Intercâmbio no Uruguai [p19]

Essa é a 19ª parte do relato do que fiz sobre meu intercâmbio no Uruguai.


Nessa parte continuo contando como foram os meus dias comuns por aqui, como foi a ida até a Fonte dos Cadeados, a despedida do Míchel e um filme que assisti totalmente em espanhol.

Caso queira ir para o início deste relato clique AQUI.

E agora a continuação do relato...

DIA 22 - Domingo [26 de Fevereiro de 2017]

Dormi até mais tarde que nos outros dias e levantei próximo das 9:30h. Lanchei e fiquei conversando um pouco com o pessoal da casa.


Depois disso passei mais algum tempo mexendo no meu PC. Às 12:00h saí para almoçar bem pertinho, no restaurante da esquina mesmo e resolvi pedir um prato um pouco diferente: Suprema Rellena [suprema rellena de 3 quesos y panceta con crema de puerros acompañada de verduras salteadas].

Primeiro vieram os cubiertos, como de praxe.


E depois o prato principal, que estava com uma cara muito boa.


Ao voltar atendi o meu pai numa chamada de vídeo pelo WhatsApp. Ele estava bem animado, junto a minha mãe, minha tia Sandra e minha vó. Até me zoou um pouquinho me mostrando o almoço da minha tia, cheio de comidas típicas brasileiras como o arroz super gostoso que ela faz, frango e o feijão.

Como o dia anterior tinha sido muito intenso, aproveitei e fiz ainda uma mini-siesta e dormi por quase uma hora.

Eu tinha intenção de ficar descansando e mexendo no laptop para passar o tempo, mas o calor ficava cada vez mais insuportável e por isso resolvi sair pra andar um pouco. Segui para a Calle 18 de Julio e andei para além da praça onde estava o Banco Santander para descobrir o que mais existia por ali.






Passou pouco tempo e já consegui encontrar algo interessante, a famosa fuente de los candados [fonte dos cadeados].



Na placa ao centro da fonte está escrito isso:

Fuente de los Candados

La leyenda de esta joven fuente dice que si se le coloca un candado con las iniciales de dos personas que se aman, volveran juntas a visitarla y su amor vivirá por siempre...

Traduzindo:

Fonte dos Cadeados

A lenda dessa jovem fonte diz que se lhe coloca um cadeado com as iniciais de duas pessoas que se amam, voltarão a visitá-la e seu amor viverá para sempre...

Haja cadeados!


Acredito que durante a semana exista ao menos uma [ou algumas] loja(s) por perto que venda(m) os cadeados com as iniciais dos nomes de cada um, mas como era domingo, não tinha nada aberto por aqui e eu estava sozinho preferi continuar andando e passei pouquíssimo tempo contemplando essa fonte.

Depois andei por muitas outras ruas, mas elas eram todas residenciais e por fim não consegui encontrar nada de interessante, que fosse mais turístico. Andar ao léu por aí no Uruguai não é uma ideia muito boa porque Montevideo é uma cidade muito grande e seguir sem rumo dificilmente resultará na descoberta de algo interessante.

Enquanto voltava rumei direto para o Mc Donald's e lá pedi um hambúrguer com batatas fritas.




Passei o resto do dia descansando, comi meu pacote de biscoitos recheados em algum momento que senti fome e ainda conversei um bocadinho com a Luciana pelo WhatsApp.


Dia finalizado!

DIA 23 - Lunes, Segunda-feira [27 de Fevereiro de 2017]

Levantei às 7:15h, comi cereais e fui pra Academia Uruguay.


Nessa aula tivemos uma revisão dos pronomes e ainda aprendemos um pouco sobre o cinema argentino e uruguaio.







E claro, também teve mais um pouquinho daqueles jogos didáticos!



Durante o intervalo tivemos a Merienda Compartida [lanche compartilhado], mas acabei não tirando nenhuma foto. Esses eram os talleres disponíveis no mural:




Ignorei o do mate [por achar o gosto ruim] e o do Museo Casa de Lavalleja, porque estava para o dia 2 de março [a esse ponto já teria regressado ao Brasil] e me inscrevi no Taller de Cine-Debate para essa sexta-feira por achar que seria uma boa atividade extra para se fazer.

Após o intervalo a professora voltou a citar coisas como as profissões e voltou a dar destaque para o cinema do país, um bom exemplo disso é o filme abaixo, de nome Elsa e Fred, um amor de paixão:

Vídeo 19:


No passado eu também fiz um excelente post sobre as principais profissões em espanhol.

Caso queira conferi-lo clique AQUI.

Após a aula pensei em me afastar da praça [indo no sentido do porto] para encontrar bons restaurantes, mas percebi que quase tudo estava fechado por conta do feriado do carnaval [as aulas continuavam normalmente pra nós porque éramos estrangeiros, mas boa parte das lojas param para aproveitar o carnaval nessa época].



Voltei para a praça onde estava acostumado a comer e pedi o seguinte prato: Pollo con cebolla caramelizada, bacon crocante y papas noisette.




Assim vieram os cubiertos e depois o prato que pedi.



Achei a comida meio estranha porque tanto a carne quanto as cebolas eram agridoces e só essas bolinhas é que tinham de fato gosto de cebola de verdade.

[Notas: Até pouco antes de começar a escrever essa parte do relato eu não havia percebido, mas basta saber que quando alguma coisa por aqui é "caramelizada", quer dizer que terá um gosto doce - Como eu não tinha descoberto esse segredo, várias vezes comi coisas agridoces sem entender o porquê de estarem assim.]

Ao sair fui até o quiosque da sorveteria e comprei um autêntico helado uruguaio.



Ao voltar para casa continuei adicionando coisas no site do Mochileiros e aproveitei também para conversar por mensagem com minha família e a Lu. Nesse meio tempo ainda dei uma ajeitadinha na minha mala e organizei todos os souvenires que conquistei nessa viagem até o presente momento.




Saímos juntos às 20:00h para jantarmos em um restaurante para se despedir do Míchel [nessa hora estavam eu, o Míchel, a Geovanna e a Kelsy].

Fomos até um restaurante bem chique, onde fomos bem atendidos e cada um escolheu o que queria, que aliás, demorou um bocado. Nesse meio tempo podíamos dar uma bicada naqueles tradicionais pãezinhos uruguaios.


O prato que escolhi dessa vez foi um Lomo de cordero tandoori, outro tipo de carne que nunca tinha provado até esse momento. Ao chegar nossas refeições brindamos ainda com vinho [bebi apenas uma taça].


E conversamos um bocado, o mais incrível é que o Míchel pagou tudo isso sozinho e disse que essa era a sua despedida daqui do Uruguai!

Voltamos a pé mesmo e chegamos a Casa da Família próximo das 23:30h. Conversei um pouco mais com o Míchel e mostrei para ele a parte das mulheres bonitas do meu blog [e na maioria ele não acreditava que era verdade] e logo todos fomos dormir.

Dia finalizado!

DIA 24 - Martes, Terça-feira [28 de Fevereiro de 2017]

Levantei às 7:20h e comi cereais outra vez.


Fui até a lavanderia com a Kelsy e entreguei um monte de roupas para lavar. Dali seguimos para a Academia Uruguay, onde tivemos mais aulas.




Dessa vez tivemos um aulas sobre o Pretérito Perfecto Simples [também conhecido como Pretérito Indefinido] e o Pretérito Imperfecto. Além disso também tivemos um reforço sobre o uso dos Imperativos da língua espanhola.

Vamos entender um pouco sobre cada um deles:

Pretérito Perfecto Simples:


Esse pretérito se utiliza de ações já concluídas ou para uma ação sucedida na metade de outra ação. Para saber mais sobre esse assunto clique AQUI. Vale citar que está escrito em espanhol no blog por se tratar de um conteúdo mais avançado.

Pretérito Imperfecto:


Esse pretérito se utiliza de ações passadas e enfatiza o aspecto de repetição e continuidade no tempo. Para saber mais sobre esse assunto clique AQUI. Vale citar que está escrito em espanhol no blog por se tratar de um conteúdo mais avançado.

Usando os Imperativos em espanhol:


O imperativo é usado para dar ordens, sugestões, conselhos ou instruções ou fazer pedidos. É formado da segunda pessoa pessoa do singular e do plural. Para saber mais sobre esse assunto clique AQUI. Vale lembrar que está escrito em espanhol no blog por se tratar de um conteúdo mais avançado.

Durante o intervalo fui até a Mío para comprar alguma tarta e deparei com ela fechada [esqueci que por aqui era carnaval e por isso muitas das lojas não estariam abertas]. Então segui pra aquele quiosque bem conhecido e pedi um picolé [ou em bom espanhol: un helado palito].


No final do intervalo pedi para a professora me dar dicas interessantes do que existia de legal para se fazer e ela me sugeriu ir até o Montevideo Shopping e disse que perto dali ainda havia o World Trade Center e o Puerto de Buceo, dois outros lugares interessantes para se conhecer. Ela me recomendou ainda comer num lugar chamado El mondo de la Pizza e pedir uma milanesa en dos panes.

Mais coisas da aula:






Como pensei que tinha pouco dinheiro porque não tinha trocado nada até o momento, preferi voltar para o apartamento e antes de chegar lá comprei alguns biscoitos no supermercado pelo caminho. Aproveitei ainda para pagar a lavanderia.

Ao chegar descobri que a Giovanna havia mudado minhas coisas pro antigo quarto do Míchel. Na concepção deles lá era maior, mais fresco e ainda tinha uma televisão.





Assim, transferi o resto das coisas que estavam no armário para esse novo local. Depois fui até um ponto próximo e peguei o bus 116 [Pocitos] rumo ao Montevideo Shopping.




Desci a poucas quadras de distância e logo encontrei o shopping. Como estava com fome fui direto pra onde a professora tinha me indicado [El mondo de la Pizza] e lá pedi o que ela havia me sugerido, uma milanesa en 2 panes completa + coca.




O valor total deu 430 pesos [valores de 2017] e eu pensei em dar 40 pesos de propina, mas tentei pensar em espanhol na hora de fazer as contas e me embolei todo e acabei dando 70 pesos de gorjeta para a moza [garçonete]. Ela ficou tão feliz que fiquei até sem jeito de falar que tinha entregado o valor errado.

Dali segui para a sessão de cinema, que aliás era enorme e tinha diversas salas. Se não me engano umas 16.



O lugar era tão grande que até demorei um pouco pra achar o banheiro. Assim que me aliviei um pouco voltei e procurei um filme interessante para assistir. Para isso eu observei um mural.


E também os painéis eletrônicos.





Por fim, após pensar um pouco escolhi o filme La Gran Muralla para às 17:25h. Escolhi totalmente em espanhol e sem legendas, pois assim achei que seria mais fácil de se entender.


Como ainda faltava algum tempo, fiquei circulando um pouco pelo shopping até que desse o horário, e assim fui assistir o filme. Pra quem ainda não viu, abaixo está o trailer desse filme, que é muito bom.

Vídeo 20:


Me senti bastante feliz após assistir o filme porque consegui entender praticamente tudo. Como pronunciavam em espanhol da Espanha achei bem fácil de se compreender.

Saí pouco depois das 19:20h, enfrentei uma pequena fila e comprei um sorvete do Mc Donald's.


Hmmmm, estava realmente delicioso! Ao voltar peguei outro ônibus e parei na Av. 18 de Julio, onde andei por mais algumas quadras e enfim cheguei a Casa da Família. Após isso conversei um pouco com a Lu em uma chamada de vídeo do WhatsApp e fui dormir.

Dia finalizado! Em outro post continuarei contando o que fiz por aqui porque esse já ficou bem extenso.

Clique AQUI para ir para a Parte 20 desse relato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Capitólio, Mar de Minas [p3]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]