Atibaia, SP [Dicas de Roteiro]

Atibaia [em São Paulo] é uma linda colônia japonesa, cercada pela natureza, onde é possível realizar diversos passeios de aventura ou curtir um passeio calmo e sossegado com toda a família.


Saiba mais sobre esse lugar tão interessante através dessas dicas de roteiro e não deixe de conhecer também a Festa das Flores e dos Morangos de Atibaia (SP), um festival bem interessante e diferente.

Localizada a menos de 70 km de São Paulo (capital), Atibaia é um dos destinos prediletos dos paulistanos.


A cidade é muito turística e por aqui é possível realizar desde programas em família, como subir o teleférico, andar de pedalinho ou de barco, ou até se aventurar e realizar atividades radicais, que vão do arvorismo às pedaladas por trilhas que levam ao topo da Pedra Grande. Uma vez lá em cima, a grande pedida é saltar de asa-delta ou paraglider.

Conheça primeiro mais um pouco dessa cidade:

Vídeo 01:


Atrativo é o que não falta e por aqui temos muitos, mas antes de descobrir mais sobre isso saiba como chegar até aqui!

Como chegar em Atibaia?

::de carro::

Vindo de São Paulo, acesso pela BR-381 (Fernão Dias). Vindo do Rio, acesso pela Via Dutra (até São Paulo) e BR-381.

::de ônibus::

A Viação Atibaia possui saídas de diversas cidades do estado de São Paulo em direção a Atibaia.

::de avião::

O aeroporto mais próximo é o de São Paulo, a 67 Km.

::Circulando::

A melhor maneira de circular pela cidade e visitar os atrativos mais afastados é de carro.

O que fazer em Atibaia?

Pedra Grande:


Está situada a 1.450 metros de altitude e é o principal ponto turístico de Atibaia, com uma linda vista sobre a região e espaço para a decolagem de asa-delta e parapente. O topo da pedra pode ser atingido após uma longa caminhada, ou até escalando, para os mais aventureiros.

Represa da Usina:


É uma represa que fica um pouco afastada da cidade. É cercada principalmente por casas de veraneio e áreas de reflorestamento. Foi criada em 1928 para gerar energia elétrica. Em 1970 a usina foi abandonada e alguns anos depois o governo do estado transformou a região em Área de Proteção Ambiental (APA), plantando árvores e refazendo a mata ciliar.

Essa área de preservação ambiental atualmente é indicada para passeios de barco e prática de esportes náuticos, como jet-ski. Nas margens, há restaurantes de comidas típicas, playground e o Museu da Usina.

Reserva do Vuna:


Localizada a 23 km do centro de Atibaia, a Reserva do Vuna é um belo parque ecológico de uma área de 330 hectares cobertas de vegetação. A reserva oferece 30 km de trilhas fáceis, que podem ser feitas a pé ou de bicicleta, passando por belezas naturais como mirantes, quedas d’água, grutas e lagos.


Paintball:

Aquela brincadeira onde os participantes simulam um combate utilizando armas que atiram projéteis de tinta é uma excelente garantia de diversão com os amigos, e no Atibaia Paintball Club existe um grande espaço com diferentes objetos para se abrigar e se esconder, com boas doses de entretenimento e adrenalina.

Para sentir mais como é jogar Paintball no Atibaia Paintball Club veja esse vídeo:

Vídeo 02:


Arvorismo:


O arvorismo consiste em passar entre plataformas situadas nas copas de árvores usando cordas e tirolesas. O centro Portal dos Pinheiros tem 14 estações de arvorismo com tirolesas, além de outras atividades de lazer como parede de escalada, rapel e pista offroad para jipes e motos.



Passeios a Cavalo:


Em Atibaia ainda existem diversas haras e centros hípicos, permitindo o aluguel de cavalos para se realizar os passeios e as trilhas. O Haras Bonanza, assim como o Hotel Fazenda Hípica Atibaia, faz parte das opções de lugares para fazer passeios a cavalo em Atibaia.

Parque Edmundo Zanoni:


O parque possui uma superfície de 40 mil m² e nele é possível realizar diversas atividades para adultos e crianças. O espaço conta ainda com pedalinhos, patos e gansos, diversos viveiros, áreas verdes, jardim japonês, um Museu de História natural e um pavilhão de exposições onde ocorre a Festa das Flores e do Morango de Atibaia, maior evento da cidade, e outros salões.

Festa das Flores e do Morango de Atibaia:

Para entender melhor o que é esse evento, assista ao vídeo abaixo:

Vídeo 03:


Essa matéria que você viu foi feita em 2014. Então veja um pouco de como esse evento ficou no ano de 2015:















E o mais interessante é que a cada ano as exposições são totalmente diferentes, com novos ornamentos, novas plantas e novos temas, deixando sempre o visitante boquiaberto com a tamanha qualidade do evento.


Fontes Pesquisadas:

https://www.feriasbrasil.com.br/sp/atibaia/oqueverefazer.cfm

https://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/festa-das-flores-e-morangos/

https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/atibaia-2/

https://www.feriasbrasil.com.br/sp/atibaia/comochegar.cfm

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/brasil/atibaia-veja-roteiro-e-dicas-para-passar-um-fim-de-semana,9f8af1867122e310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]