Viva, viaje, se divirta e conheça as belezas desse mundo tão incrível...
Com o museu em São Sebastião do Paraíso [p5]
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
E finalmente, a 5ª e última parte do relato dessa viagem.
Agora escreverei como foi o último dia de exposições do Museu Itinerante em São Sebastião do Paraíso e também como foi a volta para casa.
Caso queira ir para o início deste relato clique AQUI.
Sem mais delongas, vamos continuar com o relato.
DIA 06 - Sexta-feira[09 de Outubro de 2015]
Eu nanando na boa, de repente assustei com o barulho e acordei, era meu colega [que tinha saído para beber quando a gente foi jantar e só voltou nesse horário!].
Comigo acordado ele falou para irmos na sacada do segundo andar para ver como a cidade era bonita. Até tentei tirar algumas fotos e apesar da vista realmente estar muito linda, minha máquina é péssima para tirar fotos à noite, então só essa ficou boa:
Assim que apreciei a vista voltei a dormir, mas assim que acordei resolvi fazer a mesma coisa que tinha feito de madrugada:
Ainda de manhã bem cedo, fui lanchar no hotel.
Hora de fazer a mesma coisa que fizemos durante toda a semana, seguimos para a Praça dos Imigrantes, ligamos as coisas, colocamos a lona da tenda para o alto e esperamos os visitantes.
O evento ainda nem tinha começado mas já deu pra avistar os primeiros visitantes ao longe.
As professoras aproveitaram que ainda estava cedo e tiraram uma boa foto das suas turmas.
Essa sexta-feira foi um dos dias com menor movimento, mas infelizmente os alunos da manhã estavam agitados demais, não se comportavam bem e chegaram até a quebrar um dos equipamentos do Museu devido ao mau uso.
Algo que achei bem legal aqui foi que também recebemos alunos da inclusão, nesse caso, surdo-mudos. Então eu explicava e o professor traduzia para a língua de sinais.
E continuando com as exposições:
Um fato curioso e interessante: Se você jogar alguma luz sobre o experimento do Túnel Infinito, perceberá que verá ele ainda mais fundo.
Mais fotos das exposições:
É!!! Não teve jeito!!! O experimento da Condução Humana não resistiu dessa vez! Teve que ser empacotado e levado de volta.
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso foi bem organizada e em todos os dias seguiam uma programação, em que haviam diversos eventos oferecidos por eles ou pelos próprios alunos das escolas, com direito a teatro, palestras e apresentações, além das exposições daqueles que foram convidados por eles, a exemplo o Museu Itinerante.
Pra que o serviço de desmontagem não ficasse tão pesado na parte da tarde, aproveitamos que o movimento estava baixo e já começamos a desmontar o portal, que é sem dúvida o objeto mais pesado e difícil de transportar do Museu.
Já tinha acostumado tanto com o portal ali que achei até estranho quando ficou sem ele.
Às 11:30h fechamos, pegamos a van e fizemos nossa última refeição no Minas Grill, que tinha uma comida tão boa que até deixa saudades!
Assim que almoçamos pegamos a van novamente e voltamos para o hotel, ali só tive tempo de me arrumar e pouco depois já estávamos de volta nas exposições.
De tarde foi bem tranquilo porque tivemos poucos visitantes e fecharíamos mais cedo, às 15:00h, pois teríamos de desmontar as coisas e colocar tudo de volta no caminhão. Seguem-se algumas fotos das exposições externas [não pude tirar de dentro do caminhão porque não trabalhei lá dentro em nenhum dos dias da semana].
Um experimento bem interessante e que o pessoal gosta muito de tirar fotos dele é esse do Manequim do Corpo Humano, em que basicamente são demonstrados os órgãos humanos em tamanho real dentro do nosso corpo.
Se ficar difícil de saber qual é qual órgão na imagem acima, veja no desenho abaixo:
Diagrama do corpo humano.
Continuando com o corpo humano, outro experimento interessante é o do Coração Gigante:
Nas feiras normalmente são mostrados dois corações gigantes, no maior dá pra se ver com facilidade a parte de dentro, já no que é um pouco menor o visitante pode observar melhor a parte externa do coração.
Já imaginou como funciona o seu coração? Para aprender melhor veja o vídeo abaixo:
Vídeo 12:
Outro experimento que se destaca bastante devido ao seu tamanho é o Ouvido Gigante, e aí? Já pensou como ele funciona?
Numa explicação o mais resumida possível, seria assim: o ouvido capta o sinal sonoro, que passa pelo canal auditivo [observem esses ossinhos vibrando, quando o barulho é muito alto a gente sente dor por conta deles, que vibram mais do que deveriam], e assim nosso tímpano transforma esse sinal sonoro em sinal elétrico, que leva essa informação até o cérebro que finalmente interpreta esse som.
Vídeo 13:
Para fechar sobre os órgãos com chave de ouro, sabemos que estamos muito acostumados a ver nossos órgãos internos, mas já imaginou como eles ficam ajustados em outros animais? Essa é a ideia dos Animais em 4D, que você pode ver abaixo:
Dado 15:00h, começamos a desmontar as coisas mais leves enquanto esperávamos os carregadores.
Depois de tanto guardar e retirar as coisas, já dava pra perceber como estava ficando o nosso serviço. Entretanto ainda faltava muita coisa.
Enquanto um grupo colocava as coisas próximas do caminhão, outro grupo pegava o que já estava ali e levava para dentro do caminhão. Eu ajudei principalmente no primeiro grupo, mas em alguns momentos também ajudava esse segundo também. É assim que as coisas vão ficando dentro do caminhão:
Finalmente estava faltando poucas coisas, nos juntamos e fizemos um sistema de formiguinha para colocar as mesas na parte da frente do baú do caminhão.
Com tudo em seu devido lugar, faltava só fechar as rampas do caminhão.
Última coisa que precisávamos fazer, guardar essas hastes [que são usadas para dar o sustento a Sala 3D, que fica dentro do caminhão].
Olhando pra área que tínhamos trabalhado durante toda a semana, nem dava pra imaginar o tanto de coisas legais que tinha por ali até tão pouco tempo atrás.
Na verdade ainda faltavam algumas coisas, como prender os cintos para as caixas não caírem, mas isso ficou a cargo do caminhoneiro. Então, finalmente partimos! Fim das exposições nessa cidade!
A maioria do pessoal foi pro hotel para tomar um bom banho. Eu por exemplo, estava preguento porque tinha andado muito e realizado bastante esforço físico e esse foi sem dúvida o dia mais quente dos que presenciei em São Sebastião do Paraíso. Após tomar um bom banho fiquei ali descansando e mexendo no computador.
Meu colega de quarto chegou pouco tempo depois porque ficou ajudando o motorista. Chegou até a combinar comigo que iríamos comer um bolo no Restaurante Curió, que ele tinha encomendado para o aniversário de uma das meninas, e foi dormir.
Fiquei esperando ele, esperando, esperando, até que deu umas 20:30h. Mas cansei de esperar e fui até o restaurante comer porque ele não estava se levantando. Tentei até ligar da recepção do hotel para ele mas não teve jeito, o cara apagou mesmo [afinal, tinha dormido menos de 2 horas do dia anterior para esse dia] e fui ao Chopani jantar.
Eu estava com tanta dor na consciência que a comida nem estava com aquele gosto especial e até cheguei a esquecer minha máquina, mas por sorte, no finalzinho da minha janta ele apareceu lá e animou o pessoal novamente.
Dali fomos para o Restaurante Curió e a aniversariante ficou muito emocionada com o bolo e os parabéns, e alguém até aproveitou para tirar uma boa foto da equipe reunida.
Não bebo cerveja, mas fraquejei no refri e acabei tomando três latinhas. Ao voltar pro hotel terminei de organizar minhas coisas, coloquei o que restava na mala e fui dormir. No outro dia teríamos apenas de regressar para o nosso lar.
Fim do dia.
DIA 07 - Sábado[10 de Outubro de 2015]
Para que todo o sábado não fosse perdido no translado de volta, tivemos de acordar bem cedo. A ideia era sairmos às 4:45h, então levantei super cedo (às 4:00h) e segui com meu colega para a recepção do hotel.
Mas muitos dos nossos colegas ainda não tinham acordado e isso nos atrasou um pouco, acabou que só conseguimos sair próximo das 5:10h. Veja como o céu estava nessa madrugada:
O trânsito estava totalmente livre e por isso a van seguiu muito rápido, às 7:30h fizemos nossa primeira parada, novamente na Churrascaria Brazinho [em Piumhi]. Não comprei nada de lá porque já tinha separado uns biscoitos para a volta.
E continuamos seguindo a viagem.
Ás 9:35h demos uma parada bem rápida para sair uma das pessoas que ficariam pelo caminho.
E às 10:15h fizemos outra parada rápida para sair outro membro do Museu Itinerante.
E seguimos viagem, dessa vez direto e sem nenhuma parada.
Próximo das 11:00h cheguei onde eu precisava, desci na BR e fui andando, arrastando a mala e minhas coisas até chegar em minha casa, já a van continuou seu caminho até a UFMG, em Belo Horizonte.
Finalmente em casa, a primeira coisa que fiz foi guardar as roupas sujas, depois tomei um banho, guardei as coisas que ainda precisavam ser guardadas e claro, tirei a foto com as conquistas dessa viagem:
Assim que guardei o souvenir que tinha comprado, aproveitei e tirei uma foto pra mostrar como minha coleção está ficando agora. Ainda não tem tantas coisas como eu desejo, mas já está começando a ficar legal.
Apesar de não ser uma cidade turística, Contagem é uma cidade interessante e é um excelente local de estadia para quem acha os preços da hotelaria de Belo Horizonte muito caros ou está apenas com crianças pequenas e quer passar um dia ou fim de semana se divertindo e gastando muito pouco. Saiba o que fazer nessa encantadora cidade mineira. Contagem possui fácil acesso a Belo Horizonte e Betim - Dependendo de onde você estiver, com apenas um ônibus poderá ir até o centro de Belo Horizonte, ou então poderá pegar o metrô do Eldorado e escolher seguir para o centro de Belo Horizonte ou outros pontos mais distantes da capital, como a estação Vilarinho. Contagem é a terceira cidade mais populosa do estado e possui mais de 640 mil habitantes, faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e é até difícil saber onde acaba uma cidade e começa a outra. Possui um fluxo intenso de caminhões e é cortada por algumas das principais rodovias do país, como a BR-381 (Fernão Dias - acesso a São Paul...
O Hot Park é um destino para se divertir em qualquer época do ano. As temperaturas aqui vão de 23 a 32ºC e o sol está presente 2.600 horas por ano. As atrações são abastecidas com águas de 18 nascentes, levando 6,5 milhões de litros d'água por hora a uma temperatura média de 37,5º. Resumindo: muita água, diversão e alegria por todos os lados! Saiba agora o que é possível fazer nesse incrível destino de Goiás. Estrutura: Dezoito nascentes abastecem as diversas piscinas, corredeiras, toboáguas e lagoas do empreendimento, instalado no município de Rio Quente [a 31 km de Caldas Novas] . O complexo, que conta também com hotéis e pousadas, é divido em dois espaços: - o Parque das Fontes , com bares molhados, piscinas e espaços para descansar e relaxar que funcionam 24 horas por dia [para se ter acesso a esse parque é necessário estar hospedado no complexo do Rio Quente Resorts] ; - e o Hot Park : com piscinas, bares molhados, corredeiras, toboáguas e mais uma infinidade de atrações inter...
Nesse post estarei continuando com o relato do passeio que fiz para a PUC do Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Agora continuarei contando sobre o que fizemos e vimos no Parque dos Dinossauros . Caso ainda não tenha visto o início desse relato, clique no link abaixo: Clicar: [Parte 01] E finalmente chegamos ao terceiro e último andar deste museu. Como antes, o salão aqui também era bem amplo e nele era possível ver diferentes tipos de animais, em sua maioria bem gigantes. Por aqui eles tinham até o exemplar original do famoso Gorila Idi Amim, que viveu durante muitos anos no Zoológico de Belo Horizonte: Mais itens da exposição: Enfim, chegamos a última parte da exposição que visitamos neste dia, a focada nos animais marinhos e outras coisas relativas a este ambiente, que também estava super completa. Eles também possuíam uma seção super completa com as mais variadas conchas marinhas, mas antes de mostrar as fotos da exposição vale a pena relembrar [ou quem sabe até des...
No Sábado, feriado da independência do Brasil, fiz um passeio de meio período junto ao pessoal do Projeto Universitários da Igreja Universal . Nosso objetivo era conhecer o Planetário e o Parque dos Dinossauros da PUC Minas, no Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Sábado [07 de Setembro de 2024] Acordei cedo, próximo das 06:00h, arrumei a minha cama e tirei algumas fotos do meu quarto. Abaixo estou colocando a foto de onde certamente foi o cantinho onde mais passei tempo durante todo este ano [ 2024 ], principalmente por conta do meu estudo com foco em passar no concurso público para Técnico Judiciário e Ana lista Judiciário do Tribunal Superior Eleitoral : Também aproveitei para tirar uma foto especial do primeiro livro de estudos bíblicos que eu fiz na vida até o presente momento: Minha ideia aqui era lançar os e-books via Kindle Amazon e ainda manter a versão 100% gratuita com os áudios do livro para qualquer pessoa poder ouvir no meu canal do YouTube [Atual TMRoch...
Nesse post estarei continuando com o relato do passeio que fiz para a PUC do Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Dessa vez contarei sobre o que fizemos e vimos no Parque dos Dinossauros . Caso ainda não tenha visto o início desse relato, clique no link abaixo: Clicar: [Parte 01] Sábado [07 de Setembro de 2024] - Cont. Assim que entramos no Museu dos Dinossauros, avistamos um salão realmente amplo, com vários ossos de dinossauros distribuídos em algumas partes dele, em especial nos cantos. Então fomos andando por esse primeiro andar enquanto observávamos os extintos dinossauros. Um detalhe que achei muito legal por aqui é que em alguns lugares eles fizeram questão de colocar também exposições aéreas, neste caso representando os famosos Pterodátilos: Os pterodátilos eram répteis voadores que viveram há milhões de anos, durante o período dos dinossauros. Eles faziam parte de um grupo maior chamado pterossauros, que foram os primeiros vertebrados conhecidos a desenvolver a...
Comentários
Postar um comentário