De Ténéré pela América do Sul [p2]

O Nando é o meu irmão mais novo e resolveu realizar uma verdadeira aventura: passar por alguns países da América do Sul, saindo do Brasil até chegar em Antofagasta, no Chile.


Confira agora a 2ª Parte da sua incrível viagem, onde ele cruzou o Paraguai e passeou por uma parte da Argentina.

Caso ainda não tenha visto a 1ª Parte desse relato clique AQUI.

Notas: Vale lembrar que nem sempre poderei colocar mais a hora exata em que ele saiu porque fora do Brasil sua internet do celular não estava funcionando, e assim a gente recebia alguma informação dele somente quando ele passava por algum lugar que tivesse internet.

Sem mais delongas, hora de continuar com esse relato [que será contado como se fosse em 1ª pessoa, que nem no post passado]...

DIA 03 - Segunda-feira [22 de Janeiro de 2018]

Aqui fiz o que precisava ser feito [o seguro Carta Verde, que finalmente deu certo], troquei mais um tiquinho do dinheiro que estava precisando e coloquei mais um bocado de gasolina num posto da Petrobrás. Algo curioso que aconteceu por aqui foi que o frentista disse assim:

- Não passa no Paraguai não, lá é terra sem lei! [Na hora não entendi bem o porquê, mas não demorou muito pra entender o porquê dele ter dito isso]


Pouco tempo depois já estava no Paraguai, mais especificamente próximo ao Shopping del Este, em Ciudad del Este, onde até dei uma parada rápida para olhar o que tinha em minha volta com a câmera.

Vídeo 16:


Daqui já peguei no embalo a tal ponto que segui estrada direto até chegar praticamente ao outro lado do Paraguai, em Caacupé, na região da Cordillera.


Mais fotos:




Se você parou para ler o que estava escrito naquela placa da estrada três fotos acima desse texto e percebeu que aqui está a 1000 km de Estación irá se surpreender, pois consegui chegar lá ainda nesse mesmo dia! [Mas, por enquanto é melhor deixar isso pra depois e continuar de onde paramos mesmo!]

Vídeo 17:


E mais uma vez, continuei pilotando pela estrada e próximo das 16:20h estava chegando em Assunção, a capital do Paraguai.



E uma coisa era certa, estava quente demais! Eu de curioso preferi passar por dentro da cidade para conhecê-la, por isso procurei por algum lugar para me hospedar.

Deixei minhas coisas por lá...

Vídeo 18:


Lanchei...

Vídeo 19:


E fui conhecer a cidade...

Vídeo 20:


O que tenho a dizer? 30 km de lojas, trânsito ruim... um inferno de tão quente e de tanta gente. Como meu pai estava muito preocupado com minha viagem aproveitei até pra conversar mais um pouco com ele com a internet que eu tinha onde estava hospedado.




Com a família já aliviada e sabendo que eu estava bem e depois de comprar o que precisava, resolvi pegar a estrada mais uma vez e continuei com minha viagem.

Vídeo 21:


Esse é um país que temos de tomar muito cuidado, pois os motoristas não respeitam os motoqueiros e comigo chegou até o caso de ter uns dois caras que entraram na contramão e jogaram o carro contra mim. Se eu não saísse da pista eles tinham passado por cima e eu teria sido atropelado.

O povo do Paraguai é muito doido e não seguem as regras direito, vi muitas pessoas sem capacete, carros sem placa, trânsito caótico demais, calor infernal, uma verdadeira zona cheia de bodeguinhas, uma espécie de mercadinhos locais.

Finalmente atravessei o Paraguai e cheguei na Argentina.


E se eu achava que em Assunção estava quente, aqui estava muito mais, mas pelo menos a gasolina do posto Petrobras estava a R$ 2,80 o litro [valores de 2018], algo que saía bem em conta.

Mais uma vez continuei direto pela estrada, sem parar pra nada por quase 369 km de distância de onde estava, até chegar em Patiño, que fica na região de Formosa, na Argentina.




Vídeo 22: Estrada em Patiño, Formosa - Argentina:


Novamente, continuei meu trajeto e passei por Las Lomitas, ainda na região de Formosa, na Argentina.




Passei também por Bermejo [também na região argentina de Formosa], que estava a 684 km de distância de Patiño, o lugar que eu tinha passado antes.

Por ali ainda pude passar pela Reserva Natural de Formosa, um lugar bonito e com muito verde.





Vídeo 23:


E mais uma vez, como estava empolgado, segui direto pela estrada até chegar em General José de San Martín, que mais uma vez estava bem longe de onde eu estava antes.


Vídeo 24:


Vídeo 25:


Mesmo assim não quis parar por ali, se continuasse nesse sentido chegaria na Bolívia, por isso fiz um pequeno desvio no trajeto e parei em Embarcación, na região argentina de Salta. [Lembra daquela plaquinha a mais de 1.000 km atrás, sim, eu cheguei lá!]

Veja como o mapa do meu trajeto pela América do Sul está começando a ficar bonito:

No mapa: Diversas localidades visitadas no Brasil, no Paraguai e na Argentina.


Pilotei tanto a moto nesse dia que só fui parar mesmo à noite e somente depois das 21:00h é que parei no Hotel Punta Norte para comer, descansar um pouco e conversar com a minha família.




Vídeo 26:


Continuando com a conversa:


O pessoal que eu conversei falou muito mal do Paraguai [onde eu, por sorte, não tive nenhum problema] e elogiaram muito a Argentina, falando que o povo é super correto e que lá é um país tranquilo, onde pode-se andar de boas que não tem perigo, sendo bem mais calmo do que o Paraguai e o próprio Brasil, por exemplo.

Nesse hotel que eu estava haviam 8 camas, sendo que na hora não tinha ninguém, mas que direto entrava e saíam pessoas. Cheguei até a conversar com uma menina brasileira, que faz medicina e disse que pagava cerca de R$ 1.200,00 reais [valores de 2018] para fazer o curso e ainda por cima em uma escola boa.

Nisso terminei de conversar com o povo...


Arrumei as minhas coisas e fui descansar.

Vídeo 27:


Dia finalizado! Como esse relato já ficou muito extenso estarei continuando com ele na próxima parte.

Clique AQUI para acessar a Parte 3 desse relato:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Capitólio, Mar de Minas [p3]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]