem traslado (pago) para Rio Quente.

Como opção de aplicativos eles possuem o seu próprio, o Moby, em que é possível até mesmo agendar viagens. Aplicativos diferentes e conhecidos como o Uber e o Pop praticamente não funcionam por lá.

O que fazer em Caldas Novas?

Compras




Em Caldas Novas é possível encontrar uma enorme variedade de opções para se comprar. Sorveterias, açaís, lanchonetes, restaurantes, lojas de brinquedos e lembrancinhas e principalmente de roupas de banho estão espalhadas pela cidade, em especial no seu centro.

Dica: Se você ainda não decidiu qual roupa de banho irá levar pra cidade não se preocupe. Deixe pra comprar por aqui mesmo que você com com certeza achará um item muito bom e de boa qualidade. O que não faltam são opções diferentes de roupas de banho para se vestir por aqui.



Ainda se tratando de compras, uma ótima opção pra se visitar é a Feira do Luarque existe em Caldas Novas há quase 20 anos. São mais de 100 barracas em uma área de mais de 1000 m², que a cada dia prova que é um dos pontos turísticos onde se concentra a maior parte dos visitantes que aquecem a economia do município.

Aqui é possível encontrar os mais variados e caprichados trabalhos artesanais como: bijuterias, biscuit, chaveiros, tapetes, crochês, sabonetes, caixas decoradas, bonecas de pano, chinelos bordados, bolsas, tatuagem, brinquedos em madeira, tererê, patch aplique e feltros.


Na feira também se encontra uma enorme variedade de comidas típicas de várias regiões, inclusive da deliciosa culinária goiana. Como alguns exemplos podemos citar: espetinhos, yakisoba, batata frita, peixada, crepe, pamonha, acarajé, pizzas, salgados, doces, bolos, tortas, salgados, pastéis, sucos, refrigerantes, cervejas, chopps, sorvetes, crepes, esfirras, churrasco grego e outras delícias.

E claro, muitos souvenires de Caldas Novas para levar como lembrança: camisetas personalizadas, chaveiros, canetas e muito mais. Quem quer levar as crianças também tem a diversão garantida, pois logo atrás da feira existe um lindo parque de diversões e uma rede WiFi para o público.

Kitakas Park, uma ótima opção para o entretenimento dos pequenos.
City Tour de Trenzinho



Os milhares de visitantes que vem para Caldas Novas todos os anos, podem conhecer mais da cidade e de toda a sua história por meio de um divertido city tour de Trenzinho. Nele, o turista iniciará escolhendo entre as várias opções de Trenzinhos da Alegria que existem na cidade, todos com temas e cores diferentes para dar uma característica a cada um e alegrar a criançada. 

Durante todo o percurso, um guia especializado faz explicações dos principais pontos e ruas importantes da cidade, além de agitar a galera com as divertidas músicas tocadas no veículo. Os passeios variam de destinos e de duração, podendo ser feito durante o dia ou à noite.

O city tour é uma boa escolha para quem deseja conhecer melhor a cidade, nele o turista poderá conhecer os pontos turísticos mais relevantes e experimentará de seus produtos nas visitas realizadas. 

O trajeto mais procurado é feito durante o dia e leva em média pouco mais de duas horas. Nele o trenzinho passa pelo Casarão [onde os visitantes podem comprar doces e artesanatos], pela Cachaçaria Vale das Águas Quentes [principal produtora de cachaça da região], pelo Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salette e de brinde ainda conhece o lindo e imponente Monumento das Águas.

Parques de Caldas Novas

Com água quentinha por todos os lados, o melhor a fazer em Caldas Novas é mergulhar nas piscinas dos hotéis e dos parques aquáticos, seja para relaxar ou para brincar. Veja agora os principais parques da cidade:

Water Park


Nesse espaço com muito verde, hóspedes e visitantes podem desfrutar não só das piscinas de águas termais: há espaço destinado às crianças com brinquedos como piscina de ondas, toboágua gigante, rampa para deslizar com o sem boia, além de um playground aquático. O parque funciona das 9h00 às 18h00, mas a diversão não para nem mesmo a noite, quando o Water Park também presenteia os hóspedes e visitantes com eventos e grandes shows.

Endereço: Rua do Balneário - Qt. 10 - Lt. 19 - Bairro Turista, Caldas Novas.

Di Roma Acqua Park


O complexo Di Roma Acqua Park oferece piscina termal com ondas, toboáguas, saunas, duchas e piscinas cobertas com águas beirando os 37 ºC. Para as crianças o Kid’s Park conta com escorregadores, mini gruta, piscina com chafariz, rampa e navio pirata, tudo com segurança e monitoramento.

Para quem tem coragem e não tem medo de altura, escorregadores gigantes que saem de um vulcão, super rampas de altíssima velocidade, piscina de ondas, escorregadores com passagem dentro de grutas fechadas, escorregadores com bóias são algumas das opções. E, para quem prefere relaxar e curtir com tranquilidade, piscinas aconchegantes e convidativas com água quente, spa com ofurôs, bar molhado, saunas e um rio lento são programas disponíveis.

Endereço: Rua Cristóvão, 805, Caldas Novas.

Lagoa Thermas Park



O Lagoa Thermas Park combina diversão termal, atrações radicais, contato com a natureza e nascentes termais, com opções de piscinas, escorregadores, toboáguas e atrações radicais, como a torre Hot Half e os tobogãs Anaconda, Ciclone, Furioso e Loucomania.


Endereço: Estrada para Pires do Rio, km 5, Lagoa Quente.


Ecologic Ville Resort e Spa


As opções de diversão no complexo começam com o Parque Aquático, que conta com sete piscinas - cinco para adultos e duas para crianças. Uma piscina semi-olímpica, cascata, sauna natural seca e a vapor, ofurô com hidromassagem e o bar molhado completam o circuito de diversões de um dos parques aquáticos de Caldas Novas mais visitado por mulheres que querem diversão e, ao mesmo tempo, relaxar em um belo spa.


Endereço: Rua Juscelino Kubitschek, 15 - Bandeirantes, Caldas Novas.


Náutico Praia Clube



O complexo reúne lazer, aquário temático, experiências náuticas e fica pertinho do verde da natureza. Entre as várias piscinas quentes e frias, estão piscinas de ondas, bar molhado e toboáguas radicais. Além disso, o complexo conta com uma mega Hidro, uma grande piscina de hidromassagem. O diferencial do Náutico é que tem uma decoração toda especial, com caravela e turma de piratinhas.

Endereço: Fazenda Santo Antônio das Lages - Avenida Caminho do Lago, s/n - Zona Rural, Caldas Novas.

Clube Privé


O tradicional Clube de Caldas Novas é muito conhecido por ser um lugar para descansar e curtir as piscinas de águas termais, com um super toboágua radical. O Clube Privé ainda conta com ofurôs Zen, pizzaria e espaço para eventos. O parque fica a apenas 800 metros do centro de Caldas Novas, é muito fácil encontrá-lo. E é um bom lugar tanto para curtir o dia quanto para aproveitar a noite, já que conta com piscinas de águas quentes e programas noturnos muito convidativos.

Endereço: Rua do Balneário - Qd. 10 - Lt. 19 - Bairro Turista. Caldas Novas. Telefone: (64) 3455-4040. 

Nas Redondezas:

Rio Quente, GO

Hot Park, Rio Quente (GO)
Dezoito nascentes abastecem as diversas piscinas, corredeiras, toboáguas e lagoas do empreendimento, instalado no município de Rio Quente [a 31 quilômetros de Caldas Novas]. O complexo, que conta também com hotéis e pousadas, é divido em dois espaços:

- o Parque das Fontes, com bares molhados, piscinas e espaços para descansar e relaxar que funcionam 24 horas por dia [para se ter acesso a esse parque é necessário estar hospedado no complexo do Rio Quente Resorts];

- e o Hot Park: com piscinas, bares molhados, corredeiras, toboáguas e mais uma infinidade de atrações interessantes em uma área de mais de 55 mil m², em meio a natureza fenomenal, que vão desde apenas para crianças [exemplos: Acqua River Fini,  Hotbum, Clubinho da Criança...], para toda a família [exemplos: Acqua Race, Birdland, Lazy River, Mergulho, Passeio de Caiaque...], quanto mais radicais [exemplos: Half Pipe, Giant Slide, Girolesa, Xpirado...].

O parque também conta com hidromassagem em banheiras de água quente, além da Praia do Cerrado. A "praia" tem areia branca e fina, quadras de areia, coqueiros, nove tipos de ondas que podem atingir até 1,20 metros de altura, restaurante e bar aquático. Quer mais? O espaço ainda oferece aulas diárias de surf!  

Entre um banho e outro nas águas em torno de 37 graus, uma intensa programação movimenta os visitantes de todas as idades. Entre as atividades, hidroginástica, esportes terrestres e aquáticos, passeios a cavalo ou em pedalinhos, mergulho, trilhas e tirolesa. E mais: shows, apresentações teatrais e semanas temáticas – um dos destaques é o Festival das Nações, que homenageia os países através da decoração, da gastronomia e do folclore.


O Hot Park conta ainda com o Eko Aventura Park, local em que se encontram as atrações perfeitas pra quem não abre a mãe de vivenciar aventuras deliciosas [exemplos de atividades: Quadriciclo, Rafting, Tirolesa Aventura e Tirolesa Kids, Jipe Cross, Eco Pesca...]

Endereço Hot Park: Rua Cristóvão, 805, Caldas Novas.
Endereço Parque das Fontes: Estrada para Pires do Rio, km 5, Lagoa Quente.

Parque das Fontes, Rio Quente (GO)
Outras atrações da cidade:

Quem ficar com saudades da água fria pode curti-la no passeio que descortina a Serra de Caldas. O parque estadual oferece trilhas com direito a banhos em cachoeiras de águas geladas. Já o Lago de Corumbá convida à prática de esportes náuticos. O tour deve incluir também uma visita à Lagoa Quente de Pirapitinga, o local onde brotam as águas de maior temperatura da região.

Lagoa Quente de Pirapitinga

As nascentes mais quentes do Brasil estão no Parque Aquático da Lagoa de Pirapitinga, cujas temperaturas ultrapassam a marca dos 50 graus. Por ali fica o Poço do Ovo, onde a água, bastante verde, chega a 57 graus. O nome vem do fato de muitas pessoas cozinharem ovos no local. Além do parque, repleto de nascentes naturais, o espaço conta com infraestrutura para camping com banheiros, restaurantes, sauna e quadras.

Lago de Corumbá


Além de abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá I, o Lago de Corumbá é ponto de encontro dos praticantes de esportes náuticos. Com 65 quilômetros quadrados, é cenário para passeios de lancha, barco e jet-ski, que levam a cachoeiras e também a bares ao longo da “orla”. A pesca esportiva incrementa o movimento, principalmente quando há campeonatos. Por lá fica o Náutico Praia Clube, com bares ao longo do píer, passeios de escuna e piscinas com águas aquecidas por caldeiras.

Parque Estadual de Serra de Caldas



Criado em 1970 para proteger o principal ponto de recarga do lençol termal da região, o Parque Estadual Serra de Caldas, entre Caldas Novas e Rio Quente, só foi estruturado para receber os visitantes em 1999.

Em toda a sua extensão, que é de 123 quilômetros quadrados, as belezas da flora e fauna do cerrado brasileiro colorem o cenário. A reserva oferece duas trilhas – Cascatinha e Paredão, de níveis leve e intermediário – que levam a cachoeiras e a mirantes que descortinam bonitas paisagens a 1.043 metros de altitude.

As caminhadas, que levam entre 1:30 e 2:30h só podem ser feitas com o acompanhamento de guias. Entre as recomendações estão o uso de sapatos apropriados e confortáveis, calças compridas e protetor solar. Lanche e sacos de lixo também são bem-vindos.



Fontes Pesquisadas:

https://www.feriasbrasil.com.br/go/caldasnovas/
https://www.feriasbrasil.com.br/go/caldasnovas/quandoir.cfm https://www.feriasbrasil.com.br/go/caldasnovas/comochegar.cfm https://www.feriasbrasil.com.br/go/caldasnovas/oqueverefazer.cfm

http://vempracaldasnovas.com/pontos-turisticos-de-caldas-novas-feira-do-luar/#sthash.4kXrSLXb.dpbs
http://www.caldasnovasgo.com.br/ponto-turistico/kitakas-parque_11/
http://www.caldasnovasgo.com.br/ponto-turistico/trenzinho-da-alegria_249/
https://www.temporadalivre.com/blog/os-melhores-parques-aquaticos-de-caldas-novas-go
https://www.viagensecaminhos.com/2016/07/conheca-6-parques-aquaticos-de-caldas.html
https://www.rioquente.com.br/hot-park/sobre
https://www.rioquente.com.br/hot-park/atracoes
https://www.feriasbrasil.com.br/go/caldasnovas/parquedasfontesehotpark.cfm
https://www.feriasbrasil.com.br/go/caldasnovas/lagodecorumba.cfm
https://www.feriasbrasil.com.br/go/caldasnovas/parqueestadualserradecaldas.cfm
https://www.feriasbrasil.com.br/go/caldasnovas/lagoaquentedepirapitinga.cfm

Isso é tudo. Boa sorte e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo