Serra Negra, SP [Dicas de Roteiro]

A Estância Hidrotermal de Serra Negra fica situada numa região chamada Circuito das Águas Paulista e é um dos destinos turísticos mais visitados do estado de São Paulo.


É uma cidade cercada por uma bela natureza, com o segmento turístico bem estruturado e com muitos atrativos, fazendo com que o lugar seja muito procurado tanto para turismo de lazer quanto para o turismo de negócios. Saiba agora o que fazer por aqui.

A cidade possui muitas atrações naturais, uma vegetação bem preservada e montanhas que cercam a parte urbana de Serra Negra e que é um grande diferencial para o turista.

Localização:

Primeiramente, vamos nos localizar:


Serra Negra fica a leste do estado de São Paulo [Serra da Mantiqueira].

Distância das principais capitais:

- São Paulo: 153 km;

- Belo Horizonte: 499 km;

- Rio de Janeiro: 511 km;

- Brasília: 1.013 km;

- Porto Alegre: 1.263 km;

- Salvador: 2.115 km.

Como Chegar?

::de carro::

Vindo de São Paulo existem duas alternativas:

- A mais curta é via Fernão Dias (BR-381), Bragança Paulista, rodovia Pedro Astenori Marigliani (SP-008) e estrada até Monte Alegre do Sul (SP-287). São 140 km para se percorrer;

- Um pouco mais longa (150 km), mas com estradas melhores, é via Anhanguera (SP-330), SP-063 (até Itatiba), Dom Pedro I e SP-360, passando por Amparo;

Vindo de Campinas, deve-se seguir pela SP-340 (até Jaguariuna), SP-095 (até Amparo) e SP-360;

Vindo do Rio de Janeiro (511 km), acesso pela Via Dutra (até Km 377) e rodovia D. Pedro I, passando por Atibaia e Itatiba.

::de ônibus::

A empresa Rápido Fênix tem ônibus partindo de São Paulo [capital e interior];

::de avião::

O aeroporto mais próximo é o de Campinas, a 72 km de distância.

::Circulando::

Andar a pé é a melhor maneira de circular pela cidade. Para conhecer os atrativos da zona rural e os arredores, deve-se ir de carro.

Teleférico e Cristo de Serra Negra:



Esse é um dos teleféricos mais extensos do Brasil, com cerca de 1 km de comprimento, e para ajudar o estilo do banco [simples e com apenas uma proteção] e numa altura cada vez maior [já que você sobe a montanha ao andar pelo teleférico] faz com que aqueles que possuem algum medo de altura sintam ainda mais medo, principalmente quando o teleférico para de se mover para receber novas pessoas [normalmente idosos, grávidas ou quem possua alguma limitação de movimento]. - Quem sobe no teleférico e não sabe sobre isso pode tomar um tremendo susto nessa hora!

Fiquei com tanto medo quando estava subindo que não consegui sequer olhar para trás, então a câmera fotográfica fez isso por mim. A distância que você anda nesse teleférico é realmente muito longa!

Ao chegar no topo a recompensa é muito boa, ali avistamos o Cristo da cidade que é razoavelmente grande e ainda podemos ver toda a cidade do alto. Para não descer de uma vez o visitante ainda pode fazer umas comprinhas na loja próxima do Cristo ou usar o banheiro desse estabelecimento.


Outro detalhe interessante por aqui para se aproveitar [antes ou após a subida] é o mini-centrinho de compras na praça onde há o teleférico, há até uma casa de doces bem enfeitada e que chama muita a atenção de quem passa por lá.




Além do teleférico, Serra Negra ainda conta com muitas outras opções de lazer, como seus parques municipais, o Parque Fonte Santo Agostinho e o Lago dos Macaquinhos. O Conjunto Aquático Municipal é outro ponto de visitação com piscinas, duchas naturais e completa estrutura de lazer.

E o que não pode faltar pra quem visita essa cidade:

COMPRAS:


As opções de compra de Serra Negra são muito vastas, possuindo lojas e galerias que vendem de tudo: utensílios domésticos, malhas, bijuterias, roupas de couro, doces caseiros e uma enorme variedade de malhas, usualmente com um preço muito em conta.

Uma boa opção para quem está visitando a cidade é realizar as compras assim que descer do Teleférico, indo a pé até a Rua Coronel Penteado, um dos maiores centros de compra de Serra Negra.



Só tome cuidado com o seguinte: a qualidade dos produtos e o preço é tão convidativo que faz com que quem frequente a área de compras se empolgue e gaste demais, principalmente se estiver usando cartão, nem irá perceber o quanto está gastando até ficar no vermelho porque comprará demais. Por isso: olhe o que precisa e compre com moderação para não passar aperto depois!

Pelas redondezas:

Nas redondezas de Serra Negra existem várias outras cidades interessantes para se conhecer como Águas de Lindoia, Amparo, Holambra e Atibaia, todas em São Paulo, e razoavelmente próximo ainda é possível visitar Monte Sião (MG), ideal para a compra de malhas na época do inverno.

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]