Salar de Uyuni, Bolívia [Dicas de Roteiro]

O Salar de Uyuni fica na Bolívia e é um lugar incrível, único no mundo por conta de suas interessantes peculiaridades.


Saiba agora o que fazer por aqui.

Com uma abrangência de mais de 12 mil km² de sal, o Salar de Uyuni é considerado o maior deserto de sal do mundo. O salar foi formado pela transformação de diversos lagos pré-históricos ao longo de milhares de anos. Está a 3.600 metros acima do nível do mar e é de uma extensão tão grande, que o torna como o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço.

Por causa de suas paisagens incomuns o salar atrai turistas do mundo inteiro, sendo um dos principais pontos turísticos daqueles que fazem o tradicional mochilão Chile - Bolívia - Peru. É nesse salar que são tiradas aquelas fotos incríveis que chegam a dar impressão que o céu encosta no chão.

Quando Ir?


Na época chuvosa, entre dezembro e abril, é quando o salar tem aquele efeito de refletir o céu da foto abaixo. Porém, as chuvas podem impedir você de visitar alguns atrativos do deserto. Na época da seca, entre maio e setembro, sua viagem terá mais garantia de tempo bom e céu aberto.


Em suma, o Salar de Uyuni é um daqueles destinos que você pode visitar em qualquer época do ano, sem grandes restrições. O que vai mudar de forma mais intensa é a temperatura, que pode chegar a níveis muito baixos no inverno.

Por apresentar um clima de deserto e estar localizado em uma altitude bem elevada, acima dos 4.000 metros, as temperaturas durante à noite são sempre baixas. É muito importante viajar com roupas adequadas e acessórios indicados para suportar o frio.

Temperatura durante o ano no Salar de Uyuni:

Dezembro a Março:

Esses são os meses mais quentes no Salar de Uyuni. As temperaturas mínimas variam em torno de 5 e 6ºC, já as máximas chegam perto de 20 e 21ºC. Dezembro é o mês mais quente no Salar de Uyuni e o começo do período de chuvas, mas não ao ponto de criar o espelho d'água no salar.

Janeiro e fevereiro são os meses mais prováveis para a chuva. Se sua ideia é programar uma visita para ver o salar espelhado, é mais recomendável fazer a viagem durante o mês de fevereiro.

Como janeiro é o mês que mais chove, caso você pegue um período de chuva muito forte, pode ser que tenha problemas com passeios cancelados. Com muita água algumas agências não fazem passeios no salar.

Abril, Maio, Setembro, Outubro e Novembro:

Esses são os meses de meia estação, quando as temperaturas não são tão extremas. As mínimas giram em torno de 0 e 4ºC e as máximas entre 18 e 20ºC. As chuvas também são pouco prováveis nesses meses, então o cenário que você vai encontrar é o do salar seco.

Junho a agosto:

Esses são os meses mais gelados na região. Alguns registros apontam temperaturas mínimas chegando em torno de -15ºC. A temperatura média nesses meses fica entre 3 e 4ºC, um frio de lascar! As chuvas são raras nessa época do ano, então a paisagem que você encontrará por lá será a de um deserto seco.

Notas: Vale lembrar que essas são apenas as médias que costumam ser registradas, mas o tempo as vezes pode surpreender. Faça a viagem sempre preparado para os extremos!

Como Chegar?


O Salar de Uyuni fica no sudoeste da Bolívia, próximo da divisa com o Chile. O salar não é muito distante do Deserto do Atacama [Chile] e por isso várias empresas de turismo oferecem o passeio chamado "Travessia do Salar de Uyuni". Este passeio geralmente se consiste em sair do Atacama e chegar no Salar de Uyuni ou sair de Uyuni em direção ao Atacama, sempre parando nos principais pontos turísticos do caminho.

Optando por ir ao Salar de Uyuni pela Bolívia:

Se você escolher ir a Uyuni por terras bolivianas, a melhor maneira é ir até La Paz e de lá até a cidade de Uyuni. Os voos para La Paz não são muitos caros e você pode encontrar trechos saindo de São Paulo, que geralmente fazem uma parada em Santa Cruz de la Sierra, já na Bolívia.

Notas: Antes de ir em direção a Uyuni fique alguns dias em La Paz, assim você poderá fazer a aclimatação com a altitude, sem contar que poderá realizar passeios incríveis a partir da capital da Bolívia. Lembre-se: o deserto de sal chega a ter mais de 4.900 metros de altitude e qualquer cuidado extra com a saúde é pouco para se evitar maiores problemas.

De La Paz para Uyuni:

::de ônibus::

Essa não é uma das viagens mais confortáveis. É feita por estradas complicadas e muitas vezes bloqueadas por conta das frequentes manifestações bolivianas. A viagem dura cerca de 11 horas e é bem cansativa. Se optar por ir de ônibus tente ao menos escolher uma boa empresa com veículos em bom estado de conservação.

::de avião::

O voo dura cerca de 45 minutos e os aviões são operados por pequenos jatinhos.

- - - - 

Ao chegar em Uyuni, lembre-se que o país é muito simples e nessas pequenas cidades não é comum ter opções muito interessantes de hotéis e restaurantes. Vale sempre dar uma boa pesquisada antes de efetuar sua reserva.

Optando por ir ao Salar de Uyuni pelo Chile:

Para fazer esse roteiro você terá que voar até Santiago, no Chile [os voos do Brasil para o Chile costumam ser um pouco mais caros do que os para La Paz, na Bolívia]. Chegando na cidade, você terá de pegar um voo ainda para Calama, base para se chegar ao Deserto do Atacama.

Os voos até lá duram perto de três horas. Dali haverá diversas agências que oferecem transporte até o Atacama. Em cerca uma hora você chegará na linda cidadezinha de San Pedro do Atacama. Nessa cidade você poderá fazer passeios lindíssimos e em alguns desses passeios o levam até Uyuni, na Bolívia.

Notas: Do mesmo modo que ocorreu na Bolívia, lembre-se: é importante ressaltar que os passeios incluem hospedagem em lugares simples, afinal, você estará no meio do deserto e não há cidades ou civilização por lá, apenas pequenas vilas que recebem turistas ao longo de todo o ano.

* O trajeto, ordem e alojamento varia de acordo com a agência de viagem. Na compra, você terá tudo detalhado com o mapa de todo o roteiro e o que estará incluso. Veja se a sua escolha inclui Termas [piscinas termais]. Se sim, não deixe de levar roupa de banho.

Informações de Imigração entre o Chile e a Bolívia: Basta apenas levar seu passaporte, a imigração é tão simples e rápida que nem parece que você está saindo de um país e entrando em outro.

O que fazer no Salar de Uyuni?


Além da extração de sal, o Salar de Uyuni é conhecido também por ser um dos mais importantes pontos turísticos da Bolívia. No período de chuvas, o salar se assemelha a um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim os passeios ficam restritos a algumas áreas. Entretanto, entre abril e novembro todo o deserto de sal fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica.

Outros atrativos do salar são o Hotel de Sal Playa Blanca, uma construção no meio do deserto, toda feita com blocos de sal, dos tijolos aos móveis, que encontra-se no meio do salar; a Praça das Bandeiras, que fica em frente ao hotel desativado e contém várias bandeiras, desde bandeiras de países, até bandeiras de clubes de futebol; e o "Monumento ao Rally Dakar", construído de sal para representar a passagem do Rally Dakar pelo Salar de Uyuni.

A travessia do Salar de Uyuni leva de 3 a 4 dias, sendo três dias para quem vai de San Pedro a Uyuni ou vice e versa e não retorna para o ponto de partida e quatro dias para quem sai de Uyuni e volta para Uyuni ou pra quem sai de San Pedro e retorna para San Pedro.

O tour tradicional geralmente é feito quando o Salar de Uyuni não está tão alagado que impeça que os veículos trafeguem por ele. Quando o espelho d’água no salar está muito alto o caminho feito pelos veículos 4×4 é alterado, passando por um roteiro adaptado.

Há dois tipos de tours pelo Salar de Uyuni, as expedições em grupo e as expedições privadas.

TOURS EM GRUPO: um esquema mais mochileiro com acomodações simples:

Nesse tour o carro da agência leva até seis pessoas e o motorista. As acomodações são em hostels [albergues] / hotéis bem simples. No passeio as refeições também estão inclusas. Não estão incluídos no preço a entrada no Parque Nacional e bebidas em geral.

TOUR PRIVADOS: Acomodações um pouco mais caprichadas:

É possível fazer um tour privado, que tem acomodações um pouco melhores e o preço é relativamente maior que o de quando a pessoa está em grupo.

Atrações Imperdíveis do Salar de Uyuni:

Salar de Uyuni:


Ponto alto da viagem, o salar é uma planície coberta por 10 bilhões de toneladas de sal. O mais curioso é que ele muda de aparência ao longo do ano: de um espelho que reflete o céu durante o verão a uma paisagem totalmente branca no resto do ano. Cada época reserva sua própria beleza e permite tirar fotos únicas e divertidas.



Laguna Colorada:


A Laguna Colorada possui esse nome por seus tons avermelhados. Ali também vivem centenas de flamingos e, no entorno, animais bem diferentes, como as vicunhas.

Árbol de Piedra:


É uma rocha de cinco metros de altura que impressiona pelo formato semelhante a uma árvore. Símbolo da região, foi formada pela ação do vento.

Praça das Bandeiras:


Mais um cartão-postal de Uyuni, a praça está no meio do salar e é muito popular para fotos. Ali estão fincadas bandeiras de diversos países e de times de futebol, representando os turistas que já passaram por ali. Vale conferir também o Monumento ao Rally Dakar.


Laguna Verde:


Está situada próxima ao Chile e fica a cerca de 4.000 metros de altitude. Mesmo em uma região tão árida, a Laguna Verde tem águas em um tom semelhante ao do Mar do Caribe, formando um cenário de tirar o fôlego.

Laguna Blanca:


Fica perto da Laguna Verde e é maior que sua vizinha, com mais de 5 km de comprimento. Sua tonalidade a torna uma espécie de espelho que reflete o que está ao redor.

Isla Incahuasi:


É uma verdadeira ilha no meio do mar de sal do Salar de Uyuni. Esse pedaço de terra é coberto por enormes cactos centenários e dá acesso a uma vista panorâmica do salar.

Gêiseres Sol de Mañana:


Campo geotérmico de 2 km², possui crateras, pedras, muita lama e, é claro, gêiseres que liberam vapores quentes, gases e odores. O local é mais ativo logo nas primeiras horas da manhã.

Deserto de Dalí:


Com rochas e montanhas de diferentes cores, o Deserto de Dalí é mais um cenário surreal do destino. Não à toa, dizem que o local serviu de inspiração para Salvador Dalí criar algumas de suas obras.

Hotéis de sal:


Na região de Uyuni há hotéis quase totalmente feitos de sal, incluindo as paredes, o chão e os móveis. Muitos são hospedagens de luxo e recebem turistas do mundo todo. Um muito visitado é o Playa Blanca, hoje desativado, mas que funciona como museu.

Cemitério de Trens:


Perto da cidade de Uyuni, é uma área cheia de vagões de trens abandonados. Enferrujados com o tempo, tornaram-se ponto turístico e um curioso cenário para fotos incríveis.

Nas Redondezas:

Deserto do Atacama, Chile:


O Atacama reserva belezas naturais incríveis e o melhor local para se utilizar como base para explorar essas belezas é San Pedro de Atacama. O vilarejo possui dezenas de agências turísticas, que diariamente organizam passeios para visitar os arredores, sendo assim, os passeios e excursões turísticas são os principais atrativos a se fazer no Atacama e, muitas vezes, ocupam manhã, tarde e um pedaço da noite da programação dos turistas.

Podemos dizer que são quatro os passeios básicos no Atacama: Valle de La Luna + Valle de La Muerte, Laguna Cejar, Geysers del Tatio e Lagunas Altiplanicas. Esses quatro passeios são lindos, muito tradicionais, e fazem paradas em diferentes pontos.

Dicas Gerais:

Compreendendo o Mal de Altura, o Soroche:


Soroche é a palavra usada no Peru para o mal de altura ou mal de altitude ou mal da montanha, como preferem os atletas. Todas representam a sensação de mal-estar de quem vive, ou passa um tempo, próximo ao nível do mar e viaja para um lugar alto. As reações mudam de pessoa pra pessoa e o único jeito de descobrir se sofre deste mal é viajar para lugares altos.

Isso ocorre porque quanto maior a altitude, menor é a quantidade de oxigênio. A receita é simples: um pulmão que, mesmo cheio, não consegue oxigênio suficiente para todo o seu corpo; um coração que tenta compensar, bombeando mais sangue para suprir todos os tecidos; uma respiração ofegante que muda a acidez do seu sangue; um cérebro que não vive sem oxigênio e expande seus vasos para melhorar o aporte de gás; um sistema digestivo mal oxigenado. Está feito o mal de altitude: falta de ar, coração palpitante, tontura, dor de cabeça, náusea e fadiga.

Não se engane: ele pode causar danos temporários ou permanentes e, consequentemente, estragar toda a sua viagem. A boa notícia é que é possível tomar algumas atitudes simples que melhoram seus dias e te permitem conhecer as cidades mais elevadas plenamente.

Como evitar o Mal de Altitude?

Pensando de maneira simples: respeite seu corpo, isto é, vá com calma, reserve dois ou três dias para aclimatação, fazendo coisas mais simples e que requerem menos esforço físico. Evite ao máximo realizar grandes esforços já nos primeiros dias.

Antes da viagem, tente entrar ou se manter em forma. Exercícios aeróbicos são ótimos pra isso! Se possível, faça o roteiro de forma a percorrer as cidades da menor para a maior altitude. Se hidrate bastante [bebidas alcoólicas não entram nessa conta e podem até ajudar a piorar os sintomas]. Se alimente bem e regularmente, evitando alimentos pesados [lembre-se de que a sua digestão estará prejudicada pela falta de oxigênio!].

O que levar para a travessia do Deserto de Sal?


Leve...

Filtro solar: o chão branco, aliado a altitude e o sol de rachar podem te queimar;

Água: mesmo sendo óbvio, lembre-se, você estará em um deserto;

Boné ou chapéu e casaco;

Biquini ou short de banho para poder mergulhar nas águas termais;

Calçados em bom estado de conservação para poder caminhar em pedras, terra e sal;

Óculos escuros, pois o reflexo pode prejudicar seus olhos;

Dramin, chá ou folha de coca, em suma, algo que te ajude com os sintomas do mal de altitude, caso isso aconteça;

Umidificantes para olhos e nariz. A secura e o frio podem trazer alguns incômodos;

Muita vontade e disposição, afinal, você estará realizando uma verdadeira aventura ao atravessar o Deserto de Sal!

Leve também alguma coisa para comer durante a viagem. Os intervalos entre uma refeição e outra podem ser grandes, então vale a pena levar um biscoitinho, chocolates, salgadinhos, barrinhas de cereal, amendoim ou outros alimentos que o ajudem a matar a fome.

É possível tomar banho durante a travessia ao Salar de Uyuni?

É possível sim, mas dependendo da agência poderá ser cobrado um valor adicional a parte. Vale salientar também que em dias mais frios fazer isso será bem mais complicado.

Terei acesso à internet?

No Atacama e em Uyuni você terá internet, mas durante a travessia não, mas não se preocupe, você nem sentirá falta disso!

É possível carregar os equipamentos eletrônicos durante o passeio?

É sim, pois nos alojamentos é comum ter energia elétrica. Uma boa dica é levar uma extensão ou um "T" [benjamin] na mochila.

Devo levar mochila ou mala?

No tour do Salar de Uyuni não faz diferença se você estiver de mochila ou de mala. Suas bagagens ficarão o tempo todo sobre o veículo e você só terá acesso a elas quando chegar aos refúgios, no final do dia.

Notas: Leve também mochila de ataque [10 a 30 litros] com as coisas que irá precisar durante o dia, já que seu mochilão / mala estará inacessível até que você chegue no alojamento ou no hotel.

Devo levar saco de dormir?

Dependendo da época do ano que você fizer a viagem não irá precisar. Para quem for no inverno, é indicado que leve ou alugue um em Uyuni ou no Atacama. Considere também levar um lençol desses pra saco de dormir, nunca se sabe o estado em que o saco vai estar, né?

Posso pegar temperaturas negativas, ou neve?

Temperaturas negativas sim, neve é mais difícil de acontecer. Indo entre dezembro e março, você só pegará temperaturas negativas à noite, mas nada que seja muito inferior a 0°C.

No inverno [junho, julho e meados de agosto] é melhor ir mais bem preparado. Será frio durante o dia e muito frio durante a noite! E, dependendo de como estiver o clima, você poderá pegar neve em alguns trechos do caminho.

Cuidados Especiais:

O Chile não exige nenhum tipo de vacina, já a Bolívia exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela para quem vai às áreas de risco do país.

Fontes Pesquisadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salar_de_Uyuni

https://lalarebelo.com/salar-de-uyuni-deserto-de-sal-bolivia/

https://viajandonajanela.com/salar-de-uyuni-bolivia/#o-que-e-o-salar-de-uyuni

https://www.carpemundi.com.br/salar-de-uyuni-quando-ir-duvidas/

https://www.umviajante.com.br/bolivia/6874-melhor-epoca-para-ir-ao-salar-de-uyuni-na-bolivia

https://ideiasnamala.com/salar-uyuni/

http://www.qualviagem.com.br/11-atracoes-imperdiveis-para-visitar-no-salar-de-uyuni/

https://guia.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-no-deserto-de-atacama-164-1877-p.html

https://territorios.com.br/mal-de-altura-soroche-como-evitar/

https://sundaycooks.com/mal-de-altitude-como-prevenir-o-soroche-em-cusco/

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]