Ushuaia, Argentina [Dicas de Roteiro]

Ushuaia, mais conhecida como a cidade do Fim do Mundo, é um cantinho interessante do extremo sul da Argentina, sendo também um dos pontos mais próximos da Antártida em relação a América do Sul.


Saiba agora o que fazer por aqui.

Capital da Terra do Fogo, Ushuaia, que significa baía profunda em língua indígena, é hoje um dos destinos mais procurados pelos brasileiros quando o objetivo é conhecer a Patagônia do lado hermano.

Conhecida como “o fim do mundo”, a cidade argentina é também aclamada como a mais austral do planeta [mesmo que os chilenos de Puerto Williams aleguem que são eles que vivem na região mais ao sul do globo terrestre!].

Deixando a discussão sobre qual é a cidade mais meridional do mundo para argentinos e chilenos, o fato irrefutável é que Ushuaia, situada na pontinha da América do Sul, presenteia seus 3 milhões de turistas anuais com belíssimas paisagens, fauna característica e clima bastante frio.

Um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros, o Ushuaia caiu no gosto dos turistas por ser uma cidade charmosa, com ótima culinária, povo receptivo e uma ótima estrutura turística, oferecendo passeios culturais e principalmente de ecoturismo e aventura.


Prepare os casacos, pois por aqui as temperaturas não costumam passar dos 10ºC [mesmo em pleno verão] e de quebra você ainda terá que suportar ventos geladíssimos!

A neve é a grande atração entre os turistas e apaixonados por esportes de inverno. A temporada mais fria do ano em Ushuaia, que vai de junho a agosto, possui baixas temperaturas, entre 2°C até -20°C. Nessa estação, a região é muito visitada por possuir a estação Cerro Castor para a prática de ski e snowboard, e passeios como o trenó de huskies e andar nas motos de neve são os mais procurados pelos turistas no inverno.

No verão o Ushuaia é caracterizado pela extensão do dia, com quase 18 horas de sol para os turistas poderem aproveitar todas as belezas e passeios que a cidade oferece ao máximo. As temperaturas ficam em média de 12°C, facilitando para quem quer visitar a cidade, mas não gosta de frios muito rigorosos. Uma das atrações do verão são os pinguins da Isla Martillo, que podem ser visitados realizando o passeio do Canal de Beagle com Pinguinera.

Quando Ir?


A melhor época do ano para se visitar o Ushuaia é durante o verão, quando os dias têm mais horas de sol e são menos gelados. Fica mais agradável fazer o passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego e, principalmente, é durante o verão que se vê mais pinguins na Isla Martillo. A temporada de pinguins no Ushuaia vai de outubro a março e a colônia dos bichinhos aumenta em janeiro.

Vá ao Ushuaia no inverno se o principal objetivo da viagem for esquiar e fazer atividades na neve. O Ushuaia possui a temporada mais longa das estações de esqui da América do Sul e a neve é garantida do fim de junho ao fim de setembro. Mas saiba que durante o inverno não há pinguins por aqui, e apesar de a navegação para ver lobos-marinhos continuar funcionando, e o Parque Nacional Tierra del Fuego se manter aberto, essas são atividades mais prazerosas de serem realizadas nos dias de verão.


Como Chegar?

::de carro::


Se você vai viajar de carro para o Ushuaia, as correntes para os pneus serão essenciais! Esse será o item 1 da sua lista, não só pela lei argentina que exige o uso das correntes no inverno, mas também por questões de segurança.

Para chegar até o Fin del Mundo de carro existem duas possibilidades: Dirigindo para o Sul pela Ruta 3 Argentina e retornando pela Ruta 40, ou realizando o inverso. A escolha do roteiro vai de acordo com a época do ano e o objetivo da viagem.

Se optar pela Ruta 3 não terá grandes complicações na estrada, mas se for pela Ruta 40 vai enfrentar trechos de rípio, então as correntes serão bem-vindas. São três pequenos trechos de mais ou menos 80 km entre Mendonza x Rio Gallegos que são de rípio e o restante da Ruta é bem asfaltado.

Outro item importante é o Seguro Carta Verde. Este é um seguro de responsabilidade obrigatório, instituído pela Resolução 120/94 do Mercosul, que cobre a responsabilidade do proprietário de veículos automotores terrestres por danos causados a pessoas ou objetos não transportados.

Apesar de não pedirem muito o documento, ele é obrigatório. Também é exigido ter no carro dois triângulos, extintor e um cambão para circular com o carro na Argentina. Se quiser fugir dos problemas, tenha tudo em ordem!

::de ônibus::


Mais de 3 mil quilômetros separam Buenos Aires do Ushuaia. Nenhum ônibus percorre o trajeto completo. A alternativa é ir de Buenos Aires a Río Gallegos e de Río Gallegos ao Ushuaia.

Río Gallegos dista pouco menos de 600 km do Ushuaia, percurso que é atendido pela Andesmar e dura cerca de 36 horas. Já em Río Gallegos, é preciso seguir por mais 12 horas até o Ushuaia com transporte da Taqsa.

::de avião::


As companhias aéreas não disponibilizam voos diretos do Brasil até o Ushuaia. Ainda assim, o melhor jeito de chegar ao destino é de avião, com conexão em Buenos Aires e desembarque no Aeroporto Internacional de Ushuaia – Malvinas Argentinas, a aproximadamente 7 km de distância do centro. O voo de Buenos Aires até o Ushuaia dura cerca de 3:30h. A rota é realizada pela Aerolíneas Argentinas e pela Latam.

A imigração é feita em Buenos Aires. Por isso, o tempo da parada deve ser suficiente para passar as malas pela alfândega e despachá-las. Evite passagens com intervalo inferior a duas horas. Também não é recomendado que haja troca de aeroportos em Buenos Aires, pois Ezeiza e o Aeroparque não são próximos.

Saindo pelo Chile:

De ônibus: Entre outubro e abril, a Bus Sur faz a rota entre Ushuaia e Punta Arenas [11 horas de deslocamento], seguindo a Puerto Natales, onde estão as Torres del Paine [mais 3 horas de trajeto].

De barco: Entre setembro e abril a Cruceros Australis opera cruzeiros de 3 a 7 noites entre Ushuaia e Punta Arenas, no Chile. Os mais curtos, de 3 ou 4 noites, servem para se deslocar de um país para o outro.

De avião: Desde novembro de 2016 a DAP liga Punta Arenas ao Ushuaia por turboélice em meia hora.

Como circular pelo Ushuaia?

Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, também chamada de “Fim do Mundo”. O pequeno centro urbano, com casinhas coloridas, é banhado pelo Canal de Beagle.

Se você estiver em um hotel bem localizado no centrinho de Ushuaia, só vai usar qualquer tipo de transporte na hora de realizar os passeios.

Restaurantes, lojas e agências de receptivo estarão a uma distância perfeitamente caminhável. De toda forma, quando a chuva apertar, ou der preguiça de subir as ruas íngremes da cidade, há um bom número de táxis circulando pelo centro de Ushuaia [é só fazer sinal], além das agências de remis.

Notas: Além dos táxis, no Ushuaia e no restante da Argentina há também os remis. Eles são como táxis com preços fixos e tabelados, e não funcionam com taxímetro. Independentemente do percurso que o motorista tome, o valor final da corrida é sempre o mesmo.

Alugar carro só vale a pena se o seu hotel for afastado do centro, ou se você quiser conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego de maneira independente, sem excursão, no seu próprio tempo.

Os tours organizados ou incluem transporte, buscando cada passageiro em seu respectivo hotel, ou partem do porto turístico. É a maneira mais prática de se fazer passeios.

Como alternativa, o serviço de ônibus chamado de línea regular leva ao Parque Nacional Tierra del Fuego, ao início da trilha ao Lago Esmeralda, à base do Glaciar Martial e a centros de inverno de maneira mais econômica.

O que fazer no Ushuaia?

USHUAIA NO VERÃO

Durante a temporada de verão, são três os passeios imperdíveis que não se pode perder por aqui: A caminhada com pinguins na Isla Martillo, o passeio ao Parque Nacional Tierra del Fuego e a navegação pelo canal de Beagle até a ilha dos pássaros, dos lobos-marinhos e ao farol Les Eclaireurs.

Você pode programar cada tour para um dia diferente da viagem, ou condensar os três passeios em dois dias, fazendo a navegação pelo Canal de Beagle à tarde, depois de visitar a Ilha Martillo ou o Parque Nacional. Assim, um terceiro dia de viagem fica liberado para um passeio extra.

Caminhada com Pinguins:

A Isla Martillo é o habitat de mais de seis mil pinguins de Magalhães entre outubro e março. No passeio de catamarã ou em caminhadas, é possível ver os animais de perto.

Os ônibus partem do porto turístico em direção à estância Harberton, uma das fazendas pioneiras do Ushuaia. De lá partem os botes em direção à Isla Martillo, onde se desembarca depois de 15 minutos de navegação.

Na ilha você é recebido pelos pequeninos e nada tímidos pinguins de Magalhães e pode passear entre eles por cerca de uma hora, que certamente vão passar voando! Os grupos são pequenos [de até 20 pessoas] e lá você será instruído por um guia sobre como se comportar na presença desses animaizinhos.

Também podem ser vistos pinguins da espécie Papúa e, com sorte, um ou outro pinguim-rei. No auge da migração, entre janeiro e março, a ilha recebe até 20 mil pinguins. É um passeio absolutamente imperdível!

Inclui também uma voltinha pelo museu Acatushún, com esqueletos de mamíferos marinhos encontrados na Terra do Fogo. Notas: o tour deve ser reservado com antecedência. Duração: Meio dia. Período: Entre Outubro e Março.

Parque Nacional Tierra del Fuego:


Bosques deslumbrantes a apenas 12 km da cidade, às margens do canal de Beagle. É no Parque Nacional Tierra del Fuego que está o Trem do Fim do Mundo. E também a agência mais austral do planeta. Leve seus postais já escritos e endereçados: a fila é grande!

Há muitas maneiras de se visitar o parque. As excursões mais tradicionais são práticas e dão um bom panorama geral. O circuito é feito em ônibus, com paradas para caminhadas curtas e de baixa dificuldade, geralmente ao mirante e à baía Lapataia, pelo lago Roca e pela enseada Zaratiegue, onde está o correio.

O trem turístico do fim do mundo atravessa vales e montanhas do Parque Nacional Tierra del Fuego.

Há oportunidade de combinar a excursão tradicional com um trecho no Trem do Fim do Mundo [que é caro, talvez até dispensável, mas percorre um pedaço bastante bonito do parque].

Outras excursões oferecem trechos mais longos de caminhada, e podem incluir passeios de caiaque. Se preferir fazer o seu próprio roteiro, você também pode visitar o parque de carro alugado, com remis, táxi, ou tomando os coletivos da línea regular, no terminal que fica na esquina das ruas Maipú e Juana Genoveva Fadul, em frente ao posto de gasolina YPF.

Apesar de estar aberto durante todo o ano, o melhor período para aproveitar o Parque Nacional Tierra del Fuego é durante os meses de verão. Notas: Duração da excursão tradicional = meio período.

Navegação no Canal de Beagle:

O Farol do Fim do mundo, na baía do canal de Beagle, guia os navegantes rumo ao Ushuaia. O canal recebeu o nome do navio em que o naturalista inglês Charles Darwin navegou pela região em 1832.

Passeios de catamarã, iate ou veleiro, que saem do porto turístico de Ushuaia. As navegações são curtas e prazerosas, e levam ao encontro de moradores ilustres do Ushuaia: lobos-marinhos e cormorões. Diferente dos pinguins, eles podem ser avistados o ano todo.

O farol Les Eclaireurs, símbolo da cidade do Ushuaia, também está no roteiro. Algumas excursões incluem caminhada em ilhotas próximas, mas não faz falta.

Caso você não consiga vaga para a caminhada com pinguins, dá para fazer uma navegação mais longa, que inclui também a Isla Martillo, mas sem desembarque – os pinguins são vistos só de longe. Notas: Duração de 2 horas e meia a 3 horas, com catamarã.

Durante o passeio pelo canal de Beagle, o barco passa pela Isla de Los Lobos, onde leões marinhos se esparramam pelas pedras.

A Isla Martillo, mais conhecida como Pinguinera, é uma ilha do Canal de Beagle procurada pelos pinguins em seu período de reprodução. O lugar recebe colônias de pinguins de Magalhães e pinguins-reis durante o verão.

USHUAIA NO INVERNO


No inverno, o Parque Nacional Tierra del Fogo, os passeios de navegação pelo canal de Beagle e o Trem do Fim do Mundo continuam funcionando, mas não espere, porém, avistar pinguins no inverno, eles só vêm ao Ushuaia de outubro a março.

Esqui no Cerro Castor:


O maior dos 'centros invernais' do Ushuaia é a principal razão para você ir ao fim do mundo no inverno. Aqui a neve é garantidíssima do primeiro ao último dia da temporada. E por estar a apenas 1.057 metros do nível do mar, é o caso raríssimo de uma estação de esqui que não provoca nenhum desconforto de altitude.

No Cerro Castor você pode praticar esqui e snowboard, inclusive em modalidade fora da pista. O complexo tem escola para adultos e crianças e um Snowpark para aperfeiçoar manobras. O Cerro Castor fica a 26 km da cidade. Há translados organizados que buscam os esquiadores nos hotéis.

Passeio de Trenó:


Os trenós puxados por huskies siberianos são a maior atração do inverno no Ushuaia para quem não esquia. Você pode encontrar esse passeio nos centros invernais Valle de Lobos e Valle Tierra Mayor.

Caminhadas com Raquetes:


Com calçados adaptados com telas que lembram raquetes de tênis é possível fazer trekkings guiados pelos bosques nevados. Procure nos centros invernais Ushuaia Blanca e Haruwen.

Motos de neve e Quadriciclos:


Se desejar você também pode pilotar máquinas como o snowbile [moto de neve] ou quadriciclo ao fazer um passeio no Ushuaia Blanca ou no Haruwen.

Nas Redondezas:

El Calafate, Argentina:


Geralmente quem viaja ao Ushuaia acaba visitando El Calafate, pois procura conhecer novos lugares e a viagem muitas vezes acaba se tornando mais atrativa devido aos passeios de aventura e das vistas espetaculares que El Calafate proporciona.

El Calafate é a base para se descobrir algumas das paisagens mais impressionantes da Patagônia e de todo o nosso continente. A 80 km do Parque Nacional Los Glaciares, a pequena cidade recebe turistas do mundo inteiro, que vão conhecer e se curvar diante do majestoso glaciar Perito Moreno.

Com mais de 250 km² de área [mais do que uma Buenos Aires inteira!], o Perito Moreno é uma geleira incrivelmente acessível, e infinitamente fotografável. Aproveite a viagem para navegar pelo belíssimo Lago Argentino e adicionar outras geleiras ao seu repertório, e, se for de aventura, não deixe de viver a experiência de fazer um trekking sobre o Perito Moreno.

Antártida:


Para entrar na Antártida, só por expedições, que são feitas em navios especiais, com capacidade para abrir caminho no meio de blocos de gelo, passando ao lado de icebergs e navegado em lagos no meio de vulcões. No cenário, esculturas de gelo, praia com areia preta, um silêncio eterno e um festival de cores, principalmente azul e branco.

A maior parte das saídas para o continente gelado é feita a partir do Ushuaia, que fica a apenas 1.000 km de distância do Polo Sul.

Que há para ver por lá?

Há muito a se fazer durante o passeio. São programadas duas descidas por dia em território antártico. Para isso os passageiros usam botes infláveis e podem desfrutar tanto da paisagem quanto da proximidade com a fauna local. Pinguins são quase onipresentes, mas também há encontros com outros animais. Com um pouco de sorte, até mesmo baleias podem ser avistadas.

Para quem quer ainda mais aventura há atividades extras, cobradas separadamente. É possível, por exemplo, navegar em caiaques, praticar stand up paddle e até mesmo acampar uma noite em solo antártico. Mas atenção: todas essas atividades só podem ser feitas se o tempo estiver bom. Quando o assunto é Antártida, nada garante que haverá sol e pouco vento.

Algumas estações científicas fazem parte do roteiro de paradas dos botes infláveis. Mas não se pode garantir visitas específicas a essas estações ou mesmo encontros com os cientistas que trabalham nelas.

Outras atrações do Ushuaia:

Sobrou um tempinho livre? Aproveite as atrações do centro de Ushuaia, ou escolha mais alguma excursão para completar o seu roteiro.

Trekking:


Os mais populares são ao Glaciar Martial e à Lagoa Esmeralda, que podem ser feitos em excursão com guia, ou de maneira independente, usando os ônibus da línea regular. Duração: meio período.

Circuito de lagos:


Passeios aos lagos Fagnano e Escondido, com belas vistas panorâmicas. Os passeios podem ou não incluir almoço [geralmente, churrasco em um refúgio dentro do bosque]. Algumas empresas oferecem tours em caminhonetes 4x4 e outras complementam a experiência com remada em caiaques. Duração: passeios de meio período ou de dia inteiro.

Voo de Helicóptero:


A Heliushuaia faz sobrevoos de 7, 15 ou 30 minutos para ver Ushuaia do alto, ou com duração e roteiro a combinar. As paisagens podem incluir a Lagoa Esmeralda e o Monte Olivia.

Curiosidades Interessantes:

O presídio de Ushuaia:

Pelo presídio passaram desde assassinos perigosos até batedores de carteira ilustres, como Carlos Gardel. O edifício, construído pelos próprios presos, foi transformado no Museu Penitenciário.

Ushuaia é uma cidade recente, com pouco mais de cem anos de fundação e uma história muito interessante. A povoação da cidade começou a ganhar força quando foi implantada na região uma colônia penal de criminosos reincidentes. Levar presos ao Ushuaia permitia ao governo povoar uma área remota que carecia de presença argentina e, ao mesmo tempo, abrir mais vagas nas prisões, que já estavam cheias.

A colônia se iniciou com casebres de madeira e chapa, sendo posteriormente transformada em um edifício de alvenaria construído pelos próprios presidiários, ou seja, como os presidiários eram obrigados a trabalhar, eles próprios contribuíram para a construção do edifício onde ficaram reclusos.

Para que o trabalho rendesse mais, foi construído o "trem do fim do mundo", que levava os presos para cortarem lenha onde hoje está o Parque Nacional Tierra del Fuego. O presídio tem cinco alas construídas à base do modelo panóptipo e funcionou até 1947.

Hoje em dia, o antigo presídio de Ushuaia funciona como Museu Marítimo, que conta um pouco dos navios e das expedições que passaram por Ushuaia e pela Terra do Fogo, além do Museu Antártico, um museu de arte.

No edifício do antigo presídio também há pedaços do farol construído na Isla de Los Estados, chamado de farol do fim do mundo. O local conserva bastante coisa da estrutura que tinha quando funcionava como cárcere e a visita é também interessante para conhecer a história do Ushuaia, a história do presídio e como viviam e eram tratados os reclusos.

Flores de Lupino:


As flores de lupino foram trazidas pelos colonizadores e se adaptaram bem à região patagônica. Resistentes e coloridas, a floração ocorre na primavera e verão.

Dicas Gerais:

Documentação:

Turistas brasileiros que ficam até 90 dias em território argentino não necessitam de visto, nem mesmo do passaporte, pois o RG com foto de fácil identificação é suficiente para os trâmites de imigração. Vacinas não são obrigatórias. Para alugar um carro, leve sua CNH.

Que levar na mala para o Ushuaia?

Em um destino de temperaturas extremas como o Ushuaia, é muito importante ficar atento ao modo de se vestir. Independentemente da época da viagem, esteja preparado para sentir frio!

Leve na mala, ou compre na própria cidade, peças como: segunda pele [calça e blusa], casacos impermeáveis, suéteres, gorros, cachecóis, calça impermeável, casaco corta-vento, bota de trekking, luvas impermeáveis, sapatos de trekking para caminhadas, sapatos para neve [mais indicados para o inverno] etc.

A melhor forma de se vestir em um lugar frio é o chamado estilo cebola, em que você se veste em camadas. Como os ambientes fechados são quentes e os ambientes externos, gelados, você pode colocar ou tirar camadas de roupas à medida que sente frio ou calor.

Filtro solar, protetor labial e óculos escuros também são indispensáveis.

Como levar seu dinheiro?

O melhor é levar dólares, que têm mais valor que reais para argentinos. Para não precisar trocar dólares em casas de câmbio clandestinas, use diretamente no comércio. Normalmente você conseguirá uma cotação mais vantajosa do que nas casas de câmbio convencionais.

Como contratar passeios no Ushuaia?

Em geral, não há necessidade de reservar os passeios no Ushuaia com antecedência, com exceção da caminhada com pinguins na Isla Martillo, que tem número bastante limitado de visitantes por dia e deve ser garantido online, antes da viagem. Use o dia de chegada para agendar os demais tours.

As navegações pelo Canal de Beagle são vendidas diretamente no porto turístico. Em frente ao posto de atendimento da Secretaria de Turismo (Prefectura Naval, 470) você encontrará um conjunto de casinhas coloridas: cada uma representa uma agência de receptivo ou uma embarcação. Os escritórios principais das agências de receptivo do Ushuaia ficam no centro, na Avenida San Martín e redondezas.

Os preços dos passeios não costumam variar de agência para agência, para excursões semelhantes. Os valores são geralmente dados em pesos, e dólar e cartão de crédito são bem aceitos para o pagamento. As excursões incluem a companhia de um guia. Algumas incluem traslado desde o hotel; outras saem do porto turístico.

Vida Noturna:

Por todas as suas características marcantes de cidade mais austral do mundo, Ushuaia acaba sendo uma cidade com mais opções diurnas do que noturnas. Esse não é o lugar ideal para quem procura badalação até o sol raiar, mesmo que existam algumas opções para aqueles que não dispensam ao menos uma noite de agito durante a estadia.

Ir às compras também é uma opção noturna no Ushuaia. As lojas costumam ficar abertas até por volta das 21:00h, então essa é a chance de comprar algo que você procura ou, então, lembrancinhas para parentes e amigos. A cidade também é conhecida por ser livre de impostos, o que acaba deixando os preços de produtos nacionais e importados mais competitivos.

Gastronomia:

Centolla, uma espécie de caranguejo gigante bastante comum nas águas frias da região.

O Ushuaia também tem uma gastronomia bastante arrojada, então outra ótima opção do que fazer durante as noites é escolher um bom restaurante para jantar. Assim como em toda a Argentina, as carnes são forte presença no cardápio, mas aqui há uma tendência também aos peixes e frutos do mar [por se tratar de uma cidade marítima].

Não deixe de experimentar a centolla, uma espécie de caranguejo gigante bastante comum nas águas frias da região. Outras comidas típicas da Terra do Fogo são o cordeiro patagônico e a merluza-negra, que devem colocados na lista dos turistas que não podem ir embora da cidade sem experimentar as iguarias locais.

Fontes Pesquisadas:

https://www.ushuaia.com.br/?v=19d3326f3137

https://www.viajenaviagem.com/destino/ushuaia/

https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/ushuaia/

https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/ja-pensou-em-fazer-turismo-na-antartida/

https://www.brasileirosemushuaia.com.br/blog/viajar-de-carro-pra-ushuaia/

https://www.brasileirosnargentina.com.br/ushuaia/como-chegar

https://guia.melhoresdestinos.com.br/transportes-em-ushuaia-112-1160-p.html

https://guia.melhoresdestinos.com.br/isla-martillo-pinguinera-112-3441-l.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/viagem/noticia/2014/09/Saiba-como-fazer-uma-expedicao-turistica-a-Antartida-4593476.html

https://guia.melhoresdestinos.com.br/museu-maritimo-e-presidio-de-ushuaia-112-3435-l.html

Boa sorte...


... e até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]