Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]

Aparecida é a cidade que leva o nome da padroeira do Brasil.


Saiba o que existe nesse destino em que a fé prevalece tem a nos oferecer e se encante com essa incrível cidade paulista.

Aparecida é um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo e se orgulha de abrigar o maior santuário dedicado á Nossa Senhora Aparecida, considerada como a Padroeira do Brasil.




A cidade abriga um verdadeiro complexo turístico e religioso totalmente estruturado para receber visitantes, com uma enorme basílica, shoppings, complexos de lojas, museus e até mesmo um teleférico.

Quando Ir?

O fluxo de turistas que visitam a cidade é grande em todos os finais de semana do ano. No feriado de 12 de outubro [dia de Nossa Senhora Aparecida] o movimento se torna ainda mais intenso em todo o Santuário e na Basílica Velha, congestionando a Passarela da Fé. Há missas diárias, em vários horários, com benção ao final de cada celebração.


Como chegar?

Aparecida está localizada a 189 km de distância da capital do estado de São Paulo, a 269 km do Rio de Janeiro e a 539 km da capital mineira.

::de carro::

Vindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, acesso pela Via Dutra.

::de ônibus::

A viação Pássaro Marrom tem ônibus partindo de várias cidades de São Paulo. A viação Útil faz a linha Belo Horizonte x Aparecida e a viação Sampaio liga o Rio à Aparecida.

::de avião::

O aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos, a 84 km. O de Guarulhos, em São Paulo, está a 188 km de distância.

O que fazer em Aparecida?


Aparecida tem todos os seus atrativos ligados à Nossa Senhora. Seu cartão-postal é o Santuário Nacional, onde está a linda Basílica Nova, abrigando, além da imagem da padroeira do Brasil, várias capelas e salas como a das Velas e dos Milagres. E ainda existem outros atrativos bem interessantes para se conhecer por aqui.

Saiba o que fazer em cada um deles.


O Santuário Nacional de Aparecida é considerado o maior templo do país e abriga a imagem de 36 cm de Nossa Senhora Aparecida. É também considerado o maior santuário do mundo dedicado à Maria, por onde passam cerca de 12 milhões de romeiros ao ano.

São 140 mil metros quadrados de área construída. Foram usados 25 milhões de tijolos na construção, que é imponente e pode ser vista da Via Dutra. A basílica, além da imagem, tem ainda uma Capela das Velas, onde os fiéis rezam.

Por fim de semana são tiradas até 10 toneladas de parafina do local. Na Sala das Promessas estão milhares de objetos e fotografias de devotos que relatam milagres.


Matriz Basílica:


Também conhecida como Basílica Velha, a Matriz foi a guardiã da santa imagem de Nossa Senhora Aparecida a partir de 1745. De época barroca, é reconhecida por ser marco da religiosidade e da fé do povo brasileiro. Seus sinos, instalados nas duas torres que cercam a igreja, comovem os fiéis nas missas e celebrações.

Passarela da Fé:


A Passarela da Fé é um viaduto que foi construído para oferecer acesso entre a Matriz Basílica, mais conhecida como Basílica Velha [no centro da cidade] e o Santuário Nacional, conhecido por Basílica Nova. Ele possui o formato de "S" para homenagear a Santa e possui 392 metros de comprimento. A altura varia de 18,46 a 35,52 metros e é sustentada por 18 pilares.

O local é um tradicional ponto de peregrinação dos romeiros. Muitos o atravessam de joelhos para pagar promessas feitas à Nossa Senhora Aparecida. A passarela oferece ainda uma vista panorâmica do maior templo católico do Brasil.




Morro do Cruzeiro e Teleférico:


Além de aproveitar um passeio encantador através dos bondinhos aéreos, os visitantes podem apreciar uma vista privilegiada do Santuário e de toda a cidade na torre mirante, que fica no alto do Morro do Cruzeiro.

Uma vista maravilhosa, com um imenso momento de paz. A torre tem 30 metros de altura com vista 360° de toda a região e dois elevadores panorâmicos que comportam até 12 pessoas por vez. No topo da torre existe uma cruz de 20 metros, sendo um ponto de fé e devoção para os romeiros que visitam esse local.



Voltando ao teleférico, vale lembrar que ele foi inaugurado em 2014 e liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. De acordo com a basílica, a média é de cerca de 2 mil visitantes por dia no veículo. O serviço opera com 47 cabines, que comportam até seis pessoas. O trecho percorrido pelo bondinho tem extensão aproximada de 1.170 metros, e passa sobre a Via Dutra. Sua altura é de 115 metros.

Mirante da Santa:

A homenagem à Santa foi feita após a proprietária do terreno ser curada do câncer.

Localizado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, a imagem de 17,6 metros de altura é o maior monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida em todo o mundo. A construção foi feita após a dona do terreno ser curada de um câncer que enfrentou em 2002.

Na ocasião, o pai dela prometeu que, se a graça da cura fosse alcançada, ele construiria uma grande imagem em homenagem à Padroeira do Brasil. O autor da promessa faleceu um ano depois da cura da filha, mas a promessa foi cumprida por ela.

Porto Itaguaçu:


Itaguaçu quer dizer Pedra Grande em tupi-guarani. Nesse local, antigamente conhecido como Bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e por isso recebe grande número de visitantes.

O Porto Itaguaçu possui uma área de 129.337m², com uma capela localizada na entrada, como lembrança da pesca milagrosa, inaugurada em 6 de abril de 1926.  Essa capela abrigou por alguns anos a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

No Porto Itaguaçu os devotos podem também usufruir de um serviço de barco para passeio pelo Rio Paraíba do Sul, aprovado pela Marinha do Brasil.


Memorial da Devoção:


Anexo ao Santuário Nacional funciona o Memorial da Devoção, nova atração onde história e diversão se misturam. Com uma proposta contemporânea, abriga o Museu de Cera, que retrata personalidades como o papa João Paulo II e o astronauta Marcos Pontes, e o Cine Padroeira.

No cinema, um filme de 15 minutos conta os 300 anos de história de Nossa Senhora Aparecida desde o surgimento da imagem nas águas do Paraíba do Sul, passando por milagres e sua proclamação como “Rainha e Padroeira do Brasil”, em 1930, durante o governo Getúlio Vargas. A exibição acontece em uma sala temática, com  paredes decoradas com árvores e bancos que simulam troncos.





Seminário Bom Jesus:


A 2 km de distância da Basílica está um edifício suntuoso e antigo, erguido em 1894 e que chama a atenção por seu tamanho e bela arquitetura, inspirada no Palácio de Versalhes, na França. Nesse edifício existe uma suíte de 50 metros quadrados que recebeu três papas em visitas a Aparecida: Papa João Paulo II, Papa Bento XVI e, o último, Papa Francisco, em 2013.

Além desta suíte, funciona como hotel e hospeda fiéis em outros 73 apartamentos. No jardim, uma estátua gigante de frei Galvão, santo brasileiro, é o cartão de visitas. A visitação é aberta ao público na ala pontifícia, onde ficaram os papas, e em duas grutas.

Monumento dos Milagres:

Monumento atribuído à Nossa Senhora que representa o milagre da pesca.

Cinco monumentos instalados em rotatórias de Aparecida, produzidos em metal pelo artista Gilmar Pina, retratam os milagres atribuídos à Padroeira.

Foram retratados os milagres do escravo Zacarias, que após fuga frustrada voltava acorrentado para a fazenda. Ao rezar na capela em Aparecida, as correntes se soltaram. A estátua fica na avenida Padroeira do Brasil no São Roque.

Também foram retratados os milagres das velas, que acenderam sozinhas aos pés da imagem; milagre da ceguinha que voltou a enxergar. Os monumentos estão respectivamente nas avenidas Padre Jorge Anão e Júlio Prestes.

As outras estátuas são a do milagre do cavalo, na praça Geraldo Bento e o da pesca, na avenida Sólon Pereira.

Nas Redondezas:

Campos do Jordão, SP:


Campos do Jordão é uma famosa cidade que fica repleta de turistas durante o inverno, conhecida por muitos como a "Suíça paulista". A cidade oferece atrativos para todos os gostos, desde os amantes da natureza e de esportes radicais aos que desejam apenas um tranquilo passeio urbano. Caso queira saber o que fazer nessa linda cidade paulista clique AQUI.

Outras Atrações da Cidade:

O complexo turístico de Aparecida é enorme e conta com uma grande diversidade de coisas para se ver e fazer. Não esqueça de ver como a basílica é incrível por dentro [mesmo se não estiver participando das missas].

Se puder, visite também o Shopping dos Romeiros, um lugar projetado para oferecer comodidade e conforto às compras e que possui uma grande praça de alimentação e mais de 380 lojas, onde se pode comprar todos os tipos de lembranças, desde vestuário, eletrônicos e bijuterias aos mais diversos tipos de artigos religiosos. Está localizado dentro do estacionamento do Santuário Nacional.

Curiosidades sobre Aparecida:

Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

- Nossa Senhora da Conceição Aparecida se chama assim porque foi encontrada pela primeira vez em um rio por pescadores que estavam pescando na região e estavam com muita dificuldade de encontrar os peixes.

- A imagem está localizada aos fundos da Basílica de Aparecida, que é considerada a maior basílica do Brasil e a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro do Vaticano, que é considerada a maior do mundo.

- A Basílica de Aparecida começou a ser construída em 1955 e ainda em 1980 não tinha ficado pronta, foi consagrada pelo papa João Paulo II durante sua primeira visita ao Brasil, que entregou a rosa de ouro para a imagem e toda a obra foi concluída apenas em 1984, e após isso ainda recebeu diversas expansões.

- Atualmente a Basílica é capaz de comportar até 45 mil fiéis sentados.

E para finalizar com chave de ouro:

Por que Aparecida é comumente chamada de Aparecida do Norte?

O nome da cidade homenageia a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Santa padroeira do Brasil desde 1930. A imagem foi encontrada no fundo do rio Paraíba do Sul em 1777.

O complemento “do Norte” surgiu por causa da estrada de Ferro do Norte, que atendia o município. O apelido pegou e, por isso, valem os dois nomes. Logo, se você peregrinar rumo a Aparecida acabará em Aparecida do Norte. E vice-versa.

Fontes Pesquisadas:

https://www.feriasbrasil.com.br/sp/aparecida/quandoir.cfm

https://www.feriasbrasil.com.br/sp/aparecida/comochegar.cfm

https://www.rotamapas.com.br/distancia-entre-aparecida-sp-e-belo-horizonte

https://www.feriasbrasil.com.br/sp/aparecida/oqueverefazer.cfm

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/aparecida-300-anos/2017/noticia/g1-lista-dez-atracoes-imperdiveis-em-aparecida-sp-confira.ghtml

http://hotelpiracicaba.tur.br/portfolio_item/basilica-velha/

https://www.viagensebeleza.com/2017/10/a-passarela-da-fe-aparecida-do-norte.html

https://www.fourtrip.com.br/2014/12/santuario-de-aparecida-do-norte-sao.html

https://bondinhoaparecida.com.br/torre-mirante/

https://www.feriasbrasil.com.br/sp/aparecida/mirantedasanta.cfm

https://super.abril.com.br/blog/oraculo/por-que-aparecida-sp-e-chamada-de-aparecida-do-norte/

https://www.a12.com/santuario/locais-turisticos/porto-itaguacu

https://www.feriasbrasil.com.br/sp/aparecida/memorialdadevocao.cfm

https://www.gestour.com.br/gestour/atrativos/detalhes/24/shopping-dos-romeiros-aparecida-sp

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]