Desbravando o incrível Parque Estadual do Ibitipoca [p2]

Confira agora como foi a 2ª Parte da minha segunda viagem de 2021.

Nesse post conto como foi a nossa visita ao Lago dos Espelhos, ao Lago Negro, o que lanchei após voltar ao Centro de Visitantes e também como foi a excelente vista da Ponte de Pedra.

Caso queira ir para o início deste relato clique AQUI.

Continuando com o relato...

DIA 02 - Sábado [22 de Maio de 2021] - Cont.

Lago dos Espelhos:

Atravessamos aquela ponte de madeira e continuamos seguindo a trilha, que era bem simples e tinha algumas curvas sinuosas e hora ficava de terra, hora ficava de pedra.










Passamos por umas áreas de mata fechada e descemos um pouco num caminho feito de pedra.








E avistamos mais um rio com outra ponte de madeira.

Vista daqui:


Atravessamos essa ponte, andamos mais um pouco e finalmente, às 11:30h chegamos ao Lago dos Espelhos.





Assim que cheguei tirei uma foto com o lago ao fundo, uma foto da plaquinha desse lugar e ainda uma selfie para comprovar mais um lugar que fui capaz de desbravar.

Vista principal do Lago dos Espelhos:

Plaquinha:

Selfie no Lago:

Aproveitei e ainda fiz um pequeno vídeo mostrando esse lago e um pouco dos arredores onde a gente estava.

Vídeo 02:


A água estava tão fria que até mesmo o guia Adriano, que é muito animado e sempre pula na água não conseguiu ficar dentro desse lago durante muito tempo.


Apesar de estar vestindo um short de banho por baixo e na minha mochila ter uma toalha preferi não entrar na água e passei o tempo conversando um pouco com o guia e também uma ou outra pessoa de nosso grupo.

Pouco tempo depois mais pessoas começaram a entrar nessa água gelada, mas todos ficavam pouco tempo e saíam da água tremendo de tão frio que ela estava.

Algo que achei bem legal enquanto conversava com uma garota do grupo é que ela queria conhecer a Rota das Emoções, que é considerada como um dos melhores e mais bem estruturados roteiros turísticos do Brasil.

São 500km de percurso e emoção em dose tripla, com direito a muitos dias de aventura e sossego, paisagens paradisíacas, cultura nordestina autêntica, ecoturismo, dunas e lagoas. O roteiro envolve três paraísos naturais em três estados diferentes, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Fonte Pesquisada:

https://www.rotadasemocoesbrasil.com.br/o-que-e-a-rota-das-emocoes/

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).

Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI).

Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Algo que apesar de não estar nos meus planos atualmente, me pareceu um destino bem interessante de se conhecer.

Lago Negro:

Às 12:30h saímos dali e continuamos com a trilha, nosso objetivo agora seria conhecer o Lago Negro, outo ponto turístico interessante do Circuito das Águas.






Nessa região fui capaz de observar muitos liquens, principalmente daqueles de cor mais branca, um claro indicativo da pureza do ar do Parque Estadual do Ibitipoca.











Descemos um bocadinho na trilha, atravessamos uma ponte de madeira e avistamos uma plaquinha informando que faltava pouco para chegar ao Lago Negro.















Chegamos em frente ao Lago Negro às 12:45h. Dessa vez ninguém quis entrar na água e o pessoal aproveitou para tirar fotos em frente ao lago.



Não perdi tempo e também pedi pra que tirassem uma foto minha:


Aproveitei e ainda gravei um vídeo pra mostrar como era esse belo lago.

Vídeo 03:


Fiquei ali por pouco tempo e voltei para onde estava o pessoal. Sentei numa pedra e conversei um pouco com o guia e uma das garotas do grupo. O assunto dessa vez foi qual a operadora de celular que estávamos usando.


Voltando para o Centro de Visitantes:

Depois de algum tempo saímos dali e voltamos tudo até chegar novamente ao Centro de Visitantes, aquela área que tinha a lanchonete e os banheiros.












Estrutura de banheiro do centro de visitantes:


Meu almoço do dia foi uma espécie de pão com linguiça e refri [que custou R$ 24,00 - Valores de 2021]. Demorou um bocado para sair e estava bem simples, mas pelo menos estava gostoso e deu para matar a fome, mesmo sendo um lanche bem leve.


Além da lanchonete acredito que nessa área também existe um restaurante, mas o mesmo se encontrava fechado devido ao protocolo tomado para proteger as pessoas da COVID-19.

Mapa das trilhas:


Em algum lugar por aqui tirei uma foto bem legal de um mapa que mostrava o trajeto de cada um dos circuitos do Parque Estadual do Ibitipoca.

Ponte de Pedra:

Às 14:06h saímos do Centro de Visitantes e seguimos rumo ao Circuito das Águas outra vez, primeiro seguimos o mesmo caminho até chegar novamente a Prainha.




Dessa vez, ao invés de seguir o caminho como fizemos antes mudamos a direção e entramos em uma área de mata totalmente fechada.










Esperamos o pessoal se ajuntar, andamos mais um pouquinho e me adiantei um pouco, sendo bem esperto e logo pedi para que tirassem uma foto minha com a área da Ponte de Pedra saindo ao fundo.






Nosso caminho ainda não havia acabado e tínhamos muitas coisas para conhecer ainda, mas vou deixar isso para o próximo post já que esse ficou bem extenso.

Clique AQUI para ir para a Parte 3 desse relato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]

Capitólio, Mar de Minas [p3]