Parque Estadual do Ibitipoca, MG [Dicas de Roteiro]

O Parque Estadual do Ibitipoca é um paraíso repleto de cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paredões, cercado por um mar de morros belíssimos.

Conheça agora os três principais circuitos do parque e mais algumas informações interessantes acerca desse lindíssimo destino mineiro.

O Parque Estadual do Ibitipoca é um parque florestal localizado no município de Lima Duarte, em Minas Gerais. Com uma área de 1.488 hectares, está situado a três quilômetros do distrito de Conceição da Ibitipoca, que se sustenta com o turismo atraído pelo parque.

"Ibitipoca" é um termo de origem tupi que significa "montanha estourada", "serra fendida", através da junção dos termos ybytyra [montanha] e pok [estourar]. Esse termo faz alusão aos raios e trovões caídos na serra de Ibitipoca.

Suas principais atrações são as grutas, montanhas e cachoeiras. O ponto mais alto do parque é conhecido como Pico da Lombada e está a 1.784 metros em relação ao nível do mar.

Pico do Cruzeiro.

Alguns dos pontos turísticos do parque são: Janela do Céu, Cachoeirinha, Pico do Pião, Cruzeiro, Lago dos Espelhos, Cachoeira dos Macacos, Cachoeira da Pedra Quadrada, dentre outros.

O passeio no parque é caracterizado por longas caminhadas - o passeio de ida e volta até a Janela do Céu, por exemplo, totaliza cerca de 18 km. A Cachoeirinha fica a 7 km da área de camping.

O Pico da Lombada tem uma característica interessante: dele, consegue-se ter visão para o horizonte de 360 graus. Em qualquer direção que se olhe, será visualizado o horizonte, pois nenhuma montanha ao redor faz barreira à visão.


Quando Ir?

A melhor época para curtir o parque é entre os meses de abril e setembro, quando chove menos.

Entre março e novembro faz bastante calor, mas as chuvas e os raios também marcam presença. No inverno faz muito frio, então vá preparado. Aliás, em qualquer época do ano é recomendável levar agasalhos, uma vez que as temperaturas costumam cair durante a noite.


Aqui vale uma observação para quem estiver visitando a região na alta temporada: por ser uma área de proteção, o parque limita a quantidade diária de visitantes. Ou seja, durante o período de férias ou nos feriados, aqueles que não se programarem para estar na bilheteria do complexo às 7h, horário de abertura, correm o risco de não conseguir entrar.

Em dias úteis, a entrada é restrita a 300 pessoas. Já aos finais de semana e feriados nacionais ou do estado de Minas Gerais, o número aumenta para cerca de 800 visitantes.

Ibitipoca Blues.

Em agosto ocorre o Ibitipoca Off Road e em julho e agosto acontecem eventos de música, como o Ibitipoca Jazz Festival e Ibitipoca BluesJá em outubro é a vez da boa mesa, com o festival Sabores da Serra.

Como Chegar?

::de carro::

Vindo do Rio de Janeiro (266km) e de Belo Horizonte (320km), acesso pela BR-040 (sentido Juiz de Fora), BR-267 (até Lima Duarte - o acesso à vila é feito por uma estrada de terra, de 27 km).

Vindo de São Paulo (440km), acesso pela Via Dutra (até Cachoeira Paulista e continuar no sentido Sul de Minas/Circuito das Águas até Caxambu), BR-267 (até Lima Duarte - o acesso à vila é feito por uma estrada de terra, de 27 km).

::de ônibus::

A empresa Vimara faz a linha Lima Duarte x Ibitipoca e a empresa Bassamar faz a linha Juiz de Fora x Lima Duarte.

::de avião::

O aeroporto mais próximo é o de Juiz de Fora, a 104 km de distância.

O que fazer no Parque Estadual do Ibitipoca?

No Parque Estadual do Ibitipoca são três as principais trilhas da região [aqui chamadas de Circuitos].

  • Circuito Janela do Céu;
  • Circuito das Águas;
  • Circuito Pico do Pião.

Circuito Janela do Céu:

O Circuito Janela do Céu é considerado o mais famoso do Parque Estadual. São exatos 16 km de trilha entre ida e volta. Ou seja, é bom mesmo se preparar para a longa caminhada. Grande parte do trecho é de subida e não tem sombra ou abrigo para se proteger do sol, chuva, vento ou neblina.

Leva em torno de três horas para subir e quase o mesmo tempo na descida. O percurso é mesmo muito cansativo, mas as atrações que você vai encontrar no meio do caminho compensam todo o esforço.

Algumas das atrações que você encontrará pelo caminho são: Cruzeiro, Gruta da Cruz, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Três Arcos, Gruta do Moreira e Pico da Lombada [o ponto mais alto da trilha].


Mas o grande atrativo é a bela cachoeira, que dá nome ao circuito: a Cachoeira Janela do Céu. Ela fica bem no alto de um despenhadeiro e possui 7 quedas d’água que caem do seu topo, formando uma moldura natural entre as montanhas e a vegetação.

Circuito das Águas:

Com 5 km de extensão, esse percurso exige menos esforço se comparado aos outros, já que não há tantas subidas para se conhecer as atrações. Ele também possui o caminho mais curto, podendo ser feito por pessoas de qualquer idade.


A maioria das atrações do Circuito das Águas são cachoeiras e piscinas naturais, mas também é possível se surpreender com belos mirantes, grutas e paredões rochosos.

Circuito Pico do Pião:


Apesar de ser o menos conhecido, o Circuito Pico do Pião oferece cenários fantásticos para quem se propõe a percorrer os 11 km de trilha com bastante subida pelo caminho. Os principais atrativos desse circuito são as Grutas do Monjolinho, Pião e Viajantes, além do Pico do Pião e das Ruinas da Capela.

Passeios fora do parque:

No centro de Conceição do Ibitipoca é possível contratar o serviço de agências de turismo locais, que possuem várias opções de passeios pela região. Alguns são feitos em veículos 4x4 e outros em Kombis.

O tamanho dos grupos em cada passeio vai variar de acordo com a demanda. Se você estiver viajando com um grupo grande pode valer a vale a pena procurar alguma dessas agências ou um guia de turismo assim que chegar lá.

Alguns exemplos desse tipo de passeio são: Janela do Céu por baixo, Céu de Estrelas, Vila dos Moreiras, Passeio de bote e caiaque no Rio Grande e por aí vai!

Passeio de caiaque no Rio Grande.

Nas Redondezas:

Conceição do Ibitipoca:


Conceição de Ibitipoca é uma pequena e tranquila vila mineira com ruas de pedras, casinhas coloridas, bares descolados e muita beleza ao redor. Um lugar perfeito para relaxar, curtir a natureza e se deliciar com aquela comidinha mineira que a gente tanto gosta. O vilarejo é muito visitado por turistas devido a sua proximidade ao Parque Estadual do Ibitipoca.


Fontes Pesquisadas:

https://www.dicasdeviagem.com/ibitipoca/

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/ibitipoca/quandoir.cfm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_do_Ibitipoca

https://emalgumlugardomundo.com.br/o-que-fazer-em-ibitipoca-mg/

https://emalgumlugardomundo.com.br/o-que-fazer-em-ibitipoca-mg/#janela

https://www.ibitipoca.tur.br/roteiros/

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/ibitipoca/comochegar.cfm

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/ibitipoca/parqueestadualdoibitipoca.cfm

Boa sorte...

.. e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]