"Transpantanal", natureza e muita aventura! [Parte 01]

Nesse relato contaremos como foi a viagem que o Nando realizou principalmente pelo norte e nordeste brasileiro, onde ele presenciou muita natureza e vida selvagem.

Confira agora como foi a 1ª parte dessa incrível aventura!

O Nando é um motoqueiro destemido e um aventureiro nato, sendo que já conseguiu realizar algumas proezas bem interessantes.

Em uma de suas viagens ele atravessou 5 países: Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Chile, onde sozinho visitou alguns destinos muito interessantes como as cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro, o Salar de Uyuni, na Bolívia; o monumento Rally Dakar, que fica no Deserto do Atacama, no Chile; e ainda conseguiu conhecer um pequeno pedacinho do oceano Atlântico ao chegar em Antofagasta, seu objetivo desta viagem.


Clique AQUI caso queira acessar o devido relato.

Em outra delas, ele e mais dois colegas motoqueiros foram até o extremo sul de nosso continente e chegaram ao Ushuaia, na Argentina, mais conhecida como a cidade do fim do mundo, sendo este o último lugar habitado das Américas existente antes de se chegar a Antártida, e isso ainda em pleno inverno, onde enfrentaram vários desafios como o rípio argentino, a própria distância, problemas logísticos pelo caminho, pistas escorregadias e até mesmo uma boa nevasca.


Clique AQUI caso queira acessar o devido relato.

Mas, dessa vez, ele resolveu se aventurar por nosso próprio país, mais em especial em uma parte da famosa Rodovia MT-060, mais conhecida pelos brasileiros como Transpantaneira, um nome emblemático que é sinônimo de belezas naturais e de muitas aventuras.

O que é a Transpantaneira?

Pra quem não conhece, essa é uma estrada de chão que corta o Pantanal do Mato Grosso, ligando a pequena cidade de Poconé ao distrito de Porto Jofre, já na divisa com Mato Grosso do Sul, ela possui mais de 150 km e é um dos grandes atrativos turísticos da região.

Às margens da rodovia costumam aparecer jacarés, veados, capivaras, garças, gaviões, martins-pescador e tantos outros bichos que vivem livres em uma das áreas de maior biodiversidade de nosso planeta.

Além da transpantaneira ele ainda conheceu outros lugares super interessantes de nosso país, mas... pra dar ainda mais expectativa pra essa aventura, aos poucos citaremos quais foram esses lugares.

Notas: A partir daqui estarei contando do ponto de vista do próprio Nando.

Sem mais delongas, vamos começar com o devido relato...

2021, um ano bem traumático para os Rochas...

Entre Junho e Julho de 2021 a família Rocha teve um péssimo revés, onde simplesmente todos nós fomos acometidos como o terrível Coronavírus, aquela doença que se espalhou pelo mundo e ceifou inúmeras vidas por todo o planeta.

Simplesmente três de nós ficaram em estado mais grave: meu pai, meu irmão mais velho, o Thiago, e a minha mãe. E os outros três, sendo eu um deles, também peguei a doença, mas não precisei ser hospitalizado.

Estado do meu irmão mais velho quando tinha acabado de sair do CTI do Hospital em que ele estava.

Meu irmão chegou a ficar entubado por 8 dias e meu pai por 13 dias antes de saírem para o CTI e depois ir para os quartos do hospital. Pra piorar tudo ainda mais, a minha mãe também tinha pego coronavírus e passou por cerca de 18 dias numa situação bem delicada.

Passei bastante aperto porque tive de cuidar de todos ao mesmo tempo mesmo comigo também sendo um dos que estavam doentes, mas felizmente pouco a pouco todos foram melhorando e antes do fim do ano todos estavam bem novamente.

Meu irmão Thiago tirando uma foto para a revista do hospital em que ele estava sinalizando que tinha sido curado dessa doença.

Quando finalmente entrei de férias, aproveitei a oportunidade e resolvi dar uma boa desestressada realizando esse passeio, que começará agora...

DIA 01 - Terça-feira [05 de Julho de 2022]

Saí de Santa Luzia, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) às 4 horas da manhã. A moto que utilizei para essa viagem foi uma Honda XRE 300cc.


Segui direto até que próximo das 8:00h parei em Campos Altos (MG), onde dei uma pequena parada para abastecer e comer um biscoito.



E não deu outra, como estava ainda no começo da viagem continuei meu trajeto bem empolgado...

Vídeo 01:


Poucas horas depois avistei um belo campo de girassóis, onde parei para dar uma olhada e ainda coloquei meu drone para voar e apreciar a paisagem para nós.

Vídeo 02:


Mais fotos:



Vídeo 03:

E mais uma vez continuei com o meu caminho, até que às 12:16h sinalizei pra minha família que tinha chegado em Uberlândia (MG).


Aqui fiz mais uma parada, dessa vez para almoçar!


Aproveitei a oportunidade e ainda conversei um pouco com a família pelo Whatsapp, algo que fazia sempre que tinha a oportunidade pra deixar o pessoal mais tranquilo.



Voltei para a estrada mais uma vez e às 14:00h atravessei a minha primeira divisa da viagem, que fica entre Minas Gerais e Goiás.


Vídeo 04:



Aqui não perdi tempo e logo mandei um áudio em tempo real pra minha família:

Áudio 01:


Daqui parti pra estrada mais uma vez e próximo das 14:20h já estava passando por Itumbiara (GO).


Continuei com meu trajeto mais uma vez e em algum momento parei pra responder um dos meus irmãos. Até o momento já tinha andando cerca de 820 km.


Segui direto por meu caminho até que às 16:34h parei mais uma vez pra comer algo e abastecer a minha moto.


Vídeo 05:



Voltei para a estrada novamente e às 17:42h passei por Jataí (GO).


Nesse dia rodei até pouco depois das 19:00h e parei em Mineiros (GO), onde descansei e virei o dia. Eis aí como ficou o meu trajeto até o presente momento:


Aproveitei ainda pra comunicar com o pessoal que estava bem e também pra disponibilizar para eles o álbum gerado pelo Google Drive, que convenhamos, ajuda demais nesses tipos de viagem!



Dia finalizado. Descansei um bocadinho porque no outro dia eu teria muita, mas muita estrada para desbravar...

DIA 02 - Quarta-feira [06 de Julho de 2022]

Acordei cedo, lanchei e voltei para a estrada mais uma vez. Mal comecei e já avistei algo interessante: O portal do Parque Nacional das Emas, mas apenas passei rápido por ali e segui direto até chegar na minha segunda divisa dessa viagem.



Vídeo 06:



E continuei como meu caminho. Uma coisa posso dizer com toda a certeza: Em uma viagem de moto, o que não pode faltar é muita estrada!

Vídeo 07:



Vídeo 08:



Vídeo 09:



Mais uma divisa alcançada!

Vídeo 10:



Vídeo 11:



Vídeo 12:



Nesse dia eu estava bem empolgado e ansioso pra chegar ao meu destino, então não deu outra, aproveitei a oportunidade e fiz até um vídeo bem legal com o efeito de timelapse ativado.

Vídeo 13:



Não perdi tempo e continuei seguindo o meu caminho na estrada. Por aqui foi bem legal ter a oportunidade de observar os aviões decolando.

Vídeo 14:



Vídeo 15:



Vídeo 16:



Às 09:35 fiz mais uma parada para abastecer a moto e tomar água, dessa vez em Pedra Preta (MT).





Vídeo 17:



Vídeo 18:



Fiquei pouco ali e continuei com o meu trajeto.

Vídeo 19:



Acredito que um bom mineiro diria algo assim: "Pilotar uma Honda XRE é bom demais da conta sô!"

Vídeo 20:



Aproveitei a deixa e ativei o timelapse novamente.

Vídeo 21:



Vídeo 22:



Próximo das 12:00h fiz mais uma parada, dessa vez em Jaciara (MT), para almoçar.



Depois de comer, mais uma vez não perdi tempo e prossegui com a minha jornada. Às 15:16h cheguei em Cuiabá (MT), a capital do Mato Grosso. Aqui parei pra fazer uma visita bem especial ao estádio Arena Pantanal.




Aqui me posicionei pra câmera e fiz um vídeo em frente a esse estádio tão interessante.

Vídeo 23:



Meu pai que é revoltado com a política no Brasil não perdeu tempo e já reclamou do lugar. Até a minha mãe entrou nessa mesma onda!


Daqui mudei o meu trajeto e pouco tempo depois cheguei em Poconé (MT), cidade que é uma das portas de entrada para quem quer conhecer e desbravar a estrada da Transpantaneira.




Vídeo 24:



Daqui atravessei o Portal da Cidade e andei um pouco pela transpanteira para sentir um gostinho de como seria a minha aventura por aqui.

Vídeo 25:



Vídeo 26:



Vídeo 27:


Mais Fotos:





Continuando com os vídeos...

Vídeo 28:



Vídeo 29: Aqui tentei falar algo mas o meu áudio não funcionou!



Aqui fica uma intrigante pergunta: Será que é um tronco ou um jacaré?

Vídeo 30:



Resposta: Era realmente um jacaré!


Quando saí daqui procurei uma pousada e próximo das 19:00h estava eu em Poconé (MT) novamente. Aqui comi um bom tira-gosto e aproveitei pra conversar um pouco com a minha família. Notas: Confirmar se é Poconé (MT) mesmo ou Porto Esperidão (MT)



Quando voltei pra minha hospedagem aproveitei e enviei um áudio do Whatsapp pra minha família.

Áudio 02:



Depois ainda mostrei pro pessoal como eu havia me preparado para as longas jornadas dos próximos dias.

Vídeo 31:



Mais um dia foi finalizado. A única coisa que tenho certeza é que é a partir de agora que realmente começará a minha aventura.

Como esse post ficou muito extenso continuarei com o meu relato no próximo post.

[Colocar imagem]

Clicar: [Parte 02]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]

Capitólio, Mar de Minas [p3]