Passeando pelo Vale Europeu [p1]

No período entre os dias 07 e 14 de Outubro realizei uma viagem junto a Luciana com a São José para o seguinte destino: Vale Europeu c/ Curitiba, Beto Carrero World e Oktoberfest.


Confira agora como foi a 1ª parte dessa viagem, onde conto como foi a nossa viagem de ida e também um pouco do que fizemos em Curitiba (PR).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Clique no link abaixo para acessar o índice dessa viagem:

Link: [AQUI]

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Navegando pela net a Luciana [minha esposa] viu um pacote bem legal da São José Viagens, de nome "Vale Europeu c/ Curitiba, Beto Carrero World e Oktoberfest", de 07 a 14 de Outubro de 2018. Como ela era doida para conhecer o Beto Carrero e ainda bateria com a semana das crianças, onde teria uma folguinha no trabalho, eu poderia jogar uma parte das minhas férias para essa data e seria tudo supimpa!

Então juntei, juntei e juntei mais dinheiro. Principalmente depois da greve dos caminhoneiros, do aumento absurdo e abusivo da conta de luz e do grande número de consultas médicas, em especial da Luciana que estava fazendo um tratamento de saúde essa tarefa ficou ainda mais difícil, mas de alguma forma faltando uns dois meses para o passeio consegui pagar o valor do pacote à vista e consegui 5% de desconto.

Após isso a minha nova tarefa seria juntar mais um bocadinho para gastar por lá. Não consegui juntar tudo o que queria, mas fomos assim mesmo. Aliás, quase achei que não conseguiríamos realizar esse passeio, já que faltando apenas duas semanas a Lu passou muito mal por duas vezes na faculdade e até achamos que poderia ser apendicite ou hérnia. Com os problemas resolvidos, finalmente, no dia 07/10 começamos a nossa viagem.

Ao final do passeio no roteiro ficou assim:

Meu Roteiro:

DIA 01 - Domingo, 07 de Outubro de 2018

[Parte da Noite] Viagem de ônibus do Terminal Turístico JK (Belo Horizonte) rumo a Curitiba (PR).

DIA 02 - Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018

[Parte da Manhã] Chegada em Curitiba (PR);

[Final da Manhã até Parte da Tarde] Visita ao Palácio de Cristal, Ópera de Arame, Parque Tanguá e Bus Tour pelo centro comercial de Curitiba;

[Parte da Noite] Jantar no Madalosso, o maior restaurante da América Latina.

DIA 03 - Terça-feira, 09 de Outubro de 2018

[Início da Manhã] Viagem de ônibus do Hotel Nacional Inn em Curitiba (PR) rumo a Balneário Camboriú (SC);

[Horário do Almoço] Bus Tour pelo centro de Joinville (SC);

[Início da Tarde] Chegada no hotel Ibis Styles, em Balneário Camboriú (SC);

[Parte da Tarde até Início da Noite] Compras em Brusque (SC).

DIA 04 - Quarta, 10 de Outubro de 2018

[Final da Manhã] Passeio pela Av. Brasil em busca de rasteirinhas para a Luciana;

[Parte da Tarde até Final da Tarde] Passeios e compras em Blumenau (SC): Francis Blu, Froschhaus e Prefeitura da cidade;

[Início da Noite até Parte da Noite] Desfile da Oktoberfest em Blumenau (SC);

[Parte da Noite até Final da Noite] Oktoberfest - Evento Principal.

DIA 05 - Quinta, 11 de Outubro de 2018

[Parte da Manhã até Início da Noite] Beto Carrero World: Crazy River, Trenzinho, Hot Wheels Epic Show, Fire Whip, Memorial do Beto Carrero, Ilha dos Piratas, Vila Germânica, Blum e O Sonho do Cowboy.

DIA 06 - Sexta, 12 de Outubro de 2018

[Parte da Manhã até Final da Manhã] Barra Sul, Aventura Pirata;

[Final da Manhã até Horário do Almoço] Praia das Laranjeiras, c/ chuva e a Lu passando mal;

[Início da Tarde até Parte da Tarde] Teleférico Unipraias;

[Final da Manhã até Início da Noite] Camelódromo;

[Parte da Noite] Cristo Luz.

DIA 07 - Sábado, 13 de Outubro de 2018

[Parte da Manhã] Viagem de ônibus do Hotel Ibis Styles rumo a Belo Horizonte (MG).

DIA 08 - Domingo, 14 de Outubro de 2018

[Início da Manhã] Chegada na minha casa.

Sem mais delongas, vamos ao relato...

DIA 01 - Domingo [07 de Outubro de 2018]

Acordei razoavelmente cedo, pouco depois das 8:00h, me arrumei meia boca [vesti uma calça e saí de chinelo mesmo] e fui votar numa escola próxima da minha casa. Dei azar porque chovia um pouquinho, mas nada que me atrapalhasse de chegar ao local.

Demorou demais, quase uma hora para poder votar porque o pessoal tinha que digitar o nome de muitos candidatos e parecia que todos os velhinhos com mais de 65 anos resolveram votar no mesmo horário que eu, e como tinham preferência eles sempre entravam na minha frente.

Dessa vez fui bem consciente e votei em todos os cargos, sendo que pesquisei todos os números pela internet e os anotei em um papelzinho. Meu principal objetivo era se esforçar pra evitar que nosso país não virasse uma Venezuela nos próximos anos.

Ao voltar meu irmão Gabriel cortou o meu cabelo. Ficou bom?


Após isso passei a colocar as roupas que usaria no passeio em cima da nossa cama. Nesse mesmo tempo a Lu já estava arrumando as coisas da casa e limpando ela, já que ficaríamos fora por uma semana inteira.


Ela estava muito mal humorada e choveu levemente por praticamente toda a manhã. Algum tempo depois pedimos um Pop e fomos para uma escola perto da casa da mãe da Luciana. Chegou a vez dela votar também.

O lugar estava super bagunçado e lotado de gente. A numeração das salas estava bem confusa, mas por um milagre a sala em que ela iria votar não tinha ninguém. Então votamos rapidamente e seguimos para a casa da minha sogra, que estava perto dali.

Ela também tinha anotado os números de sua votação em um papelzinho, mas esqueceu ele em casa e acabou usando o meu como base. Já perto das 12:00h almoçamos e às 14:00h pegamos outro Pop, dessa vez para voltar pra casa pra terminar de arrumar as coisas.

Casa da Sogra:


Minha Casa:




Às 15:50h solicitamos um Uber para irmos até o Terminal JK, em Belo Horizonte (MG). Antes do carro chegar até deu tempo de tirar uma última foto da minha mãe com a Lu.


Demoramos no caminho porque o motorista errou um "pouco" e direto fazia um caminho um pouco mais longo que o normal. Mesmo assim o cara deu bobeira, já que eu sempre pago no crédito e para o Uber o preço não muda quando isso acontece [Dica: Se você usa o Pop deixe o motorista fazer o trajeto que o aplicativo está indicando, assim sua tarifa não aumentará em nada. Caso faça mudanças no trajeto o valor será recalculado e você pagará um pouco mais caro do que o valor demonstrado inicialmente].

Chegamos no Terminal JK às 16:30h e fizemos o check-in com o pessoal da administração da São José Viagens.



Após esperar mais algum tempo o ônibus chegou e tanto nós quanto o pessoal do grupo começou a colocar suas bagagens mais pesadas dentro do ônibus. Só continuamos carregando nossas mochilas com os laptops e uma sacola onde havia mais algumas coisinhas e nossas cobertas para o caso de estar muito frio.



Tradicional careta da Luciana.

Partimos às 17:10h, bem dentro do previsto. Nosso guia se apresentou, disse que se chamava Luís e informou que seus amigos costumam chamá-lo de Luisinho.


Ele também explicou um pouco mais do que faríamos e distribuiu um lanchinho bem leve pra gente.


Às 20:20h fizemos nossa primeira parada rápida no Graal Shopping de Perdões (MG).










Ali resolvemos pedir um combo com batata, hambúrguer e refri para cada um na Nyo.


Às 21:00h nosso ônibus voltou para a estrada novamente. Enquanto seguíamos pelo caminho, para não ficarmos entediados o guia foi esperto e deixou rolando o filme "A Escolha" para que pudéssemos assisti-lo.

Vídeo 01:


DIA 02 - Segunda-feira [08 de Outubro de 2018]

Às 00:00h fizemos nossa segunda parada, dessa vez no Restaurante e Churrascaria do grupo Batistella, em Itapeva (MG).



Você percebe imediatamente que está viajando quando começa a ver essas galinhas pintadas sendo vendidas pelo caminho.


Aqui pedimos apenas um espetinho e suco para cada um, e infelizmente o suco não estava muito gostoso, apesar de ser meio caro! A parada durou cerca de meia hora e pouco depois já estávamos seguindo pela estrada novamente.

Durante o caminho pela noite pesquei um pouco e acabei dormindo, acordando às 5:00h, quando paramos no Graal Buenos Aires, já em Registro (SP), onde fizemos nossa parada para lanchar.






Eu estava meio sonolento nessa hora, então não percebi se o guia havia dado ou não alguma explicação, por isso achei que seria apenas um lanche rápido como das outras duas vezes. Enquanto preferi pedir pão de queijo com alguns pedacinhos de queijo e de presunto a Lu preferiu atacar um salgado mesmo!

A parada foi um pouco maior e durou cerca de uma hora. Nesse meio tempo deu pra desestressar um pouco do ônibus, já que a viagem foi bem longa e ainda teríamos muito mais estrada pela frente. Aproveitei ainda para tirar uma foto sobre a Oktoberfest [que até foi utilizada pelo pessoal da excursão para montar um grupo de WhatsApp depois].


O tempo continuava fechado e chovia um pouco, mas nada que pudesse nos atrapalhar.

Algumas paisagens pelo caminho:






Trajeto que fizemos até o presente momento:


Conseguimos chegar em Curitiba (PR) às 9:00h, mas como o trânsito estava bem engarrafado e outro grupo de excursão estava descarregando suas coisas no mesmo hotel que a gente o guia Luís pediu apenas que fôssemos ao banheiro e deixássemos as malas na recepção do hotel, assim adiantaríamos o passeio que deveria ser feito às 14:00h nesse dia.





Essa parte do dia foi bem agitada, em especial para as mulheres por conta das longas filas no banheiro e também do fato de já estarmos um pouco cansados dessa longa viagem. Após nos ajeitarmos um pouco seguimos para o passeio, que começou às 10:00h.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Curitiba, PR


A cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, belas áreas verdes e um transporte público de qualidade. A fama não é para menos, já que a cidade realmente oferece um excelente padrão de vida para os moradores. O fenômeno se reflete também no turismo e torna a cidade um dos destinos mais bem preparados do país para receber viajantes.

Fonte Pesquisada:

https://guia.melhoresdestinos.com.br/curitiba-185-c.html

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 



Chegamos próximo do devido local em pouco tempo e logo descemos do ônibus. Aqui encontramos o Jardim Botânico de Curitiba, que é um dos principais pontos turísticos e cartões postais da cidade.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Palácio de Cristal


Inaugurado em 5 de outubro de 1991, seu nome oficial (J.B. Francisca Richbieter) presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense).

O jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas com três abóbadas do estilo Art nouveau foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Do seu interior é possível ter uma vista privilegiada do jardim em estilo francês.

Fonte Pesquisada:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Bot%C3%A2nico_de_Curitiba

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Eu e a Lu fomos espertos e tiramos uma selfie bem legal com esse monumento ao fundo:


E continuamos andando, tirando mais fotos dessa obra de arte curitibana.


Passamos por um jardim com um arranjo de bambu lindíssimo.




Depois que passei por esse lugar olhei pra trás e vi que tudo poderia ficar ainda mais bonito.


E continuamos nos aproximando do Palácio de Cristal, que era enorme.


No meio temos o monumento principal, que funciona como uma estufa para diversos tipos de plantas. A sua frente há um jardim enorme, que se não me engano foi inspirado nos que existem na Europa.



Atrás está a área pela qual passamos, que aliás, ao longe fica ainda mais bonita!


Então atravessamos uma mini-ponte que deixava um rio passar por ela.


E finalmente entramos na estufa, que era bem apertada, com caminhos muito estreitos e claro, cheia de espécies de árvores e plantas.





Assim que se entra, à esquerda havia uma cascatinha e um rio com algumas pedras. Eu já iria passar por ali quando a Lu me mostrou uma plaquinha bem pequena pedindo para não pisar nas pedras. Assim segui pelo outro caminho.



Mais a frente só havia mais do mesmo [árvores e plantas], por isso preferimos voltar e subir na escadinha que avistamos próximo da entrada.









A estrutura do teto, o fato do piso ser aramado [possibilitando ver tudo o que está abaixo] e os detalhes da parede de vidro da construção fazem com que ela tenha um aspecto muito legal, mas a estufa em si é bem simples e há pouca coisa para se ver. Por isso descemos tudo e saímos dela para apreciar melhor o jardim que estava lá fora.



Enquanto nosso grupo passeava pelo jardim, tiramos uma selfie com o Palácio de Cristal em outro ângulo.


Como nossa visita por aqui seria rápida, já que estávamos bem cansados da longa viagem de ônibus e a fome também começava a apertar um pouco, seguimos pelo jardim sem enrolar muito.





Ao chegar no estacionamento o guia nos informou que próximo a casinha escrito "Curta Curitiba" tinha banheiro pra quem precisasse e assim que o usamos tiramos algumas fotos em frente a ela:

# Cool e descolado:


Notas: Antes dessa foto eu estava sentando segurando as pernas e a foto tinha ficado bem feia: Resumindo = a pose é tudo! Um pouquinho que você se mexer ou gesticular já muda bastante a "cara" da foto.

# "Cagado"!


Já diferentemente de mim, a Luciana foi bem estilosa e ficou legal em cada uma das fotos que tirou ali.




Ao atravessar o estacionamento e passar pelo portão chegamos à calçada, mas como o povo ainda estava muito disperso resolvemos atravessar a rua e entrar numa lojinha que estava ali perto.










Ao entrar na loja fiquei louco, pois vi souvenir, souvenir e mais souvenires, fiquei tão empolgado que nem sabia se levava um de globo ou de outro jeito, mas de alguma forma a Lu conseguiu me convencer e comprei um do mais simples. Ela preferiu comprar uns chaveirinhos.

Às 11:00h nos reunimos com o resto do pessoal e o bus partiu para o próximo ponto turístico, porém vou deixar isso no próximo post, já que esse aqui está muito extenso.


Clique AQUI para ir para a Parte 2 desse relato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Estrada Real - Caminho dos Roias 2021

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]