Blumenau, SC [Dicas de Roteiro]

Blumenau é famosa por abrigar o tradicional evento da Oktoberfest, que sempre ocorre em meados de outubro.


Conheça melhor essa cidade e saiba o que fazer por aqui.

Blumenau foi fundada em 1850 e está localizada no Vale do Itajaí, no interior do estado. É nacionalmente conhecida por manter fortes traços de colonização alemã, encantando seus visitantes com uma arquitetura em estilo "enchaimel", presente em prédios públicos e sobretudo nos famosos casarões da rua XV.




Nos restaurantes tradicionais é possível degustar “marreco recheado”, “joelho de porco”, “chucrute” e uma grande variedade de salsichas, pratos acompanhados, é claro, por um bom chope ou uma cerveja artesanal. São várias as cervejarias locais de qualidade que existem por aqui.

A região é sede de indústrias de tecidos, malharia e cristais. Há várias lojas que vendem estes produtos de qualidade com preço de fábrica, fazendo com que seja irresistível voltar sem algumas sacolas de compras.

Em outubro sempre é realizado o festival da Oktoberfest, que é considerado como a segunda maior Oktoberfest do planeta, ficando atrás apenas da que acontece em Munique, na Alemanha.

O evento é realizado na Vila Germânica, mas a alegria contagiante toma conta da cidade inteira. As animadas apresentações de bandas de música folclóricas alemã são imperdíveis. Há também feiras de produtos típicos, desfiles e uma bela variedade de cervejas.

Quando Ir?


Blumenau pode ser visitada durante o ano inteiro, mas o inverno é a estação mais concorrida em função das baixas temperaturas, que tão bem combinam com a farta gastronomia local. Para os fãs da cerveja e do agito, o período da Oktoberfest [meados de outubro] é o ideal.

Também vale a pena fazer uma visita nos meses de verão: em janeiro e fevereiro é realizada a Summerfest, uma prévia da Oktober, com muita música e shows de bandas. Já em março, o Festival da Cerveja reúne os principais produtores de cerveja artesanal do país. Para acompanhar é servida a deliciosa gastronomia típica alemã!

Galpão do Festival da Cerveja.

Como chegar?


Blumenau está localizada no estado de Santa Catarina, distante 65 km do Balneário Camboriú. É possível chegar à cidade de ônibus, carro ou mesmo de avião, porém nesse caso será necessário pegar um voo para uma das cidades vizinhas. Entenda melhor através das descrições abaixo:

::de carro::

- Vindo do Norte, acesso pela BR-101 e BR-470 (via Blumenau-Navegantes);

- Vindo do Sul, acesso pela BR-101 (até trevo de Itajaí) e SC-470.

::de ônibus::

As empresas Catarinense, Itapemirim e Reunidas têm ônibus partindo de cidades de diversos estados do país com direção a Blumenau.

::de avião::

O aeroporto mais próximo é o de Navegantes, a 59 km de distância.

O que fazer em Blumenau?

Cervejarias Artesanais:


A cidade de Blumenau é pequena e pode ser visitada durante uma caminhada. A maioria de seus atrativos está ligada de alguma forma à cultura e costumes alemães, como a arquitetura enxaimel, presente em alguns pontos da cidade, e à indústria cervejeira. Não é à toa que Blumenau é considerada a 'Capital Nacional da Cerveja'.

Blumenau, junto com Pomerode, Joinville, Gaspar e outras cidades próximas formam a famosa Rota das Cervejas, que conta atualmente com mais de 60 cervejarias. E nada melhor que seguir a Rota das Cervejas em Blumenau, onde estão seis dos grandes produtores artesanais, sendo possível conhecer um pouco mais sobre a tradição e o processo de fabricação dessa saborosa bebida.

Parque da Vila Germânica:


Uma parada quase obrigatória para quem visita a região é a Vila Germânica, o ponto turístico mais famoso da cidade. É o local em que é realizada a Oktoberfest, mas fica aberto durante todo o ano.

Lá, os turistas encontram comidas deliciosas, cervejarias e artesanato. Algumas das lembranças mais compradas pelos visitantes são as roupas típicas alemãs e os canecos de chope. Aproveite o passeio para explorar as lojas do local e almoçar em um dos restaurantes da vila.

Falando em Oktoberfest, saiba mais sobre esse incrível evento:

Oktoberfest Blumenau:


A mais tradicional festa alemã do Brasil já está em sua 35ª edição [ano de 2018] e ocorre sempre no mês de outubro. Todo o ambiente, desde a decoração, repertório das bandas e cardápios são baseados na cultura do povo alemão. Ao todo são mais de 20 estilos de bebidas distribuídas no evento, todas produzidas de forma artesanal.

A festa foi criada em 1984 com o objetivo de recuperar a economia da cidade e levantar a moral da população, depois de Blumenau ter sofrido com enormes enchentes por dois anos seguidos.

Uma equipe então foi enviada para a Alemanha para aprender mais sobre a festa que era realizada por lá, e os alemães não só explicaram como tudo era feito como vieram ao Brasil para ajudar na organização dessa festa, que foi crescendo muito com o tempo, possuindo renome internacional atualmente.

A programação acontece dentro dos Pavilhões do Parque Vila Germânica, pedacinho de Blumenau cheio de lojas de souvenires e restaurantes que concentra um grande número de prédios e construções com influências alemã no centro da cidade.


Em 33 anos de festa os organizadores já contabilizaram mais de 20 milhões de visitantes e pasmem: 14 milhões de litros de cerveja já foram consumidos na Oktoberfest de Blumenau. Isso sim é muita cerveja!

A Oktoberfest possui entrada gratuita em determinados dias e horários da festa. Já em períodos especiais, os visitantes precisam comprar os ingressos para participar do evento.

Quem estiver vestido com o traje típico alemão completo [isto é, incluindo os calçados e a meia] não pagará nada. Estudantes, professores, idosos com 60 anos ou mais e portadores de necessidades especiais também podem garantir meia entrada [obs.: antes de ir confira o regulamento para ver se não mudaram alguma das regras].


Se você é um verdadeiro apreciador de uma boa cerveja artesanal, gosta de festas e da culinária e vestuário típicos da cultura alemã, pode ter certeza que se sentirá mais ou menos assim quando for a esse evento:

Vídeo:


Dica: Tanto pela cidade quanto em lojas especializadas como a Francis Blu, Froschhaus, dentre outras são vendidos diversos apetrechos, camisetas, chapéus, tirantes, trajes típicos alemães e até mesmo coisas mais estranhas, como um capacete com canudo que facilita na hora de se beber a cerveja. Entre no clima da festa e compre ao menos algumas dessas coisas.



Desfile da Oktoberfest:


Além do evento da Oktoberfest em si, em determinados dias também é realizado um desfile que funciona quase como se fosse um bloco de carnaval. Nele vemos carros alegóricos acompanhados de várias pessoas, dentre dançarinos, músicos, muitas vezes com trompetes ou outros instrumentos típicos do carnaval, pessoas que ficam dentro dos carros alegóricos e até mesmo outros que distribuem prendas, balas, doces e enchem a caneca dos visitantes adultos com cerveja.


Nas Redondezas:

Vale Europeu:


Blumenau está localizada em uma região repleta de boas atrações. Não é preciso se prender à cidade em todos os dias da viagem. Aproveite para explorar pontos turísticos próximos. Blumenau faz parte do Vale do Itajaí e de uma rota belíssima chamada de Vale Europeu, onde várias cidades encantam com casas em estilo enxaimel e a cultura e sabores germânicos, que são marcas registradas da região.

O grande destaque do Vale Europeu é a pequena cidade de Pomerode, conhecida como a mais alemã do Brasil. Porém Pomerode não é a única a fazer parte da rota. Outras cidades merecem a visita, como: Brusque, Indaial, Guabiruba e Timbó.

Balneário Camboriú:


Para quem gosta de praia e festa, uma visita ao Balneário Camboriú pode ser imperdível. Localizada a 65 km de Blumenau, a região é repleta de belas praias e atrai grande número de turistas jovens, especialmente no verão. É um bom destino para curtir um dia de sol depois de algumas cervejas em Blumenau ou para esticar por mais alguns dias sua viagem.

Fiz um post completo sobre Balneário Camboriú. Caso queira conhecer melhor este destino clique AQUI.

Beto Carrero World:


Outro lugar que atrai grande número de turistas é o Parque Beto Carrero World. Localizado na cidade de Penha, a 60 km de Blumenau, o Beto Carrero oferece dezenas de atrações não só para crianças.

O parque tem brinquedos que vão dos mais infantis aos mais radicais. Vale investir um ou dois dias de visita para se divertir e gastar um bocado de energia no Beto Carrero.


Fiz um post completo sobre Beto Carrero. Caso queira conhecer melhor este destino clique AQUI.

Outras Atrações da Cidade:

Conferir a gastronomia típica da cidade:

Chucrute.

Para que uma viagem seja completa, é preciso provar a comida típica do local, certo? Em Blumenau, isso significa conhecer alguns dos pratos da Alemanha, populares na região.

O marreco recheado com purê de maçã, o joelho de porco e a costeleta de porco são algumas das opções mais famosas, além das salsichas servidas de variadas maneiras e do chucrute.

Aproveite para aprender a pronúncia alemã de algumas dessas receitas. A comida de Blumenau também tem fortes influências italianas, por isso o que não falta são restaurantes com massas.

Museu da cerveja:


Muita gente conhece Blumenau pelos seus famosos chopes e por ser a cidade-sede da Eisenbahn. Então, nada mais justo do que um dos pontos turísticos ser um museu dedicado à cerveja.

O local tem uma exposição que conta a história da bebida e que explica seu processo de fabricação. O museu também tem um espaço reservado para a exposição de variados objetos relacionados à cerveja, além de amostras de malte claro e escuro e de lúpulo.

Parque aquático Portal do Sol:


Caso esteja visitando a cidade durante o verão, uma boa sugestão é passar um dia neste parque aquático. É um passeio que agrada todos os membros da família porque tem piscinas destinadas para adultos e crianças. E para o almoço, que tal fazer um churrasco?

A infraestrutura do local conta com churrasqueiras. Se a ideia for relaxar ao máximo e não ter nenhum trabalho, não se preocupe: o parque conta também com um restaurante e duas lanchonetes. Durante o verão, a atração fica aberta em todos os dias da semana.

Vila Itoupava:


Reserve uma tarde para conhecer esta vila, que fica um pouco afastada do centro e ainda guarda um pouco das características da colonização alemã. O local é cercado por morros e vales, que conferem um visual único à região.

As raízes alemãs estão presentes nas construções da vila e em alguns dos costumes dos moradores. É uma ótima oportunidade para entrar em contato com a natureza, conhecer mais da cultura da cidade e degustar comidas caseiras, como cucas e bolos.

Fontes Pesquisadas:

https://casadoturista.com.br/blumenau-sc/

https://www.feriasbrasil.com.br/sc/blumenau/quandoir.cfm

https://www.feriasbrasil.com.br/sc/blumenau/comochegar.cfm

https://guia.melhoresdestinos.com.br/como-chegar-a-blumenau-211-2691-p.html

http://www.viajarbarato.com.br/blumenau-atracoes-atracoes-passeios-pacotes-quando-ir-clima-0-que-fazer-pontos-turisticos-blumenau-santa-catarina-bras-C1394.htm

https://casadoturista.com.br/5-atracoes-imperdiveis-em-blumenau/

https://guiaviajarmelhor.com.br/oktoberfest-blumenau-o-que-saber-antes-de-ir/

https://f5.folha.uol.com.br/diversao/2018/10/oktoberfest-blumenau-tera-cardapio-de-cerveja-mais-amplo-e-variado.shtml

https://www.queroviajarmais.com/o-que-fazer-blumenau/

https://guia.melhoresdestinos.com.br/atracoes-proximas-a-blumenau-211-2690-p.html

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]