Crie seu próprio blog de viagens

Se você gosta de viajar e deseja escrever os relatos do que fez em seus passeios para guardar para a posteridade, criar um blog de viagens pra você pode ser uma ótima solução.


Siga agora um pequeno passo-a-passo de como você pode começar a se orientar para ter seu próprio blog.

Pense num perfil:


Uma das maravilhas da internet é que hoje em dia qualquer pessoa com acesso a ela pode ter sua voz ouvida. Não faltam blogs, canais do YouTube, perfis no Instagram, páginas no Facebook e assim por diante, falando sobre os mais diversos assuntos.

No seu caso, pense bem em qual será o seu foco e também o perfil. Por exemplo, pode usar do Blogger, Wordpress ou até mesmo fazer um vlog contando sobre suas viagens. Tudo dependerá do que você gosta mais de utilizar.

Veja também se irá focar em algum nicho, por exemplo:

- Viagens de moto / carro;

- Viagens com crianças;

- Lua de mel;

- Se irá falar de apenas um único destino, como a Disney;

- Se quer deixar as coisas de forma mais impessoal [focando na história dos lugares];

- ou quem sabe, ainda de forma mais personalizada, contando tudo o que aconteceu desde o início até o fim da sua viagem [meu blog, por exemplo, segue mais esse estilo].

Ter um norte te ajudará muito na hora de produzir o seu próprio conteúdo.

Defina o nome e crie um domínio:


A partir desse perfil, chegou a hora de quebrar a cabeça para escolher um nome. O ideal é encontrar algo, preferencialmente curto, fácil de se lembrar, pronunciar e que remeta a algo que defina você ou o seu estilo de vida ou de viagem.

Depois de decidir procure na web e veja se não existe nenhum outro site que possua esse mesmo nome [ou tenha um bem parecido com o que você quer criar]. Se estiver tudo certo, é hora de registrar seu domínio. Dá pra criar um blog com a URL blogdafulana.wordpress.com ou blogspot.com com bastante facilidade.

Crie seu layout:


Isso é a primeira coisa que os visitantes irão ver e personalizar o layout irá deixar todo o conteúdo do blog cada vez mais com a sua cara, o que te deixará ainda com mais gosto de colocar as suas postagens.

Produza o conteúdo:


Enfim, chegamos a melhor e mais gostosa etapa do seu blog. Escreva seus relatos, poste à vontade e não deixe de utilizar os marcadores para organizar / separar o seu conteúdo. Escrever no blogger ou no wordpress é muito simples e intuitivo e após pouco tempo você com certeza já estará totalmente inteirado na hora de postar as suas coisas.

Personalize o seu blog:


A medida que for alimentando seu blog com novos conteúdos, você pode aproveitar e acrescentar nele alguns gadgets, como por exemplo um globo de visitas, quem sou eu, postagens mais vistas, voltar ao topo, translator e por aí vai.

Basicamente, coloque coisas úteis que poderão auxiliar a você ou quem estiver navegando em seu blog, sem exagerar e deixar o site carregado demais. A maioria dessas coisas é bem simples de se fazer e uma pequena pesquisa na internet é mais do que o suficiente para aprender a adicionar os gadgets desejados.

Utilize a internet para saber mais:


Essa dica segue o mesmo preceito da anterior. Sempre que não souber de alguma coisa, pesquise no Google ou no YouTube que com certeza você encontrará a resposta para o que procura. Existe uma infinidade de blogs e sites que poderão auxiliá-lo no que for preciso.

Desejo que você seja capaz de fazer um excelente blog de viagens. Caso esse texto tenha te inspirado a fazer um blog pra você, não deixe de comentar.

Boa sorte e até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]