Aprenda a inserir vídeos do Youtube no Blogger

Adicionar vídeos ao seu post pode fazer com que a experiência do seu relato de viagem fique ainda mais completa e enriquecida.


Por isso, estou fazendo esse pequeno tutorial para quem deseja colocar vídeos diretamente do YouTube para o Blogger, sem ter a necessidade de carregar o vídeo todo naquele botãozinho do Blog, o que faz com que o post fique pesado e demore muito para carregar. Confira agora todo o passo-a-passo para realizar esse processo.

Inserindo vídeos do YouTube no Blogger de maneira eficiente:


Notas: Esse procedimento será feito sempre da mesma forma, seja para vídeos de seu próprio canal ou de outros canais.

1) Incorporando o vídeo:

Primeiramente, escolha o vídeo que você quer. No meu caso, por exemplo, escolherei o vídeo do meu próprio canal em que escovo o meu cachorro de estimação, o Fujin.


Ao clicar no vídeo, iremos para a tela do mesmo:

Ao lado de onde tem as mãozinhas do gostei e não gostei existe algo escrito COMPARTILHAR, clique lá que abrirá essa tela:


Agora clique na opção Incorporar e irá abrir outra tela. Agora assim:


Está vendo que aparece um código, vamos entendê-lo primeiro, pois é ele que usaremos em nosso blog depois.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/1ne41X169WI" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

As partes mais importantes aqui são a width e a height. Em suma, largura e altura do vídeo. O YouTube possui algumas resoluções e proporções recomendadas, que são essas:

2160p: 3840x2160;

1440p: 2560x1440;

1080p: 1920x1080;

720p: 1280x720;

480p: 854x480;

360p: 640x360;

240p: 426x240.

Para esse exemplo, vamos supor que iremos utilizar o tamanho 640x360, então basta escrever isso onde estava escrito 560 e 315 antes:

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/1ne41X169WI" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Esse é o código que iremos utilizar no blogger depois.

2) Inserindo o vídeo no Blogger:

Para facilitar pra você, logo abaixo de onde você quer colocar o vídeo escreva algo tipo isso no seu post:

ppppppppp

Notas: Não precisa ser o pppp..., pode ser qualquer outra letra também, por exemplo: oooo ou algo do tipo.

Isso vai facilitar bastante para saber onde você irá colocar o código HTML no blogger.

Agora clique no botão HTML.

Se não sabe onde ele está ele fica aqui [na setinha no canto superior à esquerda, ao lado de onde está o símbolo do lápis]:



Feito isso, entraremos na parte de HTML do Blogger, que a primeira vista é bem complicada, portanto, não mexa nela por enquanto.


Aperte agora Control+F para abrir a aba de pesquisa e digite ppppp.


Viu que a gente achou a área que queria rapidamente? Agora cole aquele código que você copiou antes logo abaixo do seu pppppp e volte para a área escrever do Blogger. Vale lembrar que é bom colar o código totalmente após algum comando, assim você não irá desconfigurar o que vier depois.

Tcharannnnn:


Seu vídeo está inserido no blog. Após isso basta centralizá-lo da mesma forma que você faz com um texto e pronto, processo concluído com sucesso!

E claro, o ppppp, ou oooo ou a letra qualquer que você pôs, delete-a e pronto, está terminado!

Desvantagens:

Por mais que esse procedimento não pese a página do seu blog e seja bem prático de fazer, como nem tudo é perfeito, mesmo para essa técnica ainda existe um inconveniente. 

Nunca deixe de fazer o backup do vídeo que você está utilizando, pois, acredite ou não, o autor do vídeo sempre pode deletá-lo por algum motivo e isso não será nada legal para você, já que no lugar da matéria aparecerá uma tela que é uma variação dessa:


Dica Extra:

Se quiser, ainda naquela tela da incorporação, você pode incorporar um vídeo que não começou exatamente no começo, observe:


Para isto basta selecionar o começar em e depois escrever em quantos minutos você quer que comece o vídeo.

Isso é tudo.


Boa sorte e até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]