La Rutina

Que tal aprender espanhol? A terceira língua mais falada no mundo, atrás somente de duas línguas, mandarim [chinês] e inglês?


Aprenda agora sobre a rotina e descubra como utilizar melhor os verbos relacionados às ações que são realizadas no dia-a-dia e não apenas uma única vez.

Nessa aula aprenderemos o seguinte:

Una breve explicación acerca de la rutina;

Conjugando verbos reflexivos en español.

Como esse é um assunto mais complicado e que exige mais do aluno, vou começar mostrando alguns exemplos e somente mais a frente é que realmente aprenderemos mais sobre la rutina.

UNA BREVE EXPLICACIÓN ACERCA DE LA RUTINA:

Veja como é a rotina do estudante Carlos, de 25 anos.

Carlos, estudiante, 25 años;

Voy a la universidad de lunes a viernes, en diferentes horarios. A veces tengo que levantarme temprano y otras veces voy a la tarde. Los lunes, por ejemplo, me despierto a las 6.30 hs., me levanto, me lavo la cara, y tomo el desayuno mientras escucho las noticias en la radio.

A las 07.30 tomo el ómnibus que me lleva a la Facultad de Humanidades, donde asisto a clases desde las 08.00 hasta el mediodía. Vuelvo a casa a las 13.00 hs. Para almorzar y vuelvo a salir por la tarde, a las 15.00hs.

Al final del día me siento cansado pero contento por haber aprovechado cada momento del día. Después de cenar, preparo todo lo que necesitaré llevar el día siguiente a la Facultad y veo televisión para distraerme y relajarme hasta la hora de dormir. 

Durante los fines de semana también estudio, pero me queda más tiempo libre para encontrarme con mis amigos y salir todos juntos. Vamos al cine, a bailar, o a comer y tomar un café mientras conversamos. Los estudios se convierten en ese momento en un tema prohibido.


Traduzindo tudo:

Carlos, estudante, 25 anos;

Vou à universidade de segunda à sexta-feira, em diferentes horários, às vezes tenho que me levantar muito cedo e outras vou à tarde. Nas segundas, por exemplo, acordo à 6h30min, me levanto, lavo o rosto e tomo o café da manhã enquanto ouço as notícias no rádio.

Às 7h30min pego o ônibus que me leva à Faculdade de Humanidades, onde assisto às aulas das 8h ao meio dia. Volto para casa às 13h. para almoçar e volto a sair à tarde, às 15h.

Ao final de cada dia me sinto cansado, mas contente por ter aproveitado cada momento do dia. Depois de jantar, preparo tudo que necessitarei levar no dia seguinte para a Faculdade e vejo/assisto televisão para me distrair e relaxar até a hora de dormir.

Durante os fins de semana também estudo, mas tenho mais tempo livre para me encontrar com meus amigos e sair todos juntos. Vamos ao cinema, dançar, comer y tomar um café enquanto conversamos. Os estudos se convertem nesse momento num tema proibido.

Entendendo um pouco:

Agora volte ao texto e tente encontrar algumas das palavras que estão descritas abaixo:


Todas as palavras arriba dão uma ideia de rotina, isto é, de coisas que siempre são hechas pela pessoa em seu dia-a-dia. Vamos observar mais alguns exemplos:

¿Qué tipo de actividades haces a diario en casa?

Me despierto a las 5:00h todas las mañanas. Aprieto el botón del despertador cinco veces cada mañana antes de apagarla y después me levanto. [Me desperto às 5:00h todas as manhãs, aperto o botão do despertador cinco vezes a cada manhã antes de desligá-lo e depois me levanto.]

Mi esposa se peina su pelo largo y se maquilla siempre que se llevanta. [Minha esposa penteia seu cabelo largo e se maquia sempre que se levanta.]

¿Qué tipo de actividades haces a diario en el trabajo?

Cuando estoy en mi oficina generalmente trabajo con el computador. [Quando estou no meu escritório geralmente trabalho com o computador.]

A las 13:00 hrs. la mayoría de los días almuerzo con mis compañeros. Conversamos un poco mientras comemos. [Às 13:00h a maioria dos dias almoço com meus companheiros. Conversamos um pouco enquanto comemos.]

¿Qué otro tipo de actividades haces?

A menudo voy al gimnasio después del trabajo, pero a veces voy antes. [Frequentemente vou à academia depois do trabalho, mas às vezes vou antes.]

¿Que tipo de actividades haces semanalmente?

Yo estudio español una vez a la semana. [Eu estudo espanhol uma vez por semana]

Generalmente lavo la ropa los domingos en la mañana. [Geralmente lavo a roupa nos domingos pela manhã.]

CONJUGANDO VERBOS REFLEXIVOS EN ESPAÑOL:

Ainda não acabamos, para fechar com chave de ouro essa parte da rutina, que é um pouco complicada, vamos assistir a mais una película, onde aprenderemos a conjugar alguns verbos reflexivos da língua espanhola.

Vídeo:


Espero que tenha gostado dessa aula.

Boa sorte e até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caldas Novas, GO [Dicas de Roteiro]

Passeando pelo Vale Europeu [p7]

Missão Ushuaia, no Inverno [p1]

Capitólio, Mar de Minas [p3]

Aparecida, SP [Dicas de Roteiro]