Conhecendo a Mística São Thomé das Letras [p1]

Confira agora como foi a minha primeira viagem de 2021.

Meu destino dessa vez foi São Thomé das Letras (MG), conhecida por muitos como a cidade mística.

Tive um ano de 2020 super complicado e o meu relacionamento com a Luciana se deteriorou ladeira abaixo, ao ponto que em janeiro de 2021 acabamos nos divorciando de vez.

Pra poder recomeçar novamente fiz um esforço para reorganizar as minhas contas, comprei muitas das coisas da casa que eram necessárias, fiz uma pequena reforma pra deixar o ambiente mais arejado e bonito e também resolvi agendar alguns passeios.

Como eu já tinha um crédito com a Minas Ecoturismo por não ter realizado uma viagem para Holambra (SP) que foi cancelada em Setembro de 2020 devido ao COVID-19 optei por usar o valor desse passeio e o reverti para dois outros: Parque Estadual do Ibitipoca e São Thomé das Letras, ambos destinos em Minas Gerais.

Além desse destino também estava pensando em visitar a Serra da Piedade, mas acabei adiando meus planos por conta dos constantes fechamentos dos lugares por conta do coronavírus.

Com os problemas do COVID os passeios acabaram sendo adiados uma ou outra vez, mas finalmente o de São Thomé das Letras foi remarcado para os dias 08 e 09 de Maio [com saída no dia 07 às 23:50h] e não deu outra, resolvi realizar esse passeio.

Com tudo o que precisava já explicado, vamos começar com o relato...

DIA 01 - Sexta-feira [07 de Maio de 2021]

Acordei um pouco mais cedo que o normal, aproximadamente às 7:30h porque inicialmente pensei em sair para realizar uma caminhada, mas acabou que preferi ficar fazendo outras coisas que precisava.


Na parte da manhã varri a casa, lavei as roupas coloridas e deixei as brancas de molho, resolvi alguns problemas de orçamento do serviço, levei o Fujin para tomar um banho numa casa de ração próxima a minha casa, separei as roupas e outras coisas que poderiam ser utilizadas em meu passeio, busquei ele de volta e depois almocei em um restaurante próximo a minha casa.

Na parte da tarde continuei resolvendo problemas do meu serviço e depois fiz mais algumas coisas, como passar pano de chão na casa e lavar o banheiro, mexi mais um pouco no PC e fiquei assistindo alguns animes e navegando pela internet até dar o horário do meu passeio.

Eis aí alguns dos animes mais interessantes que estou assistindo nessa temporada:

Back Arrow: Em uma terra chamada Rigarindo, existe um muro que a cerca e protege todos que vivem dentro dos perigos que podem surgir, sem acreditar que exista algo a mais do outro lado desse muro e que todos ali são os únicos seres vivos existentes, fazendo com que muitos cultuem esse muro como um deus.

No entanto, um certo homem misterioso acaba caindo em um pequeno vilarejo das redondezas daquela terra e, mesmo sem memória, passando a se chamar de Back Arrow, a única coisa que ele deseja é voltar para seu lugar de origem: do outro lado do muro.

Boku no Hero Academia [5ª Temporada]Num universo onde os super-poderes são uma realidade habitual, uma nova estrutura política e governativa é criada – uma sociedade de heróis é implementada no mundo, e ser-se “herói” é uma profissão como qualquer outra. Essa é a 5ª temporada desse anime incrível.

CESTVS, The Roman Fighter: A história acontece no auge do Império Romano e segue a vida de Cestvs [pronuncia-se algo como Céstus], um garoto que é escravizado e colocado numa escola de treino de pugilistas para lutar no Coliseu.

Fumetsu no Anata e: Ele, um misterioso ser imortal, é enviado à Terra sem emoções nem identidade. No entanto, é capaz de assumir a forma daqueles que têm um forte impulso. No começo, é uma esfera. Então, imita a forma de uma rocha. À medida que a temperatura cai e a neve cai sobre o musgo, ele herda o musgo.

Quando um lobo solitário e machucado vem mancando e se deita para morrer, assume a forma do animal. Finalmente, ganha consciência e começa a atravessar a tundra vazia até encontrar um menino.

O garoto mora sozinho em uma cidade fantasma, que os adultos abandonaram há muito tempo em busca do paraíso que diziam existir muito além do mar sem fim da tundra branca. No entanto, seus esforços foram inúteis, e agora o menino está em um estado crítico. Adquirindo a forma do menino, parte em uma jornada sem fim, em busca de novas experiências, lugares...

Ijiranaide, Nagatoro-san: Quando um estudante introvertido do ensino médio conheceu uma garota chamada Nagatoro, sua vida desmoronou. Primeiro, ela observou cuidadosamente a reação dele ao abuso verbal que recebeu de outras garotas maliciosas, percebendo que, na realidade, parece ser o que ele precisa, então ela começa a provocá-lo também. Em breve ficará cada vez mais óbvio (para o leitor, não para o personagem) que as provocações de Nagatoro não são maliciosas, mas na verdade são bastante coquete e mostram um leve interesse romântico.

Isekai Maou to Shoukan Shoujo no Dorei Majutsu 2: Takuma Sakamoto é um jogador hikkikomori [esse é um termo japonês que designa um comportamento extremo de isolamento doméstico] que é misteriosamente transportado para o mundo virtual do jogo ‘Cross Reverie’, com o aparecimento de seu personagem, o lorde demônio Diablo. As duas garotas que o invocaram, Rem e Shera, tentam usar um feitiço para torná-lo seu servo, mas o reflexo mágico de Diablo reverte o feitiço e são elas que se tornam suas escravas. Com um sério caso de ansiedade social, Diablo decide agir como seu personagem e interagir com outras pessoas, sem deixar que suas estatísticas ridiculamente altas e vasto conhecimento sobre o mundo se revelem [essa é a 2ª temporada desse anime super interessante].

Kumo desu ga, Nani ka?: Esse anime conta a história de um mundo onde o Herói e o Rei demônio estão presos em uma disputa interminável. Por causa do tamanho de seus poderes, suas magias acabam por romperem o tempo e espaço atingindo uma sala de aula em outro mundo. Os estudantes reencarnam e a protagonista por sua vez reencarna como uma aranha monstro. Após aceitar o ocorrido, ela luta pela sua sobrevivência.

Kuromukuro: A história de Kuromukuro se inicia quando a jovem Yukina Shirahane acaba despertando um samurai adormecido que estava dentro de um antigo artefato dentro de uma instalação das Nações Unidas.

Nomad, Megalo Box 2: A história continua contando a história de Joe alguns anos após ser o grande campeão do Megalonia, o primeiro torneio de Megalobox. Agora ele está lutando novamente em ringues do submundo, cheio de cicatrizes e voltando a usar um Gear...

Shaman King (2021): Uma batalha está prestes a começar em Tóquio: a Batalha dos Xamãs, uma competição que ocorre a cada quinhentos anos em que os xamãs (aqueles que podem comandar espíritos) se confrontam. Aquele que for vitorioso neste torneio será reconhecido como o “Rei Xamã” e poderá entrar em contato e controlar o Grande Espírito, permitindo-lhe reformar o mundo à sua vontade através de seu imenso poder.

Subarashiki Kono Sekai The Animation: Complete a missão… ou será eliminado. Isso é tudo que Neku sabe depois de recuperar a consciência no meio de um cruzamento movimentado sem suas memórias. Agora ele e sua parceira devem lutar para sobreviver em um jogo de vida ou morte neste conto distorcido com mais voltas do que o labirinto urbano de Tóquio em que eles estão presos. […]

No caos lotado de Tóquio, os jogadores do Jogo dos Shinigamis devem completar as missões diárias ou enfrentar o apagamento total. Neku pode não se entusiasmar com relacionamentos, mas com sua vida em risco, ele precisará aprender a trabalhar junto com sua parceira – e rápido: eles têm apenas sete dias.

Tokyo Revengers: Assistindo ao noticiário, Takemichi Hanagaki descobre que sua ex-namorada foi assassinada. A única namorada que ele teve acabou de ser morta por um grupo conhecido como a Gangue Manji de Tóquio. Ele mora em um apartamento de baixa qualidade com paredes finas, e seu chefe seis anos mais novo o trata como um idiota. No fundo do poço, ele de repente salta doze anos de volta para seus dias de escola secundária. Para salvar Hinata e mudar a vida que ele passou fugindo, o desesperado Takemichi deve tentar chegar ao topo da mais sinistra gangue delinquente de Kanto.

Vivy, Fluorite Eye’s Song: A história se passa em Nearland, um parque temático de inteligências artificiais onde sonhos, esperanças e ciências coexiste. Vivy foi a primeira IA humana a ser desenvolvida, cuja a função é cantar todos os dias para deixar as pessoas felizes.

Entretanto, certo dia ela recebe a inesperada visita de Matsumoto, uma IA que diz vir 100 anos do futuro para se juntar a Vivy e impedir que a humanidade entre em guerra com as IAs.

Fontes Pesquisadas:

https://www.animeunited.com.br/blog/primeiras-impressoes/temporada-de-inverno-2021/primeiras-impressoes-back-arrow/

https://aminoapps.com/c/conversar-sobre-boku-no-hero/page/blog/resumo-do-anime-boku-no-hero/06XR_jQNtkujYVbRxwkrLQMNoj0a0ZY2ol5

https://www.animeunited.com.br/noticias/animes/cestvs-the-roman-fighter-tem-data-de-estreia-revelada/

https://vocesabianime.com/fumetsu-no-anata-e-ganha-anime/

https://www.animeunited.com.br/blog/primeiras-impressoes/temporada-de-primavera-2021/primeiras-impressoes-ijiranaide-nagatoro-san/

https://www.animeunited.com.br/noticias/musica/isekai-maou-to-shoukan-shoujo-no-dorei-majutsu-sao-revelados-os-artistas-responsaveis-pela-op-e-ed-da-segunda-temporada/

https://www.animeunited.com.br/noticias/kumo-desu-ga-nani-ka-anime-anunciado/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hikikomori

https://cupulatrovao.com.br/temporadas/nomad-megalo-box-2-primavera-2021/

https://www.animeunited.com.br/blog/primeiras-impressoes/temporada-de-primavera-2021/primeiras-impressoes-shaman-king-2021/

https://www.animeunited.com.br/blog/primeiras-impressoes/temporada-de-primavera-2021/primeiras-impressoes-shaman-king-2021/

https://www.animeunited.com.br/blog/primeiras-impressoes/temporada-de-primavera-2021/primeiras-impressoes-subarashiki-kono-sekai-the-animation/

https://www.animeunited.com.br/blog/primeiras-impressoes/temporada-de-primavera-2021/primeiras-impressoes-tokyo-revengers/

https://sinopsedeanimes.wordpress.com/2021/03/31/vivy-fluorite-eyes-song/

[Notas: Por conta das restrições impostas pelo coronavírus e do fato de estar de home office, praticamente não saindo de casa, acabei batendo o meu recorde de mais animes vistos numa mesma temporada. E vale lembrar que a lista aí não contempla tudo o que assisti nos últimos meses.]

Voltando ao relato...

Durante o decorrer do dia, enquanto arrumava a casa e fazia as minhas coisas eu já tinha separado tudo o que iria utilizar no passeio, e mais perto da noite coloquei tudo na mochila e também em uma sacola e continuei passando o tempo, navegando na internet e mexendo no celular enquanto esperava a hora chegar.


Às 22:35h finalmente me despedi dos cachorros [do Fujin e da Canelinha que adora passar uma parte do dia no meu sofá] e peguei um Uber, que seguiu até o Terminal JK, no centro de Belo Horizonte (MG).

Canelinha.

Fujin.


Cheguei no terminal às 23:07 e fiquei meio perdido por conta da quantidade de pessoas e de lojas de turismo que estavam funcionando nesse local e ao olhar no grupo do WhatsApp criado para essa viagem descobri que era para ir até o letreiro de uma loja escrito Elite. Ali me encontrei com o guia do nosso passeio, o Adriano.



Conversei um pouco com ele e fui orientado a seguir até a van, que estava perto dali. Esperamos mais algumas pessoas e às 23:59h o veículo partiu.


DIA 02 - Sábado [08 de Maio de 2021]

Seguimos de Belo Horizonte para Contagem (MG) e às 00:20h a van parou por poucos minutos para embarcar mais uma passageira na Praça da Cemig e logo continuou com seu caminho.





Durante o caminho vez ou outra eu cochilava um pouco. Quando deu 2:14h fizemos uma parada de 30 a 40 minutos no Graal Oliveira [em Oliveira (MG)]. Lanchei um salgado com refrigerante porque eu estava com bastante fome, pois a última coisa que havia comido tinha sido uma lasanha lá pras 17:00h. Voltamos para a estrada novamente às 2:52h.



Às 4:00h fizemos mais uma parada, dessa vem no Graal de Perdões (MG). Dessa vez foi um pouco mais rápido, apenas para usar o banheiro e tomar água. Às 4:20h a van prosseguiu com seu caminho.

Chegada e Letreiro da Cidade:

Acordei somente às 6:14h, logo a frente do portal da cidade, ali duas pessoas que estavam trabalhando informaram que a van não poderia seguir até o centro da cidade.



Após negociar um pouco deixaram a van passar e fomos até o Letreiro de São Thomé das Letras, um ponto turístico muito interessante e ótimo para tirar fotos. O único problema era o frio de lascar, eu, por exemplo, estava até batendo os dentes de tanto frio mesmo estando com aquela blusa de frio preta que gosto tanto. Após esperar algumas pessoas tirarem foto chegou a minha vez de curtir o letreiro da cidade:


A paisagem que vemos por trás do letreiro é essa:





Às 6:28h uma das moças do grupo mediu a temperatura pelo celular e me informou que ela estava a apenas 13ºC. Passado algum tempo, agora às 6:40h estávamos de volta na van e o motorista nos mostrou o que acontecia na famosa "Ladeira do Amendoim".

Ladeira do Amendoim:



Em alguns pontos o carro conseguia ficar parado sem freio de mão acionado e mesmo estando em pleno morro ele não descia. De acordo com o motorista isso acontecia devido a algum tipo de energia que existe em alguns lugares do mundo, como em Stonehenge [na Inglaterra] ou Machu Picchu [no Peru], por exemplo.

Pouco mais a frente nos mostraram um caminho que foi fechado pelo exército.


Esse local se chama Gruta do Carimbado e também faz parte das lendas e folclore da região e contam claro, que a partir desse ponto, existe uma possível ligação com a civilização Inca de Machu Picchu, no Peru [acho curioso que muitas grutas e lugares misteriosos do Brasil sempre dão para esse mesmo lugar nos contos dos moradores].

Saindo do místico, a gruta foi fechada por ordem do Ministério Público por tempo indeterminado devido a riscos de desmoronamento causado pelas explosões das mineradoras locais.

E seguimos pela estrada por mais algum tempinho até que às 6:55h chegamos no nosso segundo destino dessa viagem, o Vale das Borboletas.






Vale das Borboletas:


Assim que chegamos fomos até uma das estruturas de lanchonetes desse local e esperamos um pouco, mas o pessoal ainda estava abrindo as coisas por ser super cedo. Aparentemente tínhamos chegado aqui ao menos uns 40 minutos antes do que tinha sido estipulado pela Minas Ecoturismo.

Conversei um pouco com uma ou outra pessoa e como a comida ainda iria demorar seguimos até uma cascatinha que havia perto dali.












Circulei um pouco pelo local e tirei mais algumas fotos:





E claro, tirei umas selfies em frente a uma bela cascatinha que estava ali:



Nesse passeio você me verá o tempo todo de máscara, pois esse foi um dos protocolos tomados pela Minas Ecoturismo para ao menos diminuir um pouco o risco de contágio da COVID-19, que infelizmente ainda estava matando centenas e mais centenas de pessoas por todo o mundo, inclusive em nosso país.

Voltei para um das estruturas de restaurante daquele lugar que a gente tinha chegado e fiquei conversando com uma das moças do grupo enquanto comia uma deliciosa coxinha com massa de mandioca.


Aqui descobrimos que existia outro caminho que a gente não tinha ido ainda e resolvi ir com essa moça pra ver o que havíamos perdido, então seguimos por uma plataforma de madeira numa floresta bem fechada e andamos por alguns minutos.










Após avistar um pessoal contemplando um lago sentamos numa pedra e conversamos um pouco. Ela falou que acredita muito nessas energias e que pra ela um lugar como esse, São Thomé das Letras, era um lugar positivo e que fazia muito bem para ela.

Aqui nos encontramos com o guia novamente, que entregou uma pulseira pra gente e avisou que reuniria o pessoal num lugar pouco acima do que a gente estava para conhecermos a Garganta do Diabo, um dos pontos turísticos do Vale das Borboletas. Com isso seguimos até o local que ele disse e aguardamos por mais um tempo.




Como ele demorou um bocadinho, afinal, o povo estava totalmente disperso, ao observar a região avistei umas pedras bem legais e resolvi tirar algumas fotos por ali. Outras pessoas do grupo também gostaram da ideia e fizeram o mesmo.

Eu na Pedra 01:


Eu na Pedra 02:


Algo meio chato do caminho é que tinha de tomar muito cuidado para não pisar em esterco de cavalo, nunca vi uma área com tanto esterco como essa.

Outras pessoas do grupo tirando foto em cima das pedras:


Pouco mais a frente havia outra pedra bem interessante, mas não fui até ali porque nosso guia tinha chegado e finalmente nos levaria para que desafiássemos a famosa Garganta do Diabo.


Como esse post ficou muito extenso estarei continuando com o relato no próximo post.

Clique AQUI para ir para a Parte 2 desse relato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]