Buenos Aires, Argentina [Dicas de Roteiro]

Buenos Aires é a capital da Argentina e a segunda maior área urbana da América do Sul, ficando atrás somente de São Paulo.

Saiba agora o que fazer por aqui.

Buenos Aires é uma das cidades mais europeias de nosso continente devido a sua evolução histórica, com uma sociedade formada a partir da vinda de imigrantes italianos, ingleses, judeus e russos.

A cidade é um dos destinos mais procurados por brasileiros que desejam ter uma primeira experiência internacional. A proximidade com o Brasil e a aparente semelhança do português com o castelhano, além de passagens aéreas mais baratas do que para a Europa e Estados Unidos fazem da capital argentina um excelente destino para ser visitado todos os anos por milhares de brasileiros.

Quando Ir?


Para quem está programando uma viagem à Buenos Aires muitas são as dúvidas sobre qual o melhor período para ir. O clima é algo que realmente influencia na decisão. Alguns gostam de frio e outros querem passar longe dele. As estações do ano na Argentina correspondem às brasileiras.

Buenos Aires, com um clima temperado oceânico, é uma cidade que pode ser visitada sem problemas em qualquer época do ano, mas os meses mais agradáveis são os da primavera e do outono. A melhor época para visitar Buenos Aires corresponde aos meses de abril, maio, setembro e outubro.

Verão:

No verão [21 de dezembro a 20 de março] o clima é quente e úmido. As manhãs são quentes e a temperatura sobe ao meio-dia e no início da tarde. O pico de calor poderá exceder 40ºC. À noite a temperatura cai um pouco. Além disso, o governo da cidade promove eventos públicos e gratuitos durante todo o verão.

Outono:

No outono [21 de março a 20 de junho] geralmente há garoa ou chuvas leves. Em dias ensolarados do outono e na primavera as manhãs são frescas, a temperatura sobe de forma agradável ao meio-dia e baixa à noite. No outono, você poderá ver as flores no chão, um encanto a parte.

Inverno:

O inverno [21 de junho a 20 de setembro] é para quem realmente gosta de frio, já que a média é de 11ºC, mas raramente desce abaixo de 0ºC. Durante o dia o clima é de frio moderado, mas à noite a temperatura baixa consideravelmente. Não há geadas, mas para sair à noite se necessita de casaco de lã, jaqueta e cachecol ou um sobretudo. Não se esqueça da luva e uma touca.

Primavera:

A primavera [21 de setembro a 20 de dezembro] é a estação preferida da maioria dos turistas e também é considerado um dos melhores períodos para se viajar. O clima é agradável, nem frio e nem tão quente. A cidade está florida e fica encantadora. Todos os passeios são agradáveis nesse período.

Como Chegar?

Buenos Aires, a capital da Argentina, é um dos destinos mais visitados pelos brasileiros. Por este motivo, existem muitas ofertas de passagens para se chegar a cidade. Frequentemente as companhias aéreas oferecem promoções para este destino.


::de carro::

Quem vive nas cidades próximas possui a opção de ir a Buenos Aires de ônibus e de carro. Se você estiver no Uruguai, poderá fazer a travessia de barco desde Montevideo, Colonia del Sacramento ou Punta del Este. No barco também é possível levar o seu carro, como em uma balsa.

::de ônibus::

Existem três empresas de ônibus que fazem o trajeto Brasil – Argentina de ônibus: Crucero del Norte, Flecha Bus e JBL Turismo. Os pontos de partida são cidades do eixo sul-sudeste, como Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

::de avião::

Algumas capitais do Brasil possuem voos diretos para Buenos Aires. Cidades como Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Natal e Fortaleza possuem voos diretos para a capital da Argentina. Muitas outras cidades têm voos com uma ou duas paradas.

Buenos Aires possui dois aeroportos: o Aeroporto de Ezeiza [Aeropuerto Internacional de Ezeiza “Ministro Pistarini”] e o Aeroparque [Aeroparque Internacional “Jorge Newbery”].

O Aeroporto de Ezeiza é o maior aeroporto da Argentina. Possui três terminais: Terminal Internacional, Terminal das Aerolíneas Argentinas e Terminal Nacional. O Aeroporto de Ezeiza fica a 33 km do centro de Buenos Aires e recebe voos do mundo inteiro, possuindo uma melhor infraestrutura e um bom freeshop.

O Aeroporto Aeroparque recebe voos domésticos e de países da América Latina. Possui uma ótima localização, estando a apenas 2 km do centro de Buenos Aires.

Como circular em Buenos Aires?

Buenos Aires é uma cidade ótima para caminhar, principalmente na região central. Para ir de um bairro a outro, é interessante utilizar o metrô, ônibus, táxis ou Uber e Cabify [os aplicativos de motoristas já estão bem estabelecidos e contam com preços mais em conta que o dos táxis. É necessário ter o aplicativo instalado, que é o mesmo do Brasil, e se conectar em uma rede WiFi para chamar o serviço - ou comprar um chip de celular argentino].

O que fazer em Buenos Aires?

Buenos Aires, assim como as grandes cidades do mundo, possui inesgotáveis opções de turismo. Todo dia tem algo diferente acontecendo em vários cantos da metrópole. Conheça agora as principais atrações turísticas dessa cidade encantadora.

Centro:


A primeira impressão que se tem do centro de Buenos Aires pode não ser das melhores, mas acredite, você encontrará lugares surpreendentes por aí. São tantos que talvez até mesmo em um dia inteiro você não consiga conhecer todos eles. Principalmente se quiser fazer todas as visitas guiadas que há nas suas construções importantes.

É por esta zona que estão alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, como: Casa Rosada, Café Tortoni, Obelisco, Palácio Barolo, Congresso Nacional, Teatro Colón, Galerias Pacífico e o Mirante da Galeria Güemes.

Uma maneira bacana para conhecer um pouco da história de alguns destes lugares é fazer o Free Walking Tour que acontece diariamente, pela tarde.


La Boca:

Esse é o bairro do Caminito, uma pequena rua revitalizada na década de 90 e que hoje concentra lojas de artesanato, ateliês, cafés e restaurantes. Se você é fã de futebol, vale uma visita ao Estádio La Bombonera, do time Boca Juniors.


San Telmo:

San Telmo é aquele tipo de lugar que te fará voltar no tempo. Entre um casarão e outro, você passará por antiquários, restaurantes e algumas das cafeterias mais tradicionais de Buenos Aires. Por aqui ocorre a tradicional e famosa feira de San Telmo, que acontece sempre aos domingos.

Trata-se de um dos passeios mais procurados pelos turistas na cidade, atraindo os apaixonados por história, antiguidades, artesanato e bugigangas, além de turistas curiosos que adoram conhecer lugares diferentes.

Ainda em San Telmo há dois museus que podem ser incluídos no seu roteiro por Buenos Aires: o Museu de Arte Contemporânea [MACBA] e o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires [MAMBA].

Recoleta:


Considerado por muitos o melhor bairro para se hospedar em Buenos Aires, a elegante Recoleta é uma região para conhecer sem pressa. Uma boa ideia é começar o dia com o Free Walking Tour Recoleta, que acontece diariamente pela manhã. O passeio vai te orientar sobre os principais pontos turísticos desta área. O tour termina no Cemitério da Recoleta e a partir daí você terá a tarde toda para explorar o bairro por sua conta.

A poucos minutos de caminhada do cemitério você poderá ir ao Museu de Belas Artes e à Flor Metálica, que está ao lado do imponente prédio da Faculdade de Direito. Outra construção que está bem próxima é a da Biblioteca Nacional.

A uma pernada de vinte minutos, mas ainda na Recoleta, encontra-se outra atração que não costuma ficar de fora de um roteiro em Buenos Aires: a Livraria El Ateneo, famosa por estar alocada dentro de um antigo teatro.


Palermo:


Palermo é o bairro onde se encontram os Bosques de Palermo e o Jardim Botânico, além de diversos bares e restaurantes bacanas. Por aqui vale começar o dia cedo para conhecer os parques da cidade.

Dedique a manhã inteira para conhecer o Jardim Botânico, o Rosedal e o Jardim Japonês. Estes três são os mais famosos e estão a uma curta caminhada de distância. Entre eles você verá outras áreas verdes bem cuidadas que deixam a região ainda mais bonita.

Puerto Madero:


O antigo porto da cidade foi revitalizado e está super moderno, contando com diversos bares e restaurantes ao longo do rio. Completamente revitalizada, a área se tornou um dos principais polos gastronômicos da cidade e conta com alguns hotéis 5 estrelas. Por isso se tornou destaque entre os pontos turísticos de Buenos Aires.

Ainda em Puerto Madero, está a Ponte da Mulher, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e inaugurada em 2001. Ela tem um design bem moderno e foi inspirada em um casal dançando tango.

Nas Redondezas:

Delta do Tigre, Argentina:


Tigre é uma cidade localizada na Grande Buenos Aires, a cerca de 30 km da capital. É um destino bem legal para quem está em Buenos Aires. Para chegar lá você pode ir de trem, que sai da Estação Retiro, de barco saindo de Puerto Madero, ou até por passeios contratados.

Da embarcação você poderá avistar como as pessoas vivem nas ilhas. Elas só se locomovem por vias fluviais, de canoa e lanchas, por exemplo. Ainda nesse passeio, você pode comprar um ticket para visitar a região de ônibus turístico, conhecendo assim, o Parque La Costa, Cassino e Porto de Frutos, além do Museu de Arte de Tigre e ainda fazer outras paradas interessantes pelo caminho.

Colonia del Sacramento, Uruguai:


Colônia é uma pequena cidade uruguaia que pode ser conhecida em um passeio de um dia saindo de barco de Buenos Aires e atravessando o Rio da Prata. A cidade é pequena, muito arborizada e possui um centrinho histórico superinteressante. O lugar foi disputado por espanhóis e portugueses e hoje em dia preserva um pouco de suas construções históricas e ruas pavimentadas com pedras.

Outras atrações de Buenos Aires:

Shows de Tango:


Seja em um show super turístico, em uma casa pouco explorada, na rua, ou em uma milonga [onde os locais se encontram para dançar], ter contato com o tango e admirar essa dança é um programa muito interessante em Buenos Aires.

Os preços variam de acordo com a casa, porém, é possível encontrar tangos para todos os bolsos. Mesmo quem não é tão fã de dança se rende ao talento dos bons dançarinos e ao ritmo.

A variedade de locais para assistir a um espetáculo de tango é imensa. Algumas das opções mais procuradas pelos turistas são o Señor Tango, Tango Porteño, Café Tortoni, Madero Tango, El Querandí, Piazzolla e o Centro Cultural Borges.

Cada um dos espetáculos tem um foco, alguns são mais turísticos e comerciais, outros mais tradicionais. Se quiser apresentação estilo espetáculo e teatral, uma boa opção é o Tango Porteño, mas se você prefere uma apresentação menor, uma boa sugestão é o El Querandí.

Apesar de belos, esses espetáculos são voltados principalmente para turistas, por isso vale a pena conferir as apresentações do Centro Cultural Borges, muito bem produzidas e bem mais baratas, onde também há muitos portenhos. Fica na belíssima Galeria Pacífico. Para dançar o tango, a dica é escolher uma das muitas milongas, onde os locais frequentam para dançar, como La Viruta ou Parakultural – em várias delas é possível fazer aulas de tango.

Zoológico de Luján:


A 70 km do centro de Buenos Aires está uma atração controversa. No Zoológico de Luján, o turista terá contato direto com animais selvagens [como tigres, leões, elefantes, aves exóticas, dentre outros] e poderá tirar fotos dentro das jaulas ou até mesmo dar comida para alguns desses animais.

Esse é considerado um dos principais passeios da região metropolitana e um dos pontos turísticos mais famosos entre os turistas brasileiros. Para quem aprecia, esse é um passeio para se passar o dia todo e com certeza essa será uma experiência diferente e incrível.

Degustação de Vinhos:


Todos sabem sobre a tradição histórica do vinho nas terras argentinas, país onde se respeita quase que religiosamente o consumo dessa bebida. Não é atoa que a Argentina ocupa o 7º lugar na lista de produção e consumo de vinho no mundo, perdendo apenas para alguns países europeus como Espanha, França e Itália.

A tradição, que segue há mais de 500 anos no país, é responsável por grande valor econômico de exportação, e é claro, no consumo interno, subsidiando mais de 200 mil hectares de vinícolas por todo o território argentino.

Atualmente, viajar para a Argentina é quase um sinônimo para infiltrar-se na cultura e tradição do vinho. Não importa a cidade em que você esteja, haverá sempre garrafas de vinhos lhe esperando nas mesas de jantar, nos supermercados de cada esquina e principalmente nas elegantes lojas especializadas. E o melhor de tudo isso, com valores justos e acessíveis.

Jogar nos Cassinos:


Na Grande Buenos Aires existem três cassinos, sendo o mais famoso deles o de Puerto Madero. Além desse há também o Casino del Hipódromo e o Trilenium.

O Cassino de Puerto Madero [ou Casino Flotante] fica dentro de um grande navio atracado em Puerto Madero. O Casino del Hipódromo está localizado no hipódromo argentino de Palermo e fica bem pertinho do centro. Por último temos o Trilenium, que fica na cidade de Tigre e vale a pena a visita caso você esteja passeando por essa cidade.

Curiosidades Interessantes:


A avenida 9 de Julio é a avenida mais larga do mundo. Famosa por cortar a cidade toda, ela possui 140 metros de largura, com 12 pistas.

Inclusive, a construção dessa avenida deu o que falar na época: em 1912 seu projeto foi aprovado, mas apenas em 1937 iniciaram-se as construções. Isso porque ainda existiam casas e edifícios no local. A escolha do nome da avenida tem uma justificativa plausível, sendo a data que a independência da capital Argentina foi conquistada.

Ainda na 9 de Julio está localizado o Obelisco de Buenos Aires, um dos principais pontos turísticos argentinos. 

Dicas Gerais:

Para entrar na Argentina, por ser um país do Mercosul como o Brasil, não precisamos de visto, nem passaporte, apenas o documento de identidade já é suficiente.

Fontes Pesquisadas:

https://aguiarbuenosaires.com/clima-e-temperatura-em-buenos-aires-quando-ir/

https://manualdoturista.com.br/melhor-epoca-para-ir-buenos-aires/

https://vidacigana.com/o-que-fazer-em-buenos-aires/

https://www.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-buenos-aires-dicas.html

https://aguiarbuenosaires.com/passeios/zoologico-lujan/

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

https://www.voltologo.net/buenos-aires-roteiro-de-viagem/

https://www.brasileirosnargentina.com.br/buenos-aires

https://umaturistanasnuvens.com/feira-de-san-telmo-em-buenos-aires/

https://www.passagensimperdiveis.com.br/dicas-de-viagem/pontos-turisticos-buenos-aires/

https://www.queroviajarmais.com/roteiro-buenos-aires-2-3-4-5-dias-viagem/

https://catracalivre.com.br/viagem-livre/roteiro-de-7-dias-em-buenos-aires-para-aproveitar-ao-maximo/

https://www.brasileirosnargentina.com.br/buenos-aires/como-chegar

https://www.fully.com.br/blog/curiosidades-sobre-buenos-aires/

https://aguiarbuenosaires.com/vinhos-em-buenos-aires/

https://guia.melhoresdestinos.com.br/gosta-de-cassinos-80-37370-pf.html

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]