Rio de Janeiro, RJ [Dicas de Roteiro]

Agora estarei me atendo às dicas do que se pode fazer na região de Copacabana, no Rio de Janeiro.


Saiba o que fazer nesse excelente destino carioca, que é certamente um dos mais famosos do Brasil.

Como a capital do Rio de Janeiro é tão cheia de atrativos, vou me focar principalmente em dar informações das coisas que pesquisei na internet, descobri por lá ou tive indicação de amigos, principalmente pelas proximidades dos lugares em que passamos ou tivemos interesse de conhecer quando fomos para lá.

Mapa da área que exploramos no Rio de Janeiro.

Dessa forma, quem acompanhar esse post poderá pensar no que deseja fazer por lá para aproveitar melhor sua própria viagem de acordo com seu perfil e gostos pessoais.

Quando Ir?

A cidade tem movimento o ano todo, mas é durante o verão, em especial no Réveillon e no Carnaval, que fica mais cheia de turistas e há mais eventos durante o dia e à noite. No outono e na primavera as temperaturas são mais agradáveis, com dias de sol e céu azul.

Mesmo em épocas de feriado o Rio fica cheio, mas sempre suportável. Nós fomos num feriado da alta temporada e deu para circular perfeitamente por lá e ainda assim aproveitar todos os pontos turísticos e passeios que queríamos sem ter nenhum transtorno.

- PRAIAS DA ZONA SUL -

Praia de Copacabana, Leblon e Leme:

Praia de Copacabana vista a partir da Pedra do Arpoador.

Praia de Copacabana vista a partir do Forte de Copacabana.

Copacabana é com certeza uma das praias mais famosa do Brasil, é muito bonita e possui quiosques bem modernos e interessantes. Se alguém resolver andar por ela de ponta a ponta, em uma ponta está o Forte de Copacabana e na outra está a Pedra do Arpoador.

Arpoador:


É muito apreciada por surfistas [nessas áreas as ondas realmente são mais fortes e intensas] e é um dos melhores lugares para se apreciar o pôr do sol. Da Pedra do Arpoador é possível se ter uma vista panorâmica de toda a praia de Ipanema e Leblon com o Morro Dois Irmãos ao Fundo.

Flamengo e Enseada do Botafogo:


São banhadas pelas águas da Baía de Guanabara e possuem um mar calmo, não são indicadas para banhos. Os cariocas aproveitam ela para a prática de esportes como caminhadas, corridas, vôlei e futebol de areia. Do alto do Pão de Açúcar é possível ver essa enseada e a vista é surpreendente.

Outras praias:

Ainda na Zona Sul existem outras praias como as de Ipanema, Praia Vermelha, Urca, São Conrado e Praia do Pepino. Na Zona Oeste as praias mais famosas são a da Barra da Tijuca, Pepê, Prainha, Joatinga, Recreio dos Bandeirantes e Grumari. Se quiser saber sobre mais praias do Rio de Janeiro clique AQUI.

- Alguns dos principais pontos turísticos da Capital do Rio de Janeiro -

Cristo Redentor:


É o principal cartão-postal da cidade e foi eleito pelos cariocas como a "Maravilha do Rio". O monumento está encravado no alto do Morro do Corcovado a 700 metros de altura, onde um mirante panorâmico nos permite visualizar boa parte do Rio de Janeiro.

Notas Adicionais:

- Se você estiver indo num pacote fechado por uma boa agência de viagens [e não estiver indo em uma data em que o Rio esteja totalmente lotado] talvez seja mais fácil fechar pela própria agência assim que chegar na cidade. Dessa forma o roteiro não fica engessado, corre-se menos o risco de ocorrer algum imprevisto que faça não valer a pena ter ido nesse dia [exemplos.: chuva, algum atraso, etc.].

- Se puder, traga óculos escuro, quando fomos não estava tão ensolarado, mas eu mal conseguia abrir os olhos devido a luminosidade, já a Lu que usou óculos escuros não sofreu desse problema. Acredito que em dias mais quentes a luminosidade deve ser ainda mais intensa.

Pão de Açúcar:


É um conjunto formado por dois mirantes naturais na entrada da Baía de Guanabara. O Morro da Urca [com 227 metros] e o Pão de Açúcar [com 396 metros], que são interligados por dois bondinhos [em um vamos praticamente do solo até o 1º morro e o 2º bondinho conecta um morro ao outro].

A vista do pão de Açúcar é incrível, e do morro mais alto é possível ter uma vista panorâmica da Baía de Guanabara e da Enseada do Botafogo, grande parte da Zona Sul e Niterói. Dependendo do ângulo também é possível enxergar a Ponte Rio-Niterói bem ao longe.

Dica Especial: Caso visite o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar no mesmo dia, tente ir primeiro no Cristo, pois nele há a chance da fila de espera ficar muito grande.

Já o Pão de Açúcar é melhor preparado para receber os turistas, conseguindo abarcar cerca de 64 pessoas por vez, por isso - mesmo que as filas fiquem bem grandes acaba que elas fluem bem rápido. Outra coisa bem interessante é realizar o Passeio de Ônibus Anfíbio assim que sair do Pão de Açúcar [será explicado no título Passeios, logo abaixo].

Estádio do Maracanã:


Estádio que foi reformado para a Copa que tivemos em 2014. Para os que são apaixonados por futebol há tours guiados que conduzem à beira do gramado, arquibancadas, vestiário, tribuna de honra, sala de imprensa, Hall da Fama - onde estão as marcas dos pés de jogadores famosos - e o Museu do Futebol, com fotos e imagens das mais belas jogadas feitas num dos maiores estádios do mundo.

Também possuem uma maquete impressa em 3D e loja com produtos do Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e da seleção brasileira. O passeio pode ser feito na companhia de um guia ou com áudio-guia [disponível em português, espanhol e inglês].

Sambódromo Marquês de Sapucaí:


Local que abriga os desfiles das escolas de Samba. Possui apenas 700 metros. Recebe visitantes o ano inteiro, mesmo quando está completamente vazio.

Também já foi palco de outros acontecimentos, como shows de música, cultos evangélicos, exibições de motociclismo e outros. Mas é no Carnaval que se torna um dos pontos turísticos mais importantes do Rio de Janeiro e do Brasil, onde a folia toma conta das ruas e a festa se espalha por todos os cantos.

Além dos pontos turísticos descritos acima, existem inúmeros outros que também são muito interessantes em uma futura viagem. Conheça agora alguns deles:

Outros pontos turísticos interessantes:

- Cidade do Samba;

- Confeitaria Colombo;

- Feira de São Cristóvão;

- Jardim Botânico;

- Jardim Zoológico [é tão chique que possuem até pinguins];

- Lagoa Rodrigo de Freitas;

- Morro 2 Irmãos;

- Parque Nacional da Tijuca;

- Pedra da Gávea;

Atenção! Mirante Dona Marta - Não fomos até lá, mas li sobre muitos relatos de pessoas que foram assaltadas nesse local, então quem resolver ir para lá deve ter cuidado redobrado!

Atenção! Lagoa Rodrigo de Freitas - Infelizmente, ultimamente [ano de 2015] muitas notícias de roubos foram noticiadas nesse local, então, se resolver caminhar por lá tenha cuidado redobrado!

- PASSEIOS -

No Rio de Janeiro é possível realizar diversos passeios diferentes, que são muito interessantes. Confira uma pequena lista e veja quais você acha mais interessantes:

Passeio de Ônibus Anfíbio:



Próximo da entrada para o Pão de Açúcar, numa pracinha [foto acima] onde tem alguns vendedores ambulantes ficam sentadas umas moças muito lindas com um quepe branco da Marinha.

Elas oferecem um passeio do Ônibus Anfíbio, que segue primeiramente por terra até chegar na Marina da Glória, onde o Ônibus Anfíbio adentra no mar e segue por via marítima até a Praia de Copacabana.

De lá o visitante tem a opção de desembarcar em Copacabana mesmo ou voltar para perto do Pão de Açúcar. A empresa que oferece esse passeio é a Rio Splash Tours. É muito seguro e esse é o Ônibus Anfíbio mais moderno e bem equipado da América Latina.

Passeio de barco pela Baía de Guanabara e Ilhas Cagaras:


Diversas empresas oferecem passeios de lancha e de saveiro, que partem da Marina da Glória e vão em direção ao Arquipélago das Cagaras, habitat natural de aves marinhas como fragatas, atobás e gaivotas. Se tiver sorte ainda será possível apreciar as acrobacias dos golfinhos e mergulhar em meio a peixes coloridos.

Passeio de barco para a Ilha de Paquetá:


Essa ilha é muito interessante para quem procura por um lugar tranquilo e pitoresco, principalmente no meio da semana. Já nos fins de semana a ilha é bastante procurada, sendo um passeio muito popular. Obs.: É recomendado que se chegue bem cedo para pegar as barcas.

Notas: A Ilha de Paquetá também é chamada de Ilha dos Amores.

Tour de jipe para a Vista Chinesa:


Outra forma interessante de se conhecer um pouco mais do Rio é realizando um passeio de jipe conversível que pode durar até o dia inteiro. Existem diversos passeios e um dos mais conhecidos é o que leva até a Floresta da Tijuca, com paradas na Cachoeira dos Macacos e na Vista Chinesa. Esse passeio pode ser combinado com outras atrações, como a Praia de Grumari, o Jardim Botânico, a Pedra Bonita ou Santa Tereza.

Favela Tour:


Com a pacificação dos morros do Rio, esse tipo de tour ganhou muita força - [programa de gringo!? Talvez!?] - Nelas se pode conhecer as comunidades por dentro ou do alto.

As favelas mais visitadas são as da Rocinha, Dona Marta e Complexo do Alemão, que ganhou um teleférico. Obs.: Pra quem tiver interesse e coragem eu aconselho que procure uma agência especializada para diminuir consideravelmente os riscos de se realizar esse tipo de passeio.

Passeio de Helicóptero:


Existem dois pontos da cidade em que é possível realizar um passeio de helicóptero. Próximo da Lagoa Rodrigo de Freitas e dentro do próprio Pão de Açúcar.

O preço varia de acordo com a duração do percurso escolhido e possui preços bem salgados para um tempo extremamente curto, mas com certeza é algo que devemos tentar fazer ao menos uma vez na vida!

A empresa que opera esse passeio é a Helisight. Um detalhe importante informado pela empresa é que ** TODOS OS HELICÓPTEROS SÓ DECOLAM COM O MINIMO DE 3 PASSAGEIROS**.

- Pelas Redondezas -

Nas proximidades da capital do Rio de Janeiro também existem alguns lugares muito interessantes, como:

- Arraial do Cabo;

- Angra dos Reis;

- Búzios;

- Ilha Grande;

- Niterói;

- Paraty;

- Petrópolis.

Mas estarei apenas citando os nomes. Talvez um dia, se eu visitar algumas delas, aí dedicarei um post exclusivo para cada lugar visitado.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

ESPERO QUE AS INFORMAÇÕES ACIMA POSSAM AJUDAR UM POUCO QUEM PRETENDE VIAJAR PARA ESSA CIDADE MARAVILHOSA.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Tive que refazer o post do zero novamente por ter tido um pequeno descuido e deletado o post original sem querer, espero que gostem desse novo que fiz;

- Fiz todo o possível pra deixar a leitura bem fluida e com muitas dicas interessantes.

Desejo a todos uma boa viagem e que tenham uma excelente estadia no Rio de Janeiro.


Fontes Pesquisadas:

https://www.feriasbrasil.com.br/rj/riodejaneiro/pontosturisticos.cfm

https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g303506-Activities-Rio_de_Janeiro_State_of_Rio_de_Janeiro.html

https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/rio-de-janeiro-7/

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]