Desbravando o incrível Parque Estadual do Ibitipoca [p4]

Confira agora como foi a 4ª Parte da minha segunda viagem de 2021.

Nesse post conto sobre como foi nossa visita ao Mirante do Gavião, a Ponte de Pedra, a volta até a área da lanchonete e como foi nossa volta até a pousada.

Continuando com o relato...

DIA 02 - Sábado [22 de Maio de 2021] - Cont.

Mirante do Gavião:

E mais uma vez continuamos com o nosso caminho, onde até aproveitei para tirar uma foto da paisagem e também mais uma selfie.

Andamos mais um bocadinho até chegar ao Mirante do Gavião.

Plaquinha:

Vista daqui:

Ponte de Pedra:

Adentramos numa área com uma mata um pouco mais fechada em muitos momentos e prosseguimos com o nosso caminho. Daqui a algum tempo conheceríamos mais um interessante ponto turístico do Parque Estadual do Ibitipoca: a Ponte de Pedra.

Não sei bem o porquê desse nome [Ponte de Pedra], na verdade o lugar estava mais para uma grande e espaçosa gruta do que para uma ponte.

Foto da plaquinha do lugar:

Vista de um dos lados:

Momento selfie:

Vista do outro lado:

Selfie em outro lugar da Ponte de Pedra:

O pessoal do grupo ficou muito empolgado e ficamos aqui por algum tempinho. A partir de agora seguiríamos por outro caminho para voltar até aquela lanchonete que tínhamos visto no início.

Subindo a escadaria que dava acesso a essa gruta.

E para isso andamos...

Subimos muitos degraus...

Daqui era possível avistar algumas cascatinhas.

Andamos mais, chegando até a atravessar uma ponte de madeira e descer mais alguns degraus...

Momento selfie:

Andamos mais um bom bocado...

Rio visto de onde eu estava.

Andamos mais um pouco e... finalmente às 16:28h chegamos a área da lanchonete e dos banheiros.

Após descansar e conversar um pouco, às 16:43h seguimos em direção à parte de fora do parque, o que convenhamos, foi outra boa e longa caminhada.

Alguém que trabalhava no parque ou que estava em direção oposta a nós deu uma dica pro guia e falou que se seguíssemos por um caminho de mata fechada acabaríamos cortando um pouco do caminho, e não deu outra, o guia aproveitou a oportunidade e todos nós seguimos por esse caminho alternativo.

Voltamos para a estrada de areia, andamos mais um pouco e finalmente avistamos a entrada do parque.

Ficamos um bom tempo esperando na saída do parque porque o motorista não aparecia de jeito nenhum. Até que às 17:51h o guia nos chamou pra voltarmos andando. A rua estava totalmente escura, num breu absoluto, existiam poucas luzes pelo caminho e umas poucas pessoas do grupo usavam a lanterna dos celulares pra ao menos conseguir ver alguma coisa.

Apesar da escuridão total eu estava bem tranquilo, algo que seria totalmente impensável estando em Contagem ou em Belo Horizonte.

Chegamos na pousada às 18:30h. De acordo com alguém da excursão que mediu o tanto que andamos, parece que nesse dia caminhamos por cerca de 17 km, o que convenhamos, é bastante coisa!

Apesar do dia cheio de coisas ele ainda não acabou, no próximo post estarei contando o restinho do que fiz no sábado e começarei a mostrar como foi o passeio do domingo.