De Ténéré pela América do Sul [p1]

Confira como foi a viagem espetacular do Nando em sua moto Yamaha Ténéré 250cc saindo de Contagem (MG), seguindo do Brasil e passando por alguns países da América do Sul rumo a Antofagasta, no Chile.


Pequenos esclarecimentos:

Infelizmente o Nando teve um ano de 2017 muito difícil e passou por muitos perrengues, por isso, para dar uma compensada por tantos problemas sofridos nesse período ele resolveu realizar uma verdadeira aventura em 2018, pra já começar o ano de forma diferente e mais inspiradora.

Sua meta era chegar a Antofagasta, no Chile, passando também por Foz do Iguaçu [PR] para conhecer as Cataratas pelo lado brasileiro e em seu caminho ele ainda queria encontrar a Mão do Deserto no Deserto do Atacama [Chile] e o maior salar do mundo, que fica em Uyuni, na Bolívia.

No mapa: Foz do Iguaçu, PR | Uyuni, Bolívia | Antofagasta e Deserto do Atacama, Chile.

A moto que ele utilizou para essa aventura foi uma Yamaha Ténéré 250cc, já bem rodada e com sua manutenção em dia.

Yamaha Ténéré 250cc.

[Notas: Para que sua leitura fique fluida e confortável, a partir de agora começarei a contar como foi essa viagem em 1ª pessoa]

DIA 01 - Sábado [20 de Janeiro de 2018]

Após andar por quase 200 km em minha moto, uma Yamaha Ténéré 250 [que diga-se de passagem, está rodando pela América do Sul pela 2ª vez] resolvi fazer minha primeira parada no atendimento da concessionária de Formiga (MG), às 7:19h. Por enquanto estava tudo tranquilo, friozinho, de boa e com a moto boa, em suma, tudo funcionando bem!


Continuando... Segui viagem por pouco mais de 2 horas e nesse meio tempo deu pra ver alguns cânions. Nossa! É bonito pra caramba, deve ser muito doido andar de lancha lá, entre eles, pena que não parei pra tirar fotos nessa parte do caminho. Após isso resolvi parar para tomar mais um cafezinho.

MG-050, entre Furnas (MG) e Passos (MG).

Às 9:48h fiz mais uma parada na concessionária para tomar água e um cafezinho. Acho que passei por uns 6 pedágios de R$ 2,90 cada um [valores de 2018], caro pra caramba! Pensei em vir por aqui para economizar, mas ao que parece era melhor ter vindo por São Paulo.


Uma coisa legal que fiz nessa viagem, ao menos enquanto estava no Brasil, era avisar de tempos em tempos à minha família o que estava fazendo para que eles ficassem mais tranquilos, já que essa aventura foi realizada comigo totalmente sozinho.



Às 10:14h passei por Itaú de Minas (MG). Até esse momento já tinha rodado uns 318 km. E a gasolina por aqui é bem cara, simplesmente R$ 4,50 o litro [valores de 2018]. Finalmente, às 13:46h, após simplesmente 505 km rodados no mesmo dia, cheguei em São Sebastião do Paraíso (MG), praticamente na divisa entre Minas Gerais e São Paulo.


Parei para almoçar e segui pela estrada novamente. Dei conta de fazer todo esse trajeto porque a estrada estava boa e eu ainda tinha muita energia.

Fui tão no embalo que segui direto por mais quase 4 horas e acabei chegando em Sertanópolis (PR), praticamente na divisa entre São Paulo e o Paraná, às 18:31h. Minha ideia era passar por Londrina, mas acabei passando direto. O pessoal da minha casa já estava louco e quase que suplicava para que eu parasse de andar na moto.


Feito tudo isso, chegou a hora de descansar, pois amanhã tinha mais estrada para percorrer nessa aventura!


Também não valia a pena andar mais porque estava bem escuro e chovia muito:

Vídeo 01:


DIA 02 - Domingo [21 de Janeiro de 2018]

Estando aqui preferi mudar a rota para seguir rumo a Foz do Iguaçu. Já passei por lá no passado, mas tinha visto as cataratas apenas pelo lado argentino e dessa vez resolvi conferir como ela era pelo lado brasileiro. [Um dado não muito bom que descobri por aqui era que tinha previsão de chuva para todos os dias]



Perto das 11:40h parei em Corbélia (PR) para almoçar e conversar um pouco com a minha mãe pelo zap.


Ela disse que meu pai deu azar e teve um pane na moto dele. Nada sério, mas quer era algo chato de se resolver.


De bucho cheio continuei com minha viagem e passei por Matelândia, no Paraná.



Já em Foz do Iguaçu, às 13:25h procurei por uma pousada para ficar, ajeitei as minhas coisas e saí para dar uma volta pela cidade. Saí depois das 15:00h e cheguei próximo de lá perto das 18:30h.

Vídeo 02: Com eu muito feliz com as expectativas!


Vídeo 03: Com eu meio triste depois da realidade!


E a família não perdoou!


Eu tinha visto que estava chovendo e protegi o celular e a carteira, mas esqueci da doleira e acabei molhando tudo. Mas o que importa mesmo é que consegui avistar as cachoeiras pelo lado brasileiro, e percebi que é muito mais bonito do que o lado argentino [ao menos na minha opinião]. É realmente incrível!

[Então, bora ver o que pude ver nesse meio tempo: Entre os vídeos da Expectativa e da Realidade!]

Coisas interessantes vistas pelo caminho:

Vídeo 04:


Vídeo 05:


Vídeo 06: Esse é um quati, um animal típico dessa região:


Vídeo 07:


Vídeo 08:


Vídeo 09:


Notas: Dessa vez o som das cataratas estava tão forte que nem deu para ouvir o que eu estava dizendo!

Vídeo 10:


Vídeo 11:


Mais fotos de Foz do Iguaçu:






Só tenho uma coisa a dizer sobre esse lugar, é um verdadeiro espetáculo da natureza, uma maravilha natural do mundo que fica aqui no Brasil.





Cara de conquista realizada:


Lembrando em! essa era a minha lista de lugares a serem visitados:

- Cataratas do Iguaçu, PR - Brasil [Visitado]

- Salar de Uyuni, Bolívia

- La Mano del Desierto, Deserto do Atacama - Chile

- Antofagasta, Chile

:: Ao menos o primeiro destino dessa lista já estava completo. Ainda faltavam mais três para se conhecer::

Depois disso voltei para a pousada e dei um jeitinho como um autêntico brasileiro para resolver o problema das coisas molhadas enquanto eu aproveitava para fazer meu lanche noturno.

Vídeo 12:


Após toda essa aventura descansei um bocado e aproveitei para conversar com meu pai e um dos meus irmãos pelo zap. Também tracei a minha rota para o outro dia e estudei como fazer o seguro carta verde, mas apesar de ter chegado ao local estava tarde e vi que lá estava fechado.

Vídeo 13:


Esse foi o resumo da minha noite:


E ainda teve o Templo Budista que estou afinzão de ir. Não pude por causa dos contratempos... e que amanhã não irá abrir!

Vídeo 14: Ainda com aquela labuta de colocar minhas coisas para secar dos temporais daqui!


Vídeo 15: Nada que um elástico não resolva!


Terminado o dia, a meta para o próximo seria ir para Assunção, no Paraguai, mas como já estendi muito esse relato, continuarei na próxima parte.

Clique AQUI para ir para a Parte 2 desse relato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]