De Ténéré pela América do Sul [p6]

O Nando é o meu irmão mais novo e realizou uma verdadeira aventura: passar por alguns países da América do Sul, saindo do Brasil até que chegou em Antofagasta, no Chile.


Confira agora a 6ª Parte da sua viagem, onde ele finalmente está começando a voltar pra casa, sem deixar de conhecer, é claro, o incrível Deserto do Atacama.

Caso ainda não tenha visto a 1ª Parte desse relato clique AQUI.

Continuando com o relato...

DIA 11 - Terça-feira [30 de Janeiro de 2018]

Dessa vez dormi um pouco mais e lá pelas 9:00h da manhã estava conversando com minha família, expliquei pra eles que mesmo tendo procurado bastante não consegui resolver o problema da roda da moto. Povo complicado!

Depois de tanto chão chegou a hora de voltar pra casa, mas mesmo assim não dei bobeira e segui para San Pedro de Atacama, uma das principais cidades do Deserto do Atacama, no Chile.

Fui seguindo a estrada e no caminho encontrei algumas coisas bem legais, mais especificamente, alguns "cataventos" [usinas de energia eólica].


De perto eles são realmente enormes.

Vídeo 84:


Vídeo 85:


E voltei pra estrada novamente, seguindo sempre pela Ruta del Desierto.






Perto das 17:00h consegui chegar em San Pedro de Atacama e me hospedei em um hotel. Aproveitei também para realizar algumas atividades mais básicas, como lavar as roupas, cambiar mais algum dinheiro e ver se conseguia resolver o problema da danada!


Meu pai e minha mãe estavam preocupadíssimos com o problema da roda, mas não tinha jeito, como não dava pra arrumá-la o ideal era eu continuar seguindo devagar, sem forçar muito a moto.

Aproveitei também pra fazer uma boa refeição por aqui!

Vídeo 86:


Vídeo 87:


Fiquei hospedado num hotel chamado Tuyasto, que estava na praça ao lado de uma igreja do Atacama. Como não consegui nada preferi deixar pra pesquisar melhor em Punamarca, talvez lá tivesse uma oficina ou algo que me ajudasse melhor.


Vídeo 88:


Apesar das limitações e dos problemas, já estava pensando no que fazer para o próximo dia.

Vídeo 89:


Ao terminar de fazer o que precisava e comunicar o povo, descansei e fui dormir. Dia finalizado!

DIA 12 - Quarta-feira [31 de Janeiro de 2018]

Em cada ponto turístico importante que eu passava fui comprando alguns ímãs de lhamas. Minha intenção era dar uma pra cada um dos meus parentes e conhecidos próximos.


E não demorou muito, segui pela estrada novamente.


Não tem como não se animar com uma montanha tão linda assim vista de forma tão panorâmica! Parei até para fazer a minha tradicional dancinha!

Vídeo 90:


Mesmo num deserto tão ermo, seco e distante, longe de quase tudo é possível observar os animais endêmicos da região.


E estrada outra vez!

Vídeo 91:


Vídeo 92:


Legal demais!

[Notas do autor: Essa área do Chile possui tantos lugares bonitos que ficou até difícil de escolher qual seria a melhor foto para encabeçar a capa desse post]

Mesmo que fosse pouquinho, tive meu primeiro contato com a neve e isso me deixou ainda mais empolgado!

Vídeo 93:


Mais uma foto que também seria excelente como a foto de capa dessa parte do relato [se não fosse a mão na câmera que atrapalhou um pouco na imagem]!


Vídeo 94:


Vídeo 95:


Seguindo e seguindo mais por um bom tempo atravessei o Deserto do Atacama e cheguei em Susques, na Argentina.

Como de praxe, perdi algum tempo na imigração e depois fui liberado. Aproveitei também pra ter um almoço completo e bem reforçado.



De Susques segui direto de volta para Punamarca, também na Argentina [vale lembrar que na ida eu já havia passado por essa cidade].


Vídeo 96:


Vídeo 97:


Deserto, uma imensidão de areia sem fim, montanhas e paisagens incríveis!



Vídeo 98:


Eis aí mais um marco desse deserto incrível!



Vídeo 99:


Sabe o que é o melhor de tudo, a aventura ainda não tinha acabado! Mesmo vendo tudo isso o destino ainda reservaria para mim mais belas paisagens para serem contempladas pelo caminho.





Vídeo 100:


Hora de atualizar aquela minha listinha de objetivos novamente:

- Cataratas do Iguaçu, PR - Brasil [Visitado]

- Salar del Uyuni, Bolívia [Visitado]

- La Mano del Desierto, Deserto do Atacama - Chile [Visitado]

- Antofagasta, Chile [Visitado]

Só parei de rodar mesmo próximo das 21:00h e o lugar escolhido para comemorar esse feito foi o El Rincón de Claudia Vilte, na Punamarca. Prato escolhido: Filé de lhama, queijo de cabra e batata.



Nada melhor do que comemorar um feito desses com uma boa janta e uma coquinha. Até o dono do estabelecimento parou para tirar fotos da minha moto. Como a pousada que eu tinha arrumado não possuía internet conversei pela família pelo zap no próprio restaurante mesmo.

Um amigo havia me passado alguns endereços de loja de moto em San Salvador de Juluy, então eu tentaria resolver os problemas da minha moto em outro dia, quando chegasse lá.

Conversando com meu pai ele reparou que eu estava muito vermelho, só não sei dizer se foi por conta do sol ou do frio cortante daqui, o frio era tão intenso que eu mal conseguia tirar a luva quando precisava.

Vídeo 101:


E finalmente, descanso!

Vídeo 102:


Dia finalizado!

Eis aí como ficou todo o meu trajeto percorrido até o momento:


Cidades visitadas na ida:


Cidades visitadas na volta:


Na próxima parte estarei contando, basicamente, como foi a volta para casa.


Clique AQUI para acessar a Parte 7 desse relato:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visitando o Parque dos Dinossauros da PUC [Parte 01]

Visitando o Parque dos Dinossauros da PUC [Parte 03]

Visitando o Parque dos Dinossauros da PUC [Parte 02]

São Carlos, SP [Dicas de Roteiro]

Hot Park, Rio Quente - GO [Dicas de Roteiro]