Um pequeno passeio em São Lourenço [p2]

Veja agora como foi a 2ª parte de nosso passeio para São Lourenço.

Nessa parte conto como foram as compras no centrinho, a ida ao Parque das Águas [com chuva, para ajudar] e também todo o processo de volta para casa.

Continuando com o relato...

DIA 02 - Domingo [10 de Outubro de 2021] - Cont.

Compras no centro:

Relembrando, o guia havia nos instruído a voltar às 12:00h para almoçarmos no restaurante e Pizzaria Glória, após o almoço iríamos ao famoso Parque das Águas. Ele também pediu que ficássemos mais concentrados nos próximos três quarteirões a nossa frente pois essa era a área mais comercial da cidade e assim evitaria que algum desavisado se perdesse e atrapalhasse o grupo.

Dessa vez não circulei sozinho, mas sim com aquelas duas garotas que conversei na cafeteria e também mais algumas pessoas que estavam junto com elas [curiosamente, com aquele pessoal todo que tirou a foto junto comigo no portal de São Lourenço].

Mal começamos a andar e já avistamos algo interessante.  Em frente ao Hotel Beira Parque estava um lindo aquário com belos peixes. Realmente fico com muita dó deles ficarem confinados em um espaço bem pequeno, mas realmente chama a atenção e fica bonito de se ver.

Pelas ruas avistamos uma infinidade de lojas, muitas de artesanatos, outras de bebidas, algumas variadas, várias e várias com vestuário, bijuterias, lanchonetes e mais um monte de coisas.

Vez ou outra parávamos para esperar alguém que via algo interessante em alguma das lojas. Aproveitei para procurar o devido souvenir da cidade e dessa vez dei sorte. Em uma das lojas achei um que ficou bem legal. Além dele também comprei um ímã [que voltei a colecionar desde que passei a viajar sozinho].

Por dentro de uma das lojas de artesanato [nesse caso, a que eu comprei as coisas]:

Outras lojas pelo caminho:

Então atravessamos a rua e fomos para o segundo quarteirão, local do qual avistamos mais uma quantidade enorme de lojinhas.

Como antes, haviam em sua maioria lojas de vestuário, bijuterias, artesanatos e por aí vai, mas com pouquíssima variedade. Após passar por várias e várias lojas o pessoal nem quis mais ir até o terceiro quarteirão, já que estavam começando a ficar cansados e os estabelecimentos estavam muito repetitivos.

Às 11:30h estávamos de volta àquele restaurante que o guia havia combinado com a gente. O lugar era apertado e em pouco tempo ficou super mega abarrotado de gente. Demos sorte de ter chegado em uma boa hora para almoçar e por isso não esperamos muito tempo na fila.

Pagamos pouco menos de R$ 30,00 [valores de 2021] por um prato servido ao estilo self-service. Apesar de simples a comida estava muito boa. Aproveitei ainda para carregar o meu celular, que tinha pouquíssima bateria nesse momento. Enquanto almoçava ainda conversei um pouco com as pessoas de nosso grupo e pra fechar com chave de ouro ainda pedi um delicioso picolé daquele Mega.

Parque das Águas:

Após comer e pagar a conta, às 13:10h seguimos em direção ao Parque das Águas, a maior estância hidromineral do mundo.

Mensagem bonita que vi em um posto de gasolina:

Como era muito perto, fomos a pé e nem precisamos entrar na van para chegar até o local.

Portaria do parque:

Ficamos esperando por um bom tempo em frente a portaria enquanto o pessoal não se reunia. O valor de entrada era R$ 16,00 [valores de 2021], mas se o pessoal da BH Ecoturismo quisesse e fosse um pouco mais organizado daria facilmente para pagar apenas R$ 10,00 [Valores de 2021] se pagássemos em três grupos de 10 pessoas.

Enquanto aguardávamos aproveitamos para tirar fotos em frente ao lindo letreiro do parque.

Após algum tempo finalmente entramos e começamos com nosso passeio pelo Parque das Águas, que por sinal é muito bonito e até possui animais como gansos e pintinhos passeando por ele.

O primeiro lugar que paramos foi em frente a essa árvore estranha e diferente, que até esse dia eu nunca tinha visto uma dessas:

Isso na árvore na verdade não é uma fruta, e sim o broto de uma flor chamada flor-de-abril. Nessa hora voltou a chuviscar.

Plaquinha dessa árvore:

Dali seguimos para o que de fato seria a primeira fonte de água desse dia.

O Parque das Águas é o principal cartão postal de São Lourenço e possui várias atrações espalhadas por uma área verde de 400 mil metros quadrados.

Na parte antiga, repleta de bosques e jardins, ficam seis das nove fontes minerais, o balneário para banhos, massagens e terapias, o rinque de patinação e o imenso lago para passeios de pedalinho e caiaque.

Já a aérea nova, interligada à antiga por um túnel, é voltada para a prática de esportes. O espaço oferece quadras de peteca, de vôlei e de futebol de salão, além de pista de bicicross e aluguel de bicicletas. O Solarium, onde fica a ducha de água mineral e as espreguiçadeiras.

As sete fontes fazem a fama da cidade e oferecem águas ferruginosa, carbogasosa, sulfurosa, gasosa, alcalina, magnesiana e bicarbonatada. De acordo com os moradores, elas têm propriedades medicinais e curam anemias e úlceras. É recomendável, porém, não exagerar nas doses - algumas são laxantes e podem causar cólicas. O parque oferece ainda restaurante, lanchonetes e lojinhas de doces e souvenires.

Fontes Pesquisadas:

Obs.: Apesar de serem 7 fontes diferentes, vale citar que na verdade existem 9 no total, sendo que dois pares são repetidos.

Como de praxe, o guia nos explicou sobre essa água, suas propriedades terapêuticas e disse também que aqui era a maior estância hidromineral do mundo [o que é realmente verdade], mas alguém do grupo não acreditou muito e ficou brincando que ele dizia que tudo aqui era o melhor do mundo [afinal, com o café ele também tinha falado a mesma coisa!].

Segunda fonte:

Parte de dentro dessa fonte:

Caminho:

Próxima fonte:

Como a chuva não dava trégua, tive de tirar o guarda-chuva da mochila porque começou a chover mais forte e como estava ajudando outras duas moças do grupo a não se molharem acabei tirando menos fotos do que vi pelo caminho a partir daqui.

Mais uma fonte:

Perto dessa fonte tinha até um Poço dos Desejos e um cercadinho com a Branca de Neve e os Sete Anões.

Plantas interessantes pelo caminho: Bambus e mais alguma que não sei o nome.

Pau-Brasil, trazido ao país a pedido do falecido presidente Getúlio Vargas:

Local em homenagem a santa Nossa Senhora dos Remédios:

Outra fonte:

Daqui seguimos para a última fonte do dia, mas a chuva estava bem forte e isso realmente atrapalhou bastante no nosso passeio por essa instância hidromineral.

Última fonte do dia:

Nessa última fonte o guia até chegou a citar algum poema, o pessoal gostou muito e até o aplaudiu. Ele realmente merece elogios porque mesmo tendo tudo contra a gente [clima, cancelamentos, chuva e tals] ele se esforçou bastante e fez o que foi possível pra deixar nosso passeio mais agradável.

Veja como a chuva estava forte:

Mais caminho:

E pra fechar com chave de ouro, a última foto tirada nesse parque, com direito a tomar muita chuva apenas para aparecer em frente ao letreiro de São Lourenço:

Tive de tentar duas vezes pra conseguir. Além de mim mais algumas pessoas também tiraram foto em frente a esse letreiro mesmo debaixo da chuva forte.

Volta para casa:

Seguimos até a portaria e às 15:49h entramos na van, que demorou um pouco para sair e finalmente às 16:15h começamos com o nosso caminho de retorno para Belo Horizonte.

Chegamos ao Graal de Perdões (MG) às 18:40h. Como estava com fome, afinal, não tinha comido nada desde o almoço, preferi pedir um hambúrguer nesse lugar que lembra muito um McDonald's.

Meu tempo era curtíssimo, mesmo assim deu pra comer o hambúrguer e toda a batata. Só não consegui mesmo matar o restinho do refrigerante. Voltei logo pra van, mas não adiantou muito porque o pessoal atrasou bastante e só saímos dali mesmo às 19:17h.

Durante boa parte do percurso de volta fiquei realizando pequenos cochilos, até que finalmente às 22:30h chegamos ao Terminal JK, em Belo Horizonte (MG).

Assim que desci tentei pedir um Uber promo, já que o valor estava bem caro [quase R$ 40,00 apenas para voltar até Contagem, nos Valores de 2021], mas não teve jeito, chamei, chamei e não aparecia nenhum carro, então escolhi a opção normal com esse valor caro mesmo. Pouco tempo depois peguei um carro e segui em direção a minha casa.

Cheguei em meu lar em Contagem (MG) às 22:54h. Cumprimentei os cachorros que estavam bem animados. Coloquei as roupas usadas no passeio para lavar. Comi uma barra de chocolates...

... Tomei um banho e fui dormir. Dia finalizado.

DIA 03 (Extra) - Segunda-feira [11 de Outubro de 2021]

Dormi bastante e acordei perto das 9:00h. Felizmente era feriado e eu ainda estava de férias, então pude apreciar a cama por mais algum tempo. Aliás, até essa hora [e na verdade durante todo o dia] a chuva ainda não tinha parado.

Assim que levantei a primeira coisa que fiz foi tirar as fotos com as devidas conquistas da viagem:

O café eu dei de presente para a minha mãe.

Ímãs com as novas viagens que fiz sozinho:

Souvenir adquirido:

Com tudo o que precisava feito. Agora sim, viagem finalizada!

Boa sorte...

... e até a próxima viagem!