Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Depois de um bom tempo fazendo apenas pequenos passeios em Minas Gerais, o Nando resolveu encarar mais um interessante desafio pela América do Sul.


Ele e seus dois colegas, André e Eder, tomaram como missão chegar ao Ushuaia, passando por 5 países: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Veja agora como foi a 1ª parte dessa incrível viagem.

INTRODUÇÃO

O Nando é conhecido por aqui e já foi capaz de fazer dois incríveis passeios pela América do Sul. No seu mais recente chegou em Antofagasta, no Chile; passando também por Foz do Iguaçu (PR) para conhecer as cataratas pelo lado brasileiro e em seu caminho ainda visitou a Mão do Deserto, no Deserto do Atacama, no Chile; e ainda o maior salar do mundo, o Salar de Uyuni, na Bolívia.

Caso você queira ver como foi essa viagem clique no link abaixo:

Link AQUI.

Dessa vez ele não estava sozinho, nessa viagem ele contou com a companhia de dois de seus colegas: André e Eder. Eis aí as pessoas que participaram dessa incrível aventura:

Nando:


André:


Eder:



A intenção inicial dos três nessa viagem era desbravar o Ushuaia, mais conhecida como a cidade do fim do mundo, que está localizada na Argentina e é chamada por muitos assim por ser o último lugar habitado no extremo sul da América do Sul. Além do Ushuaia eles também possuíam a intenção de passar pelos seguintes países: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.

Trajeto idealizado pelos roias para essa viagem.

A moto utilizada pelo Nando nessa aventura foi a mesma de sua última viagem, uma Yamaha Ténéré 250cc, super mega bem rodada e com a manutenção ainda em dia. O André possui uma XR250 Tornado e o Eder uma Yamaha XTZ 250 Lander.

Yamaha Ténéré 250cc.

[Notas: Olá, sou o Thiago - autor desse blog - e fui eu que escrevi esse relato, tudo com a revisão do Nando, que realizou essa aventura - Para que sua leitura fique mais fluida e confortável a partir de agora estarei contando como tudo ocorreu como se fosse o Nando contando as coisas na 1ª pessoa, no tempo presente.]

RELATO DA VIAGEM

DIA 00 - Quinta-feira [27 de Junho de 2019]

Organizando as coisas que eu usaria ou poderia usar durante essa viagem...


Com tudo no jeito e já guardado, agora sim, só faltava esperar o outro dia pra realmente começar com essa jornada...

DIA 01 - Sexta-feira [28 de Junho de 2019]

Acordei super cedo, em torno das 5:00h, me arrumei e parti de Contagem (MG) para próximo da Polícia Rodoviária Federal de Betim (MG), onde encontraria meus colegas. Pouco depois das 6:00h avistei o André.



Já o Eder atrasou um pouco e enviou um áudio pelo Whatsapp: "Tô chegando já. É que eu moro na roça!". Pouco depois das 6:30h ele chegou também e o grupo ficou reunido:


Pareamos os Scala Rider e quem precisava encheu o tanque:




Agora sim, chegou a hora de começar de verdade essa viagem! Dali o grupo partiu e seguiu pela estrada. Pelo caminho atravessamos algumas cidades...



E após cerca de 5 horas chegamos em Camanducaia (MG), quase na divisa com São Paulo. Continuamos seguindo nosso caminho, até que entre às 14:30 e 15:00h chegamos em Belenzinho (SP).


Aqui enfrentamos o trânsito caótico de uma sexta-feira comum no centro de São Paulo e pegamos as roupas resistentes ao frio [que aguentam até mesmo temperaturas realmente baixíssimas, como 50ºC negativos].



Vídeo 01:


Montamos nossas bagagens e conversamos um pouco com os familiares pelo zap para falar que estava tudo bem [somente nesse processo gastamos cerca de 40 minutos] e voltamos para a estrada novamente.




Após às 17:00h paramos em Miracatu (SP) para lanchar e procuramos por nossa hospedagem, onde descansamos um bocadinho.



Mais à noite, perto das 19:40h, jantamos e até aproveitamos pra discutir qual seria nosso próximo destino importante.

Vídeo 02:


No caminho até a hospedagem até avistamos um pequeno grupo de ovelhas, pertencentes a uma espécie de mini-zoológico cheio de animais interessantes. Bem legal!


No geral, esse primeiro dia foi bem tranquilo. Foi praticamente apenas de deslocamento e ficamos em um hotelzinho bem bacana, mas o melhor do dia mesmo foi o Scala Rider, que possibilitou que conversássemos um com o outro diretamente pelo capacete. Foi engraçado demais, era uma zoeira atrás da outra! No mais, dia finalizado!

DIA 02 - Sábado [29 de Junho de 2019]


Vídeo 03:

Praticamente caímos da cama [acordamos antes das 6:00h], arrumamos nossas malas e partimos rumo ao sul do país.

Vídeo 04:


Mais fotos:



Atravessamos a divisa entre São Paulo e o Paraná.




E após cerca de 3 horas desde que partimos chegamos a Serra da Graciosa (PR).


Aqui abastecemos as motos, tomamos café e pouco depois das 10:00h voltamos pra estrada.

Vídeo 05:


Chegamos na divisa entre o Paraná e Santa Catarina.



Aqui o André se deu conta de um pequeno problema!

Vídeo 06:


Nossa intenção agora seria, se Deus quisesse, chegar ao Beto Carrero World.


Às 12:16h enviei um zap para o meu pai informando que havíamos olhado a previsão do tempo e que apesar da previsão de chuva, estava tudo tranquilo e o sol estava rachando.

Chegamos até a olhar uma roupa pra gente em uma das Havan, uma famosa rede de lojas da região que possuem uma estátua da liberdade a frente de cada loja, mas não tivemos sorte e não encontramos o que queríamos por lá. Nesse ponto da viagem já havíamos conseguido chegar em Barra Velha (SC).


Às 17:25h informei pro meu pai no zap que resolvemos desistir de ir ao Beto Carrero e preferimos rumar direto para Porto Alegre (RS).

Apesar de eu não ter ido até lá, meu irmão mais velho foi e fez um guia bem completo mostrando o que é possível se fazer por lá. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o Beto Carrero World clique no link abaixo.

Link AQUI.

Continuando com o relato...



Vídeo 07:


Vídeo 08:


Vídeo 09:


Mais fotos:


Agora já estávamos atravessando o Rio Grande do Sul.





Nesse dia encaramos a estrada pra valer e nossa jornada que durou pouco mais de 3 horas desde que havíamos saído pela última vez deu resultado e assim chegamos a Porto Alegre (RS) perto das 20:40h.


Ali aproveitamos pra jantar um burgão e também entramos na Declapo para que o André comprasse uma segunda pele, já que tinha esquecido sua outra quando havíamos saído do hotel.


Perto das 22:00h conseguimos encontrar um hotel, ajeitamos as coisas e avisamos o pessoal pelo zap que está tudo bem.


Vídeo 10:


Por fim, descansamos até o outro dia.


DIA 03 - Domingo [30 de Junho de 2019]

Nesse dia também levantamos cedo, às 7:00h.

Acordei cedo, após uma noite super bem dormida!

Enviei um zap pro meu pai avisando que estava tudo bem e paramos pra dar uma olhada na Lander porque ela estava dando um barulho estranho, como se estivesse com algo nas válvulas.


Vídeo 11:


Pouco depois das 9:00h nos preparamos para sair do hotel e estava chovendo.

Vídeo 12:


Às 9:51h o André avisou pro grupo que estava tudo bem e partimos rumo ao extremo sul do Brasil, nossa intenção seria chegar ao Chuí ainda nesse dia. Calculamos cerca de 7 horas mais ou menos, algo um pouco mais lento que nos dias anteriores pra que déssemos uma descansada enquanto viajávamos.


Às 11:45h paramos em Camaquã (RS) para almoçar.




E claro, quem está no sul nunca deve esquecer de colocar as sobremesas em seu prato!

Vídeo 13:


De bucho cheio pegamos estrada novamente.


Em qual dessas tonalidades você prefere essa foto?

Mais uma vez tivemos um pequeno probleminha, mas nada que atrapalhasse de verdade a nossa viagem!

Vídeo 14:


Mais fotos pelo caminho:


Só não peça pra explicar o que esse indivíduo está fazendo assim no meio da estrada!


Às 13:54h tivemos de parar em Coqueiro [São Lourenço do Sul (RS)] porque avistamos um acidente na estrada e ficamos esperando a remoção da carreta para poder continuar a viagem.


Vídeo 15:


Mas nem mesmo nessas horas a gente perdeu tempo pra zoeira!

Vídeo 16:


Pouco tempo depois prosseguimos com a nossa jornada. Dessa vez seguimos direto rumo ao Chuí, a cidade mais ao sul do Brasil. Agora faltavam cerca de 220 km pra chegar até lá:



Distância percorrida até o momento:


Perto das 19:40h finalmente chegamos ao Chuí (RS), onde paramos pra conseguir uma hospedagem, comer alguma coisa e também tentar organizar um pouco os nossos pertences.





Vídeo 17:


E pra fechar o dia com chave de ouro, eis aí uma interessante curiosidade: uma boa e controversa maneira de secar as roupas...

Vídeo 18:


Às 20:40h chamei o André no zap porque rolou 1/2 metro de pizza na recepção. Feito tudo que precisávamos, fomos dormir.

DIA 04 - Segunda-feira [01 de Julho de 2019]

Ao invés de já sairmos rasgando pela estrada como fizemos nos dias anteriores, preferimos resolver algumas pelejas necessárias nessa parte da manhã. Nisso, o Eder foi olhar a moto dele e eu e o André fomos fazer nossos seguros, tentar cambiar o dinheiro e também procurar por um secador de cabelo pra secar nossas roupas nos próximos dias.




Vídeo 19:


Infelizmente tivemos muitos contratempos:

- Demoramos demais no banco porque lá não tinha dinheiro, fizemos a imigração para entrar no Uruguai e o seguro que fizeram do André estava com outro nome, o que dava erro no sistema e fez com que tivéssemos de voltar na seguradora pra arrumar tudo novamente.

- O Eder acabou preferindo olhar sua moto quando chegássemos em Buenos Aires [Argentina] porque lá eles possuíam uma estrutura melhor e aparentemente seria mais barato para mexer nas coisas se comparado ao Uruguai ou essa região do Brasil em que estávamos agora.

Vídeo 20:


Vídeo 21:


Pouco depois das 13:00h resolvemos o que precisava [ou deixamos pra ser resolvido depois], avisamos o pessoal do grupo [de Whatsapp, formado por conhecidos e familiares de nós três que a gente fez especificamente para essa viagm] o que aconteceu e partimos para a estrada mais uma vez.

Nossa ideia agora era rodar o máximo possível no Uruguai até chegar em Punta del Este, pois, como não tínhamos um lugar definido para dormir, rodaríamos o máximo possível durante o dia para não precisar ficar rodando durante a noite.

Passado pouco tempo já estávamos atravessando a fronteira, finalmente chegando ao Uruguai, onde tiramos muitas fotos e fizemos mais poses ainda, afinal, nesse ponto conseguimos atravessar o segundo marco importante da nossa viagem [o primeiro foi o Chuí!].

Vídeo 22:


Nossas fotos na fronteira:









A partir de agora nossa aventura passaria a ser internacional!


Como esse post ficou bem extenso estarei continuando com o relato no próximo, mas fique tranquilo, esse foi apenas o começo da nossa jornada com objetivo de chegar ao Ushuaia!

Clique AQUI para ir para a Parte 2 desse relato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]