Um Thiago na Copa Leão Dourado de Betim

Depois de muito tempo sem participar de nenhuma competição, no dia 10/04/2022 finalmente disputei o meu primeiro campeonato na Faixa Azul.

Nesse relato contarei um pouco de como foi a minha participação na Copa Leão Dourado em Betim.

Uma pequena introdução sobre nosso amigo corona...

Antes de começar com o relato em si, vale explicar o seguinte: em Junho de 2021 eu e minha família fomos acometidos com o terrível coronavírus e por isso acabei ficando hospitalizado por praticamente um mês no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte.

Abaixo está uma foto minha em um dos dias que eu estava nesse hospital:


Com essa doença, cheguei a ficar com 75% dos pulmões comprometidos e durante um bom tempo tive dificuldade de respirar e até mesmo de fazer algumas coisas mais simples, como ficar em pé por algum tempo ou andar.

No início, mal mal eu conseguia caminhar por poucos quarteirões próximos a minha casa. Por conta disso, antes de voltar com os treinos em si me dediquei bastante em exercícios de respiração e motores simples.

Depois em caminhadas, mais pra frente em corridas e pouco depois de três meses que saí do hospital consegui voltar a treinar. O mais curioso de tudo é que tinha esquecido praticamente tudo o que tinha aprendido, minha mente simplesmente não se lembrava de quase nada em relação aos treinos que tive e ainda sentia um pouco de dificuldade devido a certa fragilidade nos meus músculos, provavelmente por conta do tempo em que fiquei mais parado, por isso treinei bastante e fiz muitas aulas particulares com meu professor, o mestre Tayson, até que finalmente me recuperei 100% dessa doença.

Exemplo de foto tirada após o treino particular do dia 26/03/2022.

Foto tirada após o treino das 20:00h do dia 08/04/2022.

Em dezembro finalmente fiz o meu exame de faixa, onde consegui passar para a Faixa Azul do Jiu Jitsu. Continuei treinando bastante até que meu professor me liberou para participar da Copa Leão Dourado, que aconteceria nos dias 09 e 10 de abril, em Betim.


O tempo foi passando e chegaram-se os dias das competições.

DIA 00 - Sábado [09 de Abril de 2022]

No sábado lutaram principalmente as crianças e os adultos faixas brancas.

Nesse dia descansei bastante e aproveitei mais para resolver algumas coisas da casa, como varrer o quintal e também realizar atividades como lavar e passar as roupas.

Quanto ao pessoal da Tayson Team vários lutaram bem e ganharam medalhas. Eis aí os vitoriosos: 

Giovana: campeã, vencendo na final por 08 a 02.


Flavinho: Esse aluno da filial do Sorriso em Nova Contagem venceu por 5 a 0.

Duda: Outra aluna do Sorriso, que venceu finalizando o adversário com um triângulo.


Iago: Mais um aluno do Sorriso, que também venceu seu adversário com um triângulo.


Vítor: Aluno do Sorriso, que finalizou seu adversário usando um Armlock.


Eloísa: Mais uma aluna do Sorriso, que representou bem sua filial e conquistou o segundo lugar nesse campeonato.


Índia: Representou a Tayson Team e finalizou seu oponente com um estrangulamento na guarda, conquistando assim o primeiro lugar.


Negão: Aluno da Tayson Team que conquistou o terceiro lugar em sua chave.


Mais um dia se passou e enfim chegou o dia da minha disputa:

DIA 01 - Domingo [10 de Abril de 2022]

Acordei às 6:20h, arrumei minha cama, comi um biscoito daqueles pit stop com um copão de suco e arrumei as minhas coisas pra se preparar para o campeonato de hoje.



Depois de me organizar assisti um ou outro vídeo no YouTube e às 07:40h fui para academia, onde esperei o pessoal por mais algum tempo.

Parte de dentro da Academia do Tayson:



Momento Selfie:


Perto das 8:00h o pessoal começou a descer e peguei uma carona de carro junto ao Alexandre, a Sarah, a Manuela, a Giovana e uma conhecida deles que tinha vindo de Portugal para passar algum tempo por aqui em Contagem.


Pouco antes das 08:30h chegamos ao Poliesportivo de Betim.



O lugar era bem amplo e bonito e possuía 6 arenas em que ocorreriam as lutas.

Vídeo 01:


Depois de acharmos um lugarzinho pra ficar e guardar nossas coisas. Fui até o banheiro, troquei de roupa e andei até um dos cantos do Poliesportivo, onde tinha uma balança pra se verificar se estava dentro do peso.


Atingi o peso de 93,6 kg e por isso estava dentro da minha categoria, que se não me engano era de algo entre 88 e 94 kg. Depois disso voltei pra onde o pessoal estava e pedi pro Dudu tirar uma foto minha.


O cronograma atrasou um bocadinho, mas em dado momento chamaram os faixas brancas e os faixas azuis. Fui junto com a Tamires e a Manuela até uma área num cantinho que estava realmente lotada de atletas.

Ali fiquei esperando até que me chamaram pra pesagem e depois para a luta.

Vídeo 02: Thiago [Tayson Team] vs Glauber [Andrade Team]


Ao começar minha luta tentei puxar meu oponente para a guarda pra fazer um ganchinho e derrubá-lo, mas não consegui fazer isso porque ele ficou na posição chamada meia guarda e acabei ficando em desvantagem.

Tentei por várias vezes fazer um ganchinho pra tentar puxar seu braço e derrubá-lo, mas meu oponente foi esperto e antecipou meus movimentos, aproveitando-se do seu tamanho maior e deixando as pernas e o corpo de forma mais espaçada, de forma que não consegui sair dali de jeito nenhum.

Em um momento tentei puxar seu braço pra sair da montada, mas acabou dando errado e acabei ficando de costas pra ele, aí a situação piorou ainda mais pra mim e no final acabei tomando uma americana. Quando vi que poderia machucar meu braço dei as três batidas e por fim fui finalizado pelo meu oponente.


Como tinha ficado na dúvida se teria disputa pelo terceiro lugar perguntei a minha organizadora, mas ela era bem lerda e desorganizada, e acabou que fiquei um tempão esperando e vi o Glauber, o cara que ganhou de mim vencendo as outras duas lutas da minha chave:

Esse Glauber já era um pouco maior do que eu, mas os outros dois oponentes que ele enfrentou eram realmente imensos. Em sua segunda ele fez mais ou menos o mesmo sistema que fez comigo e acabou ganhando de seu oponente por 10 a 00. Depois de mais um bom tempo fez sua terceira e última luta e também ganhou de seu adversário, dessa vez por 09 a 00.

Depois que vi o pessoal provavelmente indo para o pódio [não dava pra ver de onde estava] perguntei uma última vez a minha desorganizadora e finalmente percebi que não teria nada, então saí dali e voltei para onde o pessoal estava.

Me senti um pouco fraco e o friozinho na barriga finalmente tinha sumido, mas paciência, nem sempre a gente ganha todas as lutas. Perder também faz parte da jornada.

O que tirei de lição é que estou muito pesado pra essa categoria. De acordo com meu próprio professor meu problema não é nem mais a técnica, mas sim o peso, porque como estou acima do peso normal pro meu tamanho, acaba que enfrento outros oponentes nessa categoria como um intruso e fico em bastante desvantagem, por isso pensei comigo mesmo que treinaria bastante pra diminuir meu peso. A próxima meta é ficar abaixo dos 88 kg.

Além de mim, a Tamires também lutou e não ganhou nenhuma medalha. A Sara lutou depois do horário do almoço [mas já vou colocar aqui de uma vez] e acabou obtendo o terceiro lugar.


A Manuela já foi muito bem, ela lutou tanto de manhã quanto de tarde. Na competição por categoria ela obteve a medalha de ouro, já no absoluto ela conseguiu ficar em terceiro lugar.


Como já era em torno das 11:30h e a Sara só lutaria depois das 13:00h, perguntei pro Tayson onde poderia almoçar e então saí do Poliesportivo. Até cheguei ao lugar, mas ele infelizmente estava fechado por ser domingo.

Depois disso andei mais um bom bocado, perguntando uma ou outra pessoa por informações, até que cheguei numa avenida e andei mais um bocadinho. Lá achei uma padaria e me informaram sobre um lugar chamado Dona Maria, e então andei mais um pouco até que cheguei lá.



Assim que entrei já percebi que minha comida sairia bem cara, afinal, estavam cobrando algo em torno de R$ 86,00 o Kg, mas mesmo assim quis comer nesse local. Ali conversei um pouco com minha família no zap, que me incentivou bastante e estavam preocupados, mas disse que isso é normal e que é bola pra frente.

Tanto eu quanto meu professor também concordamos que meu maior problema agora realmente é o peso, sou muito pequeno pra pesar tanto, então esse será o meu próximo foco [como já foi dito antes].


Além da comida também pedi uma latinha de Coca-Cola. Assim que saí do restaurante voltei tudo novamente até chegar mais uma vez ao poliesportivo.


Ao chegar no lugar vi a Sara lutando, mas infelizmente ela foi derrotada por uma mulher morena tão forte quanto um gorila. Além dela também teve mais duas lutas que envolviam a Tayson Team: a do Haroldo, que participava de um absoluto e faz parte da filial de Betim e do Carioca, que pertence a matriz principal.


Haroldo: Ele conseguiu finalizar seu primeiro oponente com um estrangulamento e na segunda seu opoente, que era um cara parrudo e super forte foi finalizado com um incrível mata leão de pé, fazendo com que ele se sagrasse campeão para a sua faixa [essa luta eu vi pessoalmente]. O mais legal de tudo é que ele receberia um prêmio de R$ 800,00 por esses embates.


Carioca: Conquistou o 2º lugar. Infelizmente não consegui ver como foi a luta dele. Mas ao ouvir seu áudio pelo zap percebi que ele enfrentou um faixa preta bem experiente e não conseguiu ganhar dessa vez.

Fui embora de carona junto com o Negão às 13:26h.


Conversei com o Negão durante todo o caminho e às 13:50h estava de volta a minha casa. Ali conversei um pouco com meus pais, comi meio copo de um doce bem gostoso, um copão de leite e também um de refri.


Às 14:00h recebi uma notificação no celular no grupo da Nação Imbatível da Igreja Universal e vi que daria tempo de ir no culto dos jovens, então tomei um banho, coloquei meus quimonos e algumas roupas para lavar e fui na igreja.


Quando voltei fiz uns orçamentos pro meu serviço pra adiantar porque pra essa semana eu teria serviço até o doer dos olhos, e ainda por cima ainda teria de terminar de fazer dois processos relacionados a orçamentos e ainda imprimir no mínimo mais dois livros gigantescos do meu serviço.

Aqui tem tanto serviço que até faltou um pouco ainda nesse print que tirei do computador.

Dessa vez não consegui nenhuma conquista da viagem, mas valeu pela experiência e aprendizado. Vale lembrar também que no ano passado eu estava quase morto, mal conseguia ficar em pé e até andar era uma dificuldade enorme.

Mesmo não tendo ganhado já dá muita alegria saber que já posso até voltar a competir novamente, só falta mesmo perder mais uns quilinhos, mas isso daí já é outra história...

Boa sorte...

... e até a próxima disputa! Oss...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]