Curitiba, PR [Dicas de Roteiro]

A cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, belas áreas verdes e um transporte público de qualidade.


Saiba agora o que fazer por aqui.

Com quase 2 milhões de habitantes, Curitiba é o município mais populoso do Paraná e da região sul, além de ser o oitavo mais populoso do país, segundo estimativa populacional calculada pelo IBGE para 2018.

A capital do estado do Paraná é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, belas áreas verdes e um transporte público de qualidade. A fama não é para menos, já que a cidade realmente oferece um excelente padrão de vida para os moradores. O fenômeno se reflete também no turismo e torna a cidade um dos destinos mais bem preparados do país para receber viajantes.

Os governantes daqui mantêm uma boa gestão ambiental, que vão desde incentivos como a diminuição do imposto de renda para quem possui uma parte verde nos passeios ou mantém ou planta certos tipos de árvores, principalmente quando são endêmicas da região. Destaca-se também a qualidade do ar, o reuso de resíduos e a boa mobilidade urbana. A capital paranaense conseguiu se tornar a cidade mais verde do país [desbancando João Pessoa, que manteve esse título por 18 anos consecutivos].


Curitiba possui um dos mais modernos sistemas de ônibus do Brasil, baseando-se no conceito VLP [Veículo Leve sobre Pneus]. Há canaletas exclusivas para linhas expressas, que integram os diversos terminais da cidade. O sistema integrado, que ainda inclui ônibus “alimentadores” e “expressos”, chamado de RIT [Rede Integrada de Transporte].

Quando Ir?


A melhor época para se visitar a cidade é no outono, entre os meses de março e maio, quando chove pouco e as temperaturas estão agradáveis. No inverno os termômetros ficam lá embaixo mas, para esquentar, ocorre o Festival Inverno do Centro Histórico, com atividades culturais para adultos e crianças e, claro, a boa mesa marca presença!

Em março acontece o Festival de Teatro, que lota a cidade, sendo fundamental reservar a hospedagem com antecedência. Para quem viaja com crianças o mês de dezembro é uma boa opção, pois, além das apresentações de coral no iluminadíssimo Palácio Avenida, há ainda uma intensa programação para os pequenos em vários pontos da cidade.

Como chegar?


Curitiba está localizada a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 km do Oceano Atlântico, distante 1.386 km a sul de Brasília, capital federal. Abaixo estarão descritas as principais formas para se chegar a cidade:

::de carro::

- Vindo de São Paulo, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, acesso pela BR-116;

- Vindo do interior ou litoral do Paraná, acesso pela BR-277.

::de ônibus::

A Viação Itapemirim tem ônibus partindo de diversas capitais do país com destino a Curitiba.

::de avião::

O maior aeroporto de Curitiba é o Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, a 18 km do centro da cidade. Há voos diários partindo das principais capitais do país.

O que fazer em Curitiba?

Palácio de Cristal:


Inaugurado em 5 de outubro de 1991, seu nome oficial (J.B. Francisca Richbieter) presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense.

O jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas com três abóbadas do estilo Art nouveau foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX.

A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Do seu interior é possível ter uma vista privilegiada do jardim em estilo francês.

Ópera de Arame:


Essa construção abriga um teatro e seu nome se deriva de seu estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção de arame. Possui forma circular e é quase toda cercada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas.

O auditório tinha uma capacidade física para 2,1 mil espectadores, mas após a reforma de 2006, limitou-se a entrada para um máximo de mil pessoas, visando a preservação da estrutura. Nas proximidades da ópera está a Pedreira Paulo Leminski, aberta em 1990. Juntos, formam o Parque das Pedreiras.

As estruturas metálicas tubulares, totalizando 360 toneladas de aço, e os 2.400 bancos de tela de arame foram fornecidas pela Brafer Construções Metálicas, empresa de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O lugar é utilizado para shows, consertos, teatros e outros tipos de eventos culturais realizados na cidade.

Parque Tanguá:


O Parque Tanguá é um dos principais parques de Curitiba e está localizado na região norte da cidade, nos bairros Pilarzinho e Taboão. Foi inaugurado em 23 de novembro de 1996 pelo então prefeito Rafael Greca de Macedo, e construído onde existiam duas pedreiras, atualmente desativadas.

Ocupa uma área de 235 mil m² e garante a preservação da bacia norte do rio Barigüi, bem próximo à sua nascente, no município de Almirante Tamandaré. Possui dois lagos e um túnel artificial. É dotado ainda de ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos para carros [na área inferior e superior].

Na área superior localiza-se o Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em 6 de junho de 1998 pelo então prefeito Cassio Taniguchi. O nome é uma homenagem ao artista local Poty Lazzarotto. Anexo, existe um mirante a 65 metros do lago da área inferior.

Nas Redondezas:

Apesar de ser muito linda, considere Curitiba como a porta de entrada para outros lugares do Paraná e até mesmo do sul, devido a boa quantidade de lugares interessantes que existem pelas proximidades.

Morretes, PR:


Esse é um dos passeios mais procurados da região. Onde um trem sai de Curitiba e vai rumo a Morretes, para um trecho lindíssimo da Serra do Mar Paranaense. A ferrovia foi inaugurada em 1885 e atravessa uma bela área de Mata Atlântica, passando por túneis, pontes e cascatas. O passeio de trem tem opções de saída diárias e diversas opções de compra e categorias de vagões.


Morretes conta com uma natureza privilegiada, cortada por mata Atlântica, rios, cachoeiras e pela Serra do Mar Paranaense, em um dos trechos mais preservados do Brasil, onde se encontra o Pico do Marumbi, com 1.539 metros de altura.

Morretes atrai muitos turistas e especialmente moradores de Curitiba e região aos finais de semana, atraídos pelos muitos restaurantes, paisagens naturais e adeptos da prática de ecoturismo. As principais atrações urbanas se concentram na rua que costeia o rio Nhundiaquara e seu entorno.

Antonina, PR:


Antonina é uma pequena cidade histórica da região litorânea do Paraná, de frente para uma bela baía. A cidade oferece um cenário bucólico de frente para a Baía de Antonina, contornada por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar. O centro histórico repleto de sobrados coloniais, junto às ruínas do antigo porto, foi o que restou do auge da época em que se escoava erva-mate que vinha do interior do Paraná.

Além da pitoresca cidade, o município possui muitas atrações nos arredores, como o rio Cachoeira, local de prática do rafting; a Estrada do Bairro Alto leva a fazer caminhadas por trilhas e banho nas cachoeiras; já os adeptos do montanhismo se encontram no Pico do Paraná.


Ilha do Mel, PR:


Se você gosta de praias, trilhas e natureza, a Ilha do Mel vai dar um toque especial na sua viagem. É um lugar incrível, sem carros ou motos, ideal para se desconectar do dia-a-dia, caminhando pelas trilhas e belas praias.

O Farol das Conchas, a Gruta de Encantadas, a Fortaleza e as praias [algumas ótimas para surf] encantam pessoas do mundo todo. Há pousadas charmosas para quem quer aproveitar por mais tempo. Dica! Mesmo no inverno é bacana ir para a Ilha, você poderá caminhar e curtir as paisagens, principalmente se for um dia típico de frio e sol.

Parque Estadual Vila Velha, PR:


Esse é outro passeio bem bacana para se incluir na sua programação. As formações de arenito do Parque Estadual de Vila Velha levaram milhões de anos para serem formadas e estão em constante transformação devido à erosão do vento.

Aproveite a encantadora paisagem até lá, com campos, escarpas e fazendas. É possível ainda combinar esse passeio com as Colônias Holandesas de Castro e Carambeí, com Witmarsum, com a cachoeira Buraco do Padre, com a cervejaria Klein ou com a Rota da Louça em Campo Largo.

Colônias Holandesas:


Ideal para se fazer em conjunto com Vila Velha, esse é um passeio em que se pode viajar no tempo e se surpreender com as histórias e memórias desse lugar. No Moinho do Memorial da Imigração o visitante irá prestigiar um dos maiores moinhos fora da Holanda.

Beto Carrero World, Penha - SC:


O maior parque temático da América Latina fica a apenas 200 km de Curitiba. Se você quer adrenalina e muita diversão em sua viagem, vale a pena aproveitar essa oportunidade! O Beto Carrero conta com mais de 100 atrações incríveis: São brinquedos radicais, montanhas russas, shows e muito mais.


Fiz um post especial para quem quer curtir o Beto Carrero World, caso tenha interesse em conhecer mais sobre esse lugar clique AQUI.

Outras atrações da cidade:

Conhecer a cidade pedalando:


Se você gosta de andar de bicicleta, uma boa opção seria realizar um passeio de bike guiado ou por conta própria para conhecer melhor a cidade. No caso dos passeios guiados, guias experientes mostram lugares muito bacanas para se conhecer pedalando. Há inclusive roteiros para degustar diferentes tipos de café, conhecer bares de Curitiba ou com ênfase na arte urbana que existe pela cidade.

Cervejarias Artesanais:


Talvez você não saiba, mas Curitiba é considerada como a capital da cervejaria artesanal. Se você é fã desse tipo de bebida, se prepare para encontrar muita coisa boa para degustar por aqui.

Aproveitar a noite em Curitiba:


Impossível sair de Curitiba sem experimentar algumas delícias locais. Se deixe levar pelas saborosas receitas de pão com bolinho, pela fartura dos rodízios de comida italiana, como no gigantesco Madalosso, pelos cafés especiais e pela tradição do barreado e do pinhão. À mesa, Curitiba se mostra ainda melhor. É uma cidade repleta de bons sabores, onde a tradição formada por tantos imigrantes é bastante presente. Não faltarão opções para se deliciar na cidade.

A noite curitibana não termina no jantar, muito pelo contrário. Curitiba é repleta de bares, cervejas artesanais de qualidade e boa música. É lugar de gente jovem e animada, por mais que o clima frio tente atrapalhar. Você poderá até não ver tanta gente na rua, mas bastará olhar para dentro das janelas em bairros como Batel e São Francisco para ter certeza de que a vida curitibana pulsa também na madrugada.


Fontes Pesquisadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Curitiba

https://www.feriasbrasil.com.br/pr/curitiba/quandoir.cfm

https://www.feriasbrasil.com.br/pr/curitiba/comochegar.cfm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Bot%C3%A2nico_de_Curitiba

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Tangu%C3%A1

https://www.feriasbrasil.com.br/pr/curitiba/nasredondezas.cfm

https://guia.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-em-curitiba-185-2380-p.html

https://specialparana.com/o-que-fazer-em-curitiba/

https://www.viagensecaminhos.com/2017/07/o-que-fazer-em-morretes-parana.html

https://www.viagensecaminhos.com/2017/09/o-que-fazer-em-antonina-parana.html

https://guia.melhoresdestinos.com.br/como-chegar-a-curitiba-185-2375-p.html

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]