São Thomé das Letras, MG [Dicas de Roteiro]

O astral místico, reforçado por suas construções de pedra e as cachoeiras e grutas fazem de São Thomé das Letras um destino concorrido de Minas Gerais.

Saiba o que fazer por aqui.

São Thomé das Letras é uma cidade do sul de Minas Gerais localizada na região da Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar. É conhecida em muitos lugares como a Cidade das Pedras e é famosa por suas histórias e lendas diversas que a tornaram uma das principais cidades místicas do Brasil. Atualmente [2021] conta com pouco mais de 7.000 habitantes.

Além de contar com montanhas intensamente verdes e infinitas belezas naturais, por lá se encontram mistérios que atraem turistas e esotéricos, incríveis cachoeiras, grutas, parques e claro, muita aventura!

Nos vales ao redor estão escondidas cascatas, corredeiras, grutas e mistérios que atraem turistas e esotéricos. Alguns acreditam que a região abriga uma passagem secreta para Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, no Peru.



No centro da cidade as atrações ficam por conta da arquitetura em pedras sobrepostas, como a da Igreja do Rosário; dos restaurantes que capricham nas deliciosas receitas mineiras preparadas em fogão à lenha e das lojinhas de artesanato.


Místico ou não, é impossível passar pelo comércio e não se encantar com as velas, os incensos e as casinhas em pedra São Tomé, o souvenir típico dessa região.

Quando Ir?

Pra quem prefere o agito, os feriados prolongados são uma boa pedida. A cidade fica lotada, garantindo assim movimento intenso nas cachoeiras e nos bares do centro da cidade. Nos finais de semana comuns a tranquilidade impera. É aconselhável levar agasalhos, inclusive no verão, pois à noite a temperatura costuma cair.

Como Chegar?

O principal acesso a cidade de São Tomé das Letras é feito pela LMG-862 vindo por Três Corações até São Tomé das Letras em estrada asfaltada em boas condições.

::de carro::

 - Belo Horizonte, acesso pela BR-381 (sentido São Paulo), BR-491 (sentido Três Corações) e MG-167 (sentido São Bento Abade);

 - São Paulo, acesso pela BR-381 (sentido Belo Horizonte até Campanha), BR-491 (até Três Corações) e MG-167 (sentido São Bento Abade);

 - Rio de Janeiro, acesso pela BR-116 (sentido São Paulo até Itatiaia), BR-354 (até Caxambu), BR-267 (até Cambuquira) e MG-167 (sentido Três Corações).

::de ônibus::

De ônibus as principais linhas vão até Três Corações e de lá o passageiro segue viagem com os ônibus da Viação Coutinho.

::de avião::

O aeroporto mais próximo é o de Juiz de Fora, a 230 km (acesso pela BR-267 até Cruzília).

O que fazer em São Thomé das Letras?

Cachoeiras, grutas e construções místicas fazem de São Thomé um excelente destino a ser visitado. Durante o dia a ordem é curtir as belezas naturais e para fechar o passeio com chave de ouro, vale a pena subir até a pirâmide e assistir ao belo pôr do sol.

Letreiro da Cidade:


O interessante desse letreiro é que ele interage com o sol, isto é, nele há um grande coração no meio das palavras e em algumas épocas do ano, conforme o sol se põe, ele se posiciona bem no meio desse coração.

Vale das Borboletas:


Localizada num vale verde e irradiante, em determinadas épocas do ano é possível avistar dezenas de tipos de borboletas. Seguindo o curso da água, você encontrará uma piscina natural, de águas cristalinas, conhecida como Poço dos Gnomos, no Vale das Borboletas. Altitude: 977m. Aqui também é possível desbravar por um caminho para conhecer a Garganta do Diabo e além disso o local possui de estrutura completa para se fazer compras e também desfrutar de um delicioso almoço.

Pirâmide de São Thomé das Letras:


A construção simples de pedra e com uma cobertura em formato de pirâmide é um dos locais de onde se tem uma vista completa dos arredores da cidade. É um dos pontos de maior visitação de São Thomé, onde todas as tardes vários turistas disputam um espaço para assistir a um incrível pôr do sol. A magia do momento fica completa ao som de artistas locais que sempre aproveitam para mostrar seus trabalhos.

Atenção: Brisadeiro - Nessa cidade, principalmente em torno da Pirâmide de São Thomé é muito comum que vendedores vendam o que chamam de brisadeiro ou às vezes de bombons mágicos. Tome cuidado e evite isso, porque esse é um bombom que normalmente vem recheado com maconha.

Explorar as cachoeiras e grutas da região:

Dezenas de cachoeiras escondem-se pelos vales que emolduram São Thomé. As mais próximas do centro costumam ficar movimentadas nos feriados, como a da Eubiose e a do Flávio; além de Véu da Noiva, uma das mais bonitas. A maioria tem fácil acesso e piscinas naturais.

Quanto às grutas temos a de Sobradinho, uma das mais bonitas, com 150 metros de extensão, pequena cascata e poço de águas limpas. Ainda tem-se a do Labirintotoda em quartzito e com cem metros, deve ser visitada com o acompanhamento de guias, uma vez que tem diversas saídas. 

Uma das mais misteriosas é a do Carimbado - dizem que seu fim nunca foi  descoberto e, de acordo com os místicos, é uma passagem secreta que leva à Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, no Peru. Atualmente está fechada pelo Ibama.

Nas Redondezas:

Carrancas:


Repleta de cachoeiras refrescantes, piscinas naturais cristalinas e muito verde, Carrancas vem ganhando espaço no circuito turístico dos viajantes, principalmente pelos amantes da natureza.

São Lourenço:


A “queridinha” do Sul de Minas e do Circuito das Águas é um destino bonito e aconchegante. Por aqui é possível fazer um passeio por uma das estâncias hidrominerais mais famosas do país.

Vale citar que além do Parque das Águas ainda é possível realizar o passeio de Maria-Fumaça através da Rota do Café ou um voo de balão, que também faz muito sucesso nessa região.

Fontes Pesquisadas:

https://www.viajali.com.br/motivos-viajar-para-sao-thome-das-letras/

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/stomedasletras/

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/stomedasletras/quandoir.cfm

http://www.saotomedasletras.net.br/sao_tome_das_letras_como_chegar.html

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/stomedasletras/comochegar.cfm

https://www.vix.com/pt/mundo/587728/novo-letreiro-de-sao-thome-das-letras-mg-faz-com-que-sol-se-ponha-dentro-de-coracao

https://maisminas.org/turismo/letreiro-sao-thome-das-letras-por-do-sol/

https://www.vemversaothome.com/vem/casa-da-piramide/

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/stomedasletras/cachoeiras.cfm

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/stomedasletras/oqueverefazer.cfm

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/stomedasletras/explorarasgrutas.cfm

https://viajandonajanela.com/o-que-fazer-em-carrancas-mg/

https://www.transportal.com.br/noticias/rodoviaria-campinas/sao-lourenco-mg/

Boa sorte...

.. e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]