Holambra, SP [Dicas de Roteiro]

Já pensou em conhecer o Festival das Flores de Holambra [Expoflora], em São Paulo?


Se prepare, pois certamente você fará um passeio muito especial, seja sozinho, em casal ou com toda a família.

Localizada no interior de São Paulo, Holambra é o principal polo produtor de flores e plantas ornamentais do Brasil, correspondendo por quase metade da produção e comercialização nacional de flores e plantas ornamentais. A cidade, fundada por imigrantes holandeses na segunda metade do século passado, há mais de 33 anos sedia a Expoflora, o maior evento de flores da América Latina.


A exposição acontece todos os anos e reúne flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 300 produtores. É uma ótima oportunidade para quem gosta de admirar a arte em arranjos florais. Em 2015 teve como tema Flores, Sabores e Sensações.

Entre as atrações fixas estão, também, a Mostra de Paisagismo e Jardinagem, com o tema Frutos do Jardim; as tradicionais Parada das Flores e Chuva de Pétalas; o Passeio Turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas; o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões, mini sítio e visita ao Museu de Holambra.

Confira agora as principais atrações dessa incrível cidade paulista:

Visita a Fazenda de Crisântemos:


Assim que chegar, ainda na entrada da Expoflora você poderá comprar os tickets para realizar esse passeio, que é muito barato e vale a pena. Durante o percurso contam um pouco da história de Holambra e também mostram muitas curiosidades interessantes do local.


Após isso é realizado um passeio rápido pela Fazenda de Crisântemos, onde os visitantes poderão apreciar os campos floridos.



E você ainda conhecerá as flores, ornamentos e os jardins verticais que estão espalhados pela fazenda e aprenderá coisas interessantes sobre o uso das sementes e do próprio cultivo dos crisântemos.




Dica: Chegue cedo e faça esse passeio antes de entrar dentro da Expoflora, assim você poderá passar o resto do dia aproveitando o evento sem se preocupar em ter perdido o passeio para a Fazenda dos Crisântemos.

No caminho ainda é mostrado para os visitantes o maior moinho da América Latina, o Moinho dos Povos Unidos.


Confira agora as atrações de dentro da Expoflora:

Mostra de Paisagismo e Jardinagem:

Essa mostra é bem interessante e muda seu tema em todos os anos. Em 2015, por exemplo, você poderia conferir algumas mostras como essas daqui:



Os organizadores do evento tomaram todo o cuidado possível, mesmo nos pequenos detalhes e nas coisas mais simples, como na disposição dos mini-cactos, os detalhes da estátua e o réptil em cima das pedras, nas fotos abaixo:



E também fizeram bom uso dos jardins verticais, além de sempre aproveitar as melhores características do que pretendiam para harmonizar melhor com o ambiente.




E isso é apenas uma pequena amostra, pois no evento em si existem dezenas e mais dezenas de mostras para se apreciar, e não para por aí, vamos ver mais coisas interessantes.

Exposição de Arranjos Florais:

Aqui dispuseram flores e mais flores em diversos tipos de arranjos, sempre muito lindos.




IMPORTANTE: Entre o final de agosto e o mês de setembro é quando acontece a Expoflora, o maior evento de Holambra. Pode ir tranquilo que a cidade é totalmente equipada para receber milhares de turistas por dia durante o evento.

Culinária Holandesa:


Conhecer Holambra é como conhecer um pedaço da Holanda que está no Brasil, e uma das melhores formas de se fazer isto é aproveitando a culinária típica do local, que é bem diferente, possuindo pratos como o Joelho de Porco, o Chucrute [uma espécie de repolho em conserva com um pouquinho de pimenta usado pelos holandeses], e muitos outros.

Prato com o Chucrute.

Coma lanches como o Crepe Suíço e claro, não deixe de conhecer as sobremesas daqui, você irá se surpreender com o delicioso sabor!


Essa Torta Holandesa, por exemplo, é uma dádiva dos céus que parece mais uma mistura de pudim, mousse e sorvete com chocolate.

Não aguentamos esperar pra tirar a foto, acabamos comendo um "bom" pedacinho antes!

Danças Típicas Holandesas:


Como estamos falando sobre a cultura, não deixe de conhecer as danças típicas holandesas.

Vídeo 01:


Antes de voltar para as atrações, saiba que a cidade é bem enfeitada, quase sempre lembrando flores, desde algumas placas na rua e principalmente quando você estiver dentro da Expoflora:




Quase sempre lembrando flores: Esse orelhão foi baseado no sapato típico holandês.

Separe um dinheirinho, principalmente se estiver levando alguém para comprar por aqui, pois o que mais existe na Expoflora são opções de compras, que vão desde diversas opções de artesanatos, enfeites e bugigangas em geral, a todo o tipo de sorte de plantas e flores possível.

Os principais estabelecimentos comerciais para isto são o Shopping das Flores, o Shopping Vermelho, o Verde e o Azul, cada um com algumas peculiaridades, vamos conhecê-los:

Shopping Vermelho:

Esse shopping é especializado na venda de lembrancinhas, camisas e artigos em geral.


Chegam até a vender coisas bem diferentes e curiosas, como esse bebê fantoche:

Vídeo 02:


Shopping Verde:

Nesse shopping o foco é voltado mais para presentes e souvenir, tanto de artesanato comum quanto de porcelana, além de também ter muitas outras coisinhas.





Shopping Azul:

Esse shopping é voltado para a venda de artigos para presente e decoração.



Shopping das Flores:

No maior festival de flores da América Latina, o que não falta para se comprar são flores, com um preço bem em conta e uma diversidade quase ilimitada dos mais diversos tipos de plantas, mini-cactos, cactos, flores, bonsais e sementes em geral.






Atrações para a Criançada:


É certo que na Expoflora existem atrações para todas as idades, há teatro para os pequeninos, coisas para se fazer em casal ou para a maior idade. Quem ama tirar fotos não se cansará de tanta coisa para se ver e existe até um parque para as crianças um pouco maiores se divertirem.

Veja alguns dos brinquedos:






E finalizando, a atração mais importante do evento:

Parada das Flores e Chuva de Pétalas:

A parada das flores é basicamente a banda e os mascotes que perambulam pela feira a caminho do palco central [próximo do parquinho, onde há o palanque com o canhão de rosas].

O clima é contagiante e muito divertido!

Vídeo 03:


No final do evento, o mascote da cidade, o Tulipo, subirá nesse palanque e após uma breve explicação dos organizadores começará o evento mais bonito do dia, a chuva de pétalas:


Não entendeu o que é? Não tem problema, veja o vídeo abaixo:

Vídeo 04:


Por pouco mais de três minutos serão despejados cerca de 350 kg de pétalas sobre os visitantes. Lembrando que em datas determinadas também é possível apreciar esse mesmo evento, mas com o adicional de um helicóptero também estar jogando pétalas do céu.



DICAS: Antes de ir para cá, pergunte a algum dos funcionários que eles irão lhe informar onde você podem guardar suas coisas, assim fica mais tranquilo e divertido para transitar e aproveitar melhor a chuva de pétalas.

Não se preocupe em ter visto o vídeo agora, estar lá é incrível e surreal de tão bonito. Não deixe de conhecer Holambra, esse destino paulista tão interessante e que certamente vale como uma viagem de presente para aquela pessoa querida e que gosta de flores.

Para mais informações sobre como chegar e o que fazer por aqui consulte o site oficial da Expoflora, clicando AQUI.

Sabe por que eu frisei tanto o ano de 2015? É porque em 2016 e nos outros anos será tudo diferente, ainda mais divertido e incrível. Não deixe de conhecer esse destino! E o mais legal é que você pode conhecer tudo em um único dia!

CURIOSIDADE: O nome Holambra veio da junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantém as características, os costumes holandeses e inclusive a culinária, que também são divulgados na Expoflora.

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]