Uma sofrência em Pato Branco [p3]

Essa é a 3ª parte do relato da viagem que fiz a trabalho para Pato Branco, no Paraná.

Saiba um pouco mais do que aconteceu nesse evento.

Sem mais delongas, voltemos ao relato!

DIA 03 - Quarta-feira [04 de Novembro de 2015]

Levantei às 7:00h e fui para o refeitório tomar meu café da manhã.

Como dito anteriormente, as refeições por aqui variavam pouco, mas eram muito gostosas, em especial esse pão com patê, que era muito bom. Dali já fui pra recepção e ficamos esperando o veículo chegar pra nos buscar.

Em pouco tempo disponibilizaram um ônibus, que rapidamente nos levou até o local das exposições.

Mal chegamos e já tinha gente esperando na parte de fora para entrar no Museu. E começamos a trabalhar e a atender o público que nos visitava. Às vezes enchia bastante e recebíamos muitos alunos das escolas da região.

Triângulo de ligar os pontos, simplesmente o segundo desafio mais difícil de ser completado nessas exposições.

Cheguei até a presenciar alguém da região filmando e entrevistando os visitantes.

Fiz um giro bem rápido para mostrar um pouco de como estava o movimento pela parte da manhã:

Vídeo 01:

E continuamos trabalhando e atendendo o pessoal, que estava curtindo e aproveitando muito as exposições. Em algum momento, quando estava mais tranquilo, subi no caminhão com meu colega para mostrar como ele é por dentro:

Entrada Traseira: Os visitantes sobem as escadas da parte de trás do caminhão, que sairá de cara na primeira sala de visitação, a Sala do Útero.

Sala do Útero: Conforme o próprio nome sugere, essa sala tenta imitar o útero materno, com tudo vermelho e paredes de veludo, bem macias. Também existe um vídeo que mostra o passo-a-passo da gravidez e uma poltrona que emite alguns sons [ao colocar o foninho] e vibra, para que assim você se sinta como se fosse um bebê dentro do ventre de sua mãe.

Sala dos Sentidos: Aqui os visitantes testam os seus sentidos, seja da visão, do tato ou da audição ao interagir com as coisas que estão dentro desta sala.

Sala dos Biomas: Aqui os visitantes devem entrar em uma das três cabines e saber mais sobre os biomas da Floresta Tropical, do Cerrado e da Antártica.

Sala 3D: Aqui os visitantes usam um óculos 3D para assistir um vídeo que mostra os animais no fundo do mar.

Sala do Submarino: Essa sala tenta simular um submarino que mergulha em águas profundas e mostra em telas interativas alguns dos animais que habitam essa zona abissal.

Sala do Google Earth: Aqui os visitantes devem tentar descobrir quais são os locais que estão passando na tela do Google Earth.

Saída Dianteira: Após passar pela última sala finalmente os visitantes podem ir para o ambiente 4D [isto é, o mundo real!].

Mas antes de sair tive uma ingrata surpresa, uma das funcionárias do museu que estava no caminhão me chamou no cantinho e me perguntou se eu não estava estranhando alguma coisa, e depois falou que eu estava fedendo e até me deu um creme ou algo do tipo. Acredito que o que ocasionou isso foi o ritmo de trabalho extremamente intenso que tivemos durante toda a semana, aliado ao meu estresse [principalmente nos outros dias] e ainda com o fato de somente em dois dos dias da semana eu ter conseguido tomar um banho quente, pois não conseguia entender de maneira nenhuma como fazia para que o meu chuveiro esquentasse de verdade.

Após trabalhar mais um bocadinho, chegou a hora do almoço, por isso partimos novamente para o restaurante do evento.

Assim que almocei resolvi andar um pouco por aí para conhecer mais da INVENTUM, que é o nome oficial dessa feira, que é na verdade a maior feira de ciência e tecnologia do Paraná.

Exposição de Matrizes e Igrejas:

O primeiro lugar que conferi estava bem pertinho de onde estávamos almoçando. Ali haviam diversos tipos móveis e também de maquetes, com foco principal em matrizes de igrejas.

Localização no evento:

Agora seguem-se as fotos:

Eu realmente amo maquetes e achei as que estavam ali bem bonitinhas, mas fiquei pouquíssimo tempo, apenas o suficiente para tirar algumas fotos legais e já saí dali. Em seguida fui até a Tenda da UTFPR, que é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Tenda da UTFPR:

Comecei avistando esse carro de corrida bem interessante e que foi totalmente desenvolvido pelos alunos de lá. Ele usa combustível alternativo [etanol] para rodar e pode alcançar 316 km/L, rendeu até prêmios para essa universidade.

Ao lado estava um experimento simulando a estrutura de uma casa, que servia para mostrar sobre a elasticidade dos equipamentos utilizados pela engenharia para dar sustentação na casa e evitar acidentes.

Esse equipamento é testado para medir a resistência física dos materiais. E claro, robôs [que nunca podem faltar numa feira de ciência e tecnologia]:

Esse robô foi programado para andar pelo circuito dessa pista [marcado em preto].

O nível dos alunos é tão avançado que montaram até robôs que conseguiam imprimir as coisas, não em impressora 3D, mas na comum mesmo!

Aqui também tinha uma área voltada para a química, mas como estava no horário de almoço não dei a sorte de pegar eles com o estande funcionando.

O estande deles era dividido por um muro, por isso ainda não tinha acabado, na outra parte estava a área de robótica, um pouco de física e também de astronomia.

Nessa bancada fizeram demonstrações com algum tipo de bateria.

Demonstraram o telescópio [que não deu para usar porque infelizmente estava nublado demais] e até um foguete de garrafinha, que também não pude conferir funcionando, mas sei que é bem legal!

O equipamento deles era bem potente e contava com diversas lentes. Após ver tudo só faltou a parte de astronomia, com foque principal no nosso Sistema Solar.

Quase em frente ao Estande da UTFPR os organizadores colocaram uma exposição de carros bem interessante.

Localização:

Enfim, as fotos:

Essa mostra variava desde modelos antigos até alguns bem atuais, mas todos sempre lindos e com um design bem interessante para as épocas em que foram lançados. A vista daqui também era muito interessante:

Andei mais um pouquinho e segui pra terceira salinha daquele galpão que eu tinha entrado antes.

Estande da FADEP:

Localização:

A FADEP é a Faculdade de Pato Branco e dividiu seu espaço entre maquetes de monumentos e pontos turísticos importantes, saúde e bem estar e um pouquinho de física. Além também de contar um pouco sobre as diferenças entre as gerações atuais, denominadas de X, Y e Z.

Maquetes dos pontos turísticos:

E aí!? Conseguiu descobrir quais eram os lugares representados nas fotos acima? Se não tiver conseguido tudo bem, entre os xxx estará a resposta [basta selecionar o texto entre eles que você conseguirá ver a resposta escondida].

xxx

- Ponte Golden Gate, Califórnia - EUA;

- Torre Eiffel, Paris - França;

- Uma Igreja de Pato Branco [Essa somente os moradores locais vão acertar];

- Burj Khalifa, Dubai - Emirados Árabes Unidos;

- Vaticano.

xxx

Parte de ciências [em especial sobre o corpo humano]:

É uma pena que nesse horário não tinham pessoas para auxiliar no nosso conhecimento [afinal, somos todos humanos e tanto eles quanto eu precisávamos descansar um pouco, e o ideal para esse bom descanso é se afastar um pouco de onde você está trabalhando].

E a parte de física:

Só olhando os circuitos integrados da primeira foto não consegui fazer a mínima ideia de para que servia esse experimento, já no da segunda foto o sistema funciona como um tipo de impressora que imprime as coisas nessas plaquinhas aí. Como o meu tempo de almoço ainda não tinha acabado, segui até o Museu do Videogame, mas comentarei isso no próximo post porque esse já ficou muito extenso.