Serra do Cipó, MG [Dicas de Roteiro]

A Serra do Cipó faz parte do município de Santana do Riacho - MG e é um local excelente para se fazer turismo ecológico ou de aventura, com opção de trilhas, trekking, escalada, passeios de caiaque e muitas outras coisas.


Aprenda boas dicas pra se virar por aqui e assim fazer um passeio muito mais divertido e proveitoso.

Localização:


A Serra do Cipó está localizada no estado de Minas Gerais, há apenas 100 km de Belo Horizonte. Ocupa uma área de 100.000 hectares e se destaca como “um conjunto de elevações entre 1.000 e 1.800 metros de altitude, que se estende por aproximadamente 40 km na direção Sudeste-Noroeste, parte meridional do Espinhaço.” 

Distância de algumas cidades:

- Jaboticatubas, MG - 47 Km;

- Lagoa Santa, MG - 60 Km;

- Belo Horizonte, MG - 100 km;

- Sete Lagoas, MG - 100 Km;

- Serro, MG - 143 Km;

- Diamantina, MG - 248 Km;

- Rio de Janeiro, RJ - 532 Km;

- São Paulo, SP - 684 Km;

- Brasília, DF - 814 Km.

Por que ir?


A Serra do Cipó é um dos recantos mais bonitos de Minas Gerais, possui diversas cachoeiras, grutas e trilhas, abriga muitas pousadas charmosas e é o local perfeito para descansar num fim de semana ou para realizar esportes de aventura como rapel, ciclismo, alpinismo, trekking e rafting, bem como andar de canoa ou caiaque.

Quando ir?

A melhor época é a seca, que vai de maio a setembro. Além de não chover, uma profusão de cores se espalha pelos jardins naturais. Evite o período entre dezembro e março, quando as chuvas intensas enchem os volumes dos rios e cachoeiras, representando perigo. Nesse período, a circulação pelas estradas locais fica prejudicada.

Entre maio e junho acontece o Festival de Artes e Vinhos da Serra do Cipó, agitando os distritos ao redor e também as cidadezinhas de Ipoema, Jaboticatubas e Conceição do Mato Dentro. Na ocasião, restaurantes, hotéis e pousadas da região elaboram cardápios especiais e, para aquecer as noites frias, a programação musical reúne jazz, bossa nova, chorinho e MPB.

Como chegar?

::de carro::

A Serra do Cipó fica a 100 km de Belo Horizonte, o percurso é em estrada pavimentada, tendo como referência a Av. Cristiano Machado ou Antônio Carlos, sentido Aeroporto Internacional de Confins, pela Linha Verde, no trevo de Lagoa Santa deve-se entrar à direita, sentido Conceição do Mato Dentro (Rodovia MG 10), após Lagoa Santa, deve-se seguir por 60 km, a estrada passa dentro da Serra do Cipó.

::de ônibus::

Na rodoviária de Belo Horizonte é possível pegar ônibus que seguem rumo a Serra do Cipó.

::de avião::

O Aeroporto mais próximo é o de Confins e está a 60 km de distância. Dali pode-se pegar um ônibus para a rodoviária de Belo Horizonte e de lá seguir viagem em um ônibus de viagem, ou ir diretamente do aeroporto para a Serra do Cipó, seja de táxi, alugando uma van ou de carro.

Outra opção possível é aterrissar no aeroporto da Pampulha [centro de Belo Horizonte], que está a 100 km de distância da Serra do Cipó e seguir o restante da viagem das maneiras citadas a cima.

O que fazer na Serra do Cipó?

Cachoeiras:

Cachoeira do Tabuleiro, a maior de Minas Gerais.

O Parque Nacional da Serra do Cipó possui mais de 60 cachoeiras, cada uma mais linda que a outra. Durante todo o percurso você verá sempre lindas paisagens, com fauna e flora exuberantes e ficará fascinado com tamanha beleza.

Algumas cachoeiras famosas da região: Cachoeira do Tabuleiro, Cachoeira Grande, Cachoeira da Farofa, Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira de Baixo, Cachoeira da Capivara, Cachoeira do Congonhas de Cima, Cachoeira da Caverna, Cachoeira da Lagoa Dourada, Cachoeira das Andorinhas e do Gavião.

Camping:

O Camping Véu da Noiva está próximo ao Parque Nacional da Serra do Cipó e é um ótimo lugar para se relaxar e aproveitar as belezas da natureza ao redor. Fundado nos anos 80, o lugar tem infraestrutura completa com capacidade para até 300 barracas. O camping conta com piscinas naturais, quadras de areia, restaurante, WiFi, sala de TV, vestiários com duchas quentes, banheiros para deficientes, entre outros diferenciais.

Esportes Radicais:

As paisagens privilegiadas da Serra do Cipó convidam à prática de atividades de aventura como trekking, rapel, canoagem e ciclismo.

A ordem é deixar a preguiça de lado e encarar as trilhas que levam a cenários ainda mais encantadores, como o Cânion das Bandeirinhas, emoldurados por poços para banhos; e o Morro da Pedreira, com vias para escalada e um belo pôr do sol. Algumas são vencidas apenas a pé, mas outras podem ser desbravadas de bike.

As cavalgadas também fazem parte do programa e são ótimas opções para se chegar a diversas cachoeiras dentro do Parque, como Farofa, Taioba, Gavião, Andorinha... além do Cânion das Bandeirinhas. Já a turma radical faz a festa na tirolesa do poço do Rio Cipó – a queda, de 40 metros, parte do pedrão do Rio Cipó, e termina no poço.

Passeio de canoa canadense pelo Rio Cipó.

Dicas:

1. Além de considerar o preço, sempre confira qual é a duração do passeio escolhido e sua respectiva dificuldade, respeite as suas limitações e leve em conta como está o seu condicionamento físico;

2. Evite realizar dois passeios longos no mesmo dia, além de ficar desgastante demais, você correrá o risco de não conseguir executar ambos os passeios. Caso faça isso, alterne entre um longo e um curto ou dois curtos no mesmo dia, sempre considerando a dificuldade, o tempo gasto e a distância de onde serão realizado os passeios;

3. Ligue para algumas pousadas antes de pagar os passeios que você quer, dessa forma você confirma a veracidade da agência de turismo que realizará os passeios;

4. Se você não é profissional no assunto, faça passeios com guia: fica mais caro, mas o risco de acidentes será mínimo. Os nativos da região sempre conhecem o local melhor do que nós que estamos apenas visitando!

5. Vá com o bolso preparado para gastar um bom dinheiro nos passeios [caso opte por fazê-los]. O turismo por essa região é um pouco caro, mas com certeza o que fizer por aqui será inesquecível e ficará marcado na sua história de vida.

PASSEIOS QUE ACHEI IMPERDÍVEIS:

- Cachoeira do Tabuleiro: Aqui você percorrerá uma trilha até a cachoeira mais alta de Minas Gerais [a terceira maior do país], com 273 metros de queda livre. Tiramos fotos do topo dessa cachoeira e realmente dá para sentir a imponência da natureza, estava tão alto que até senti um friozinho forte na barriga!

- Canoagem pelo Rio Cipó: Aqui o visitante irá navegar pelo Rio Cipó utilizando uma canoa canadense, daquelas em que existem dois lugares e cada um tem seu próprio remo, devendo remar de forma sincronizada para que o barco ande. Começa próximo à Cachoeira Grande e enquanto se navega normalmente é possível ver cegonhas, dezenas de capivaras e se der muita sorte até alguma tartaruguinha. Tem como destino a prainha, onde dão uma parada para descanso ou para banho e volta-se pelo mesmo caminho.

Dica Extra: Prepare-se para molhar o bumbum numa água super gelada. Não é possível navegar pelo caiaque sem molhar a nossa querida poupança. Mesmo com esse contratempo ainda indico o passeio e o dito como sendo inesquecível.

Prepare-se para estar (quase) desconectado do Mundo:

Não sei dizer ao certo, mas acho que lugares afastados, extremamente amplos e abarrotados de árvores, como a Serra do Cipó, por exemplo, costumam ter uma conexão de celular e internet terrivelmente ruins.

Em alguns lugares [principalmente enquanto estiver realizando os passeios] a conexão e o sinal não pegam de jeito nenhum, por isso sempre tome cuidado e caso tenha qualquer dificuldade peça ajuda para o seu guia ou algum nativo da região, eles costumam saber os lugares em que a conexão e o sinal são menos piores.

Confira mais algumas fotos da região:







Quantos dias ficar na Serra do Cipó?

Isso irá depender um pouco do que você vai querer fazer por aqui. Se quiser apenas descansar e conhecer as belezas do parque próximo da Vila Cipó, apenas um fim de semana será o suficiente, já se quiser colocar mais passeios de aventura incluídos no seu passeio, ele irá aumentar conforme o número de passeios que você realizar.

Como dito acima, separe um dia para cada passeio de longa duração e veja se é possível encaixar dois passeios pequenos num mesmo dia.

Fontes Pesquisadas:

http://www.portalcipo.com.br/serra.php?cod_cat=localizacao

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/serradocipo/comochegar.cfm

https://portalserradocipo.tur.br/como-chegar-na-serra-do-cipo/

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/serradocipo/quandoir.cfm

https://www.trilhaseaventuras.com.br/o-que-fazer-na-serra-cipo-mg/

https://turismodeminas.com.br/dicas/camping-em-minas-gerais/

https://www.feriasbrasil.com.br/mg/serradocipo/esporteseecoturismo.cfm

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]