"Transpantanal", natureza e muita aventura! [Parte 02]

Nesse relato contaremos como foi a viagem que o Nando realizou principalmente pelo norte e nordeste brasileiro, onde ele presenciou muita natureza e vida selvagem.

Confira agora como foi a 2ª parte dessa incrível aventura!

DIA 03 - Quinta-feira [07 de Julho de 2022]

Acordei bem cedo e pouco depois das 06:00h tomei meu café e parti mais uma vez.


No meu caminho, agora às 08:00h, avistei algo bem interessante e inusitado: um peixe pulando na parte seca da estrada.

Vídeo 32:


O incrível dessa região é que facilmente você pode encontrar algum tipo de vida selvagem. Dessa vez por exemplo, os jacarés nem preocuparam em se camuflar como ontem:



Continuei meu trajeto e próximo das 09:00h topei outra vez com a vida selvagem: dessa vez avistei um cervo com seu filhote em plena estrada. [Notas: Esse animal é provavelmente um cervo-do-pantanal]

Vídeo 33:


Vídeo 34:


Em uma das pontes que passei achei um pequeno grupo de capivaras, diferentes espécies de pássaros e também mais alguns jacarés.

Vídeo 35:


Por fim, cheguei a Porto Jofre (MT), que está no final da Transpantaneira. Quando cheguei a esse lugar descobri que minha garrafada com água tinha furado e por isso acabei perdendo toda a água.

Vídeo 36:


Daqui não perdi tempo e comecei a voltar a Transpantaneira inteira novamente, e claro, o trajeto não me decepcionou e pude apreciar muito mais a natureza e também alguns animais que apareceram em meu caminho.

Vídeo 37:


Vídeo 38:


Vídeo 39:

Vídeo 40:


Uma curiosidade bem interessante sobre a Transpantaneira é que por aqui existem mais de 100 pontes, muitas delas como essas que passei agora, feitas de madeira e em meio a uma área bem selvagem e afastada de quase tudo.

Vídeo 41:


Quando deu mais ou menos umas 10:00h não resisti, parei mais uma vez, registrei um pouco dos arredores e logo coloquei o meu drone pra entrar em ação e apreciar a natureza pra gente de forma bem privilegiada e incrível!





Vídeo 42:



Vídeo 43:


Vídeo 44:


Aqui ainda tive a oportunidade de avistar um jacaré bem de pertinho.

Vídeo 45:


Será que ele irá atacar as capivaras?

Vídeo 46:


Pelo visto não! Hoje não foi meu dia de documentário animal!

Saí dali e continuei com o meu caminho mais uma vez, mas não aguentei, logo parei outra vez para dar outra contemplada na natureza e na paisagem.


Vídeo 47:


Vídeo 48:


Vídeo 49:


Agora sim voltei ao meu trajeto por mais um pouco de tempo e pouco depois das 13:00h parei para almoçar.

Vídeo 50:


Vídeo 51:


Almocei em Poconé (MT), cheguei mais uma vez ao início da Transpantaneira.


Não resisti e também tomei uma coquinha!

Daqui dei uma mudada brusca no percurso e continuei com o meu trajeto novamente, minha intenção agora seria conhecer a famosa BR-319, mais conhecida como Rodovia Fantasma.

- - - - O que é a Rodovia Fantasma? - - - -

Concluída em 1973, a BR-319 rasgou o coração da Amazônia há 40 anos com o propósito de ligar as cidades de Manaus (AM) e Porto Velho (RO) e dessa forma, acabar com o isolamento rodoviário do estado do Amazonas.

Nos primeiros anos de operação foi plenamente transitável. Carros de passeio cruzavam seus 877 quilômetros em viagens de 10 a 12 horas. Havia linhas regulares de ônibus que operavam entre as capitais do Amazonas e Rondônia.

Mas isso durou pouco, pois nos anos seguintes, a rodovia entrou em um processo sem volta de decomposição total. Em 1988, 15 anos depois de concluída, já era considerada intransitável.

Cerca de 500 mil pessoas vivem nos 14 municípios localizados na área de influência da BR-319. Atualmente, só é possível sair de Manaus por barco ou avião, uma limitação logística que também afeta o estado de Roraima, que só possui a BR-174 para chegar até a capital do Amazonas.

O clima úmido e as chuvas ajudaram a transformar a camada fina do asfalto em um farelo escuro e pedras que se misturaram ao barro. Crateras surgiram por todos os lados, pontes apodreceram. De rodovia federal, a BR-319 se converteu em rota proibida, destino procurado apenas por alguns poucos jipeiros e motoqueiros dispostos a se arriscar no meio da mata.

- - - - - - - - - -

Voltando ao relato...

Claramente, eu sou um desses loucos e por isso me propus a realizar esse desafio, mas primeiro, é claro, precisaria chegar até Manaus (AM) para realizar esse feito, então dei uma mudada brusca no meu percurso e dali continuei com meu trajeto novamente, mas claro, parei mais uma vez pra apreciar outra coquinha!

Vídeo 52:


Vale lembrar que os animais que estão aqui no meu relato foram apenas aqueles que consegui registrar com a câmera do celular ou do meu drone. Na prática consegui avistar muito mais animais em meu caminho.

Vídeo 53:


Ainda assim não resisti e dei outra paradinha pra descansar mais um pouco e tomar mais um pouco de coca-cola!

Mais uma vez continuei com o meu percurso. 


Vídeo 54:


Depois de mais algumas horas pilotando a moto, nesse ponto da viagem, agora às 17:48h, eu estava passando por Cáceres (MT), ainda no Mato Grosso.

Vídeo 55:

Vídeo 56:


Continuei rodando até próximo das 18:00h, quando parei em Porto Esperidião (MT) e procurei algum lugar pra descansar. Ainda aproveitei a oportunidade e enviei um áudio pra tranquilizar a minha família, organizei o que precisava, lanchei e descansei para me preparar para o outro dia.

Áudio 03:


Vídeo 57:


Vídeo 58:


Eis aí como ficou o meu trajeto até o devido momento:

Pode ficar tranquilo que essa aventura está apenas começando! Como esse relato está muito extenso estarei continuando com ele no próximo post.

[Colocar imagem]

Clicar: [Parte 03]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]

Capitólio, Mar de Minas [p3]