Viva, viaje, se divirta e conheça as belezas desse mundo tão incrível...
Com o museu em São Sebastião do Paraíso [p4]
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Enfim, chegamos a penúltima parte dessa viagem.
Veja como foram meus dias de exposição do Museu Itinerante na cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais.
Caso queira ir para o início deste relato clique AQUI.
Continuando com o relato...
DIA 05 - Quinta-feira[08 de Outubro de 2015]
Como nos outros dias, lanchei cedo no refeitório do hotel.
Após lanchar segui novamente para a Praça dos Imigrantes junto ao meu colega de quarto. Como tínhamos chegado um pouco cedo, até aproveitei para tirar uma foto na frente do caminhão.
Assim que o pessoal chegou, abrimos a tenda, ligamos as coisas e esperamos os visitantes começarem a chegar.
Nem demorou muito e já começamos a receber muitos visitantes.
Veja como estava o movimento em algum momento da manhã:
Vídeo 08:
Hora de aprender mais sobre alguns experimentos interessantes que tínhamos por aqui.
Pixels [ou Painel de Pinos]: A ideia aqui é empurrar os pinos de um lado e ver a imagem formada do outro, que pode ser qualquer coisa que sua criatividade seja capaz de fazer. Por exemplo, é possível fazer um coração, algum desenho, colocar as mãos ou o rosto e ver o efeito que causa do outro lado dos pinos. Praticamente todo mundo gosta desse experimento.
Indução Eletromagnética: Explicando de maneira simples, basicamente o visitante deve girar a manivela para fazer com que o dínamo capte a energia do movimento da pessoa [energia cinética] e com esse movimento faz o ventiladorzinho rodar e as luzinhas acenderem. Quanto mais rápido a pessoa girar a manivela, mais rápido o ventilador irá girar e mais luzes irão acender porque estará sendo gerada mais energia.
Outro que também é bem interessante é o Globo de Plasma, que tem apenas função didática e serve para mostrar um pouco de como a eletricidade se comporta.
Vídeo 09:
De repente o movimento ficou super lotado e continuou assim até próximo das 9:40h [de todos os dias desse evento, a quinta feira foi o dia que o Museu Itinerante mais recebeu visitantes].
Fiz até outro vídeo pra mostrar o movimento [e olha que nem era de quando estava mais lotado!].
Vídeo 10:
Depois das 9:40h o movimento foi normalizando e enfraquecendo mais. Até que ao final da manhã as exposições ficaram bem vazias.
As crianças daqui adoraram o Simulador do Envelhecimento e faziam grandes filas para usar esse experimento.
Já a fila dos óculos de realidade virtual estava ficando cada vez mais enorme!
Mais fotos das exposições externas do Museu Itinerante:
Estava tão cheio que até chamou a atenção de alguns vendedores e eles armaram banquinhas de vendas de alimentos ali do lado.
E no finalzinho da manhã, finalmente o movimento começou a ficar bem mais vazio, com pouquíssimos visitantes.
Esse experimento do sapinho é um dos meus preferidos. Fica ainda mais legal quando a gente o mostra para crianças pequenas ou pessoas com pouca instrução, que ficam tentando pegar o sapinho que na verdade é uma ilusão de ótica gerada pelos dois pratos que estão um virado para o outro.
Os alunos desse dia também fizeram uma demonstração bem legal, em que usavam um ventilador real como fonte de energia para acender a luzinha da casinha de maquete.
Ufa! Depois de tanto movimento chegou a hora de almoçar, novamente naquele mesmo lugar de antes, o Minas Grill, no centro da cidade.
Depois de almoçar voltamos para o hotel para descansar um pouco e pouquíssimo tempo depois já saímos para estar de volta no evento.
No início teve muito movimento também, mas não estava tão intenso quanto na parte da manhã.
O movimento continuou assim até próximo das 15:00h, quando realmente começou a esvaziar. Nesse momento aproveitei para conferir o que os alunos da tarde fizeram.
Foi um espetáculo, eles conseguiram montar enfeites e ornamentos super interessantes usando materiais recicláveis, como garrafas pet e colheres de plástico. Algo bem legal que também me mostraram foram essas carteirinhas personalizadas feitas a partir de caixinhas de leite recicladas.
Mais coisas apresentadas por eles:
Achei tão legal que cheguei até a perguntar para as crianças se estavam vendendo um dos sapinhos [que achei super interessante - quase que perguntei sobre o boi da foto acima também!]. Mas elas negaram e falaram que não podiam vender nada.
Felizmente, pouco tempo depois os meninos me deram um sapinho, quando o evento estava mais para o final também chegaram a distribuir outras lembrancinhas para os meus colegas.
Oia que sapinho legal! Ou será que é uma tartaruga???
Mas ainda não tinha acabado. Trabalhamos por mais algum tempo, até que deu às 17:00h.
E passamos uma corda de isolamento para fechar as exposições.
Dessa vez fui rumo ao centro da cidade sozinho, pois queria tirar as fotos de dentro daquela igreja [que eu não sabia que a gente podia entrar lá, mas um dos meus colegas me mostrou várias fotos legais pelo celular dele]. No caminho até achei uma placa bem interessante:
Não tem como não lembrar dessa cena épica:
Vídeo 11:
Novamente na praça, primeiramente tirei umas fotos dos entornos.
Ao longe já era possível avistar a igreja.
E comecei a focar na igreja propriamente dita.
Depois tirei fotos de dentro da igreja.
Um dos vitrais no alto dessa igreja.
No caminho de volta fiz questão de comprar um Milk Shake pra afastar o calor do corpo e me refrescar por dentro [em todos os dias que fiquei nessa cidade o clima estava ensolarado e muito quente].
Pedi meu sabor favorito, flocos, e estava muito bom mesmo!
Ao chegar no hotel resolvi andar um pouco mais para o outro lado e ver o que tinha por lá, mas a única coisa que vi foi uma igreja numa praça.
Cheguei a perguntar para algumas pessoas e me disseram que tinha uma cooperativa de manteiga por ali, mas preferi voltar pro hotel porque já tinha andado por mais de uma hora e meus pés já estavam doendo devido ao tanto que trabalhei e andei nessa quinta-feira.
Depois de descansar um bocado, às 20:30h fui jantar junto a alguns dos meus colegas. Meu colega de quarto resolveu comer pizza pelo terceiro dia seguido, já eu preferi uma coisa diferente: Linguiça Manta com Fritas, prato que eu sequer imaginava que existia.
O legal do Chopani é que sempre às quintas-feiras eles fazem pratos específicos para a comida de boteco, o que deixou o restaurante realmente cheio de fregueses nesse dia.
Linguiça Manta com Fritas.
Após comer retornei para o hotel, descansei mais um pouco e fui dormir. O próximo seria o último dia das exposições do Museu Itinerante nessa cidade. Como esse post ficou muito grande e carregado estarei continuando com o relato no próximo post.
Apesar de não ser uma cidade turística, Contagem é uma cidade interessante e é um excelente local de estadia para quem acha os preços da hotelaria de Belo Horizonte muito caros ou está apenas com crianças pequenas e quer passar um dia ou fim de semana se divertindo e gastando muito pouco. Saiba o que fazer nessa encantadora cidade mineira. Contagem possui fácil acesso a Belo Horizonte e Betim - Dependendo de onde você estiver, com apenas um ônibus poderá ir até o centro de Belo Horizonte, ou então poderá pegar o metrô do Eldorado e escolher seguir para o centro de Belo Horizonte ou outros pontos mais distantes da capital, como a estação Vilarinho. Contagem é a terceira cidade mais populosa do estado e possui mais de 640 mil habitantes, faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e é até difícil saber onde acaba uma cidade e começa a outra. Possui um fluxo intenso de caminhões e é cortada por algumas das principais rodovias do país, como a BR-381 (Fernão Dias - acesso a São Paul...
O Hot Park é um destino para se divertir em qualquer época do ano. As temperaturas aqui vão de 23 a 32ºC e o sol está presente 2.600 horas por ano. As atrações são abastecidas com águas de 18 nascentes, levando 6,5 milhões de litros d'água por hora a uma temperatura média de 37,5º. Resumindo: muita água, diversão e alegria por todos os lados! Saiba agora o que é possível fazer nesse incrível destino de Goiás. Estrutura: Dezoito nascentes abastecem as diversas piscinas, corredeiras, toboáguas e lagoas do empreendimento, instalado no município de Rio Quente [a 31 km de Caldas Novas] . O complexo, que conta também com hotéis e pousadas, é divido em dois espaços: - o Parque das Fontes , com bares molhados, piscinas e espaços para descansar e relaxar que funcionam 24 horas por dia [para se ter acesso a esse parque é necessário estar hospedado no complexo do Rio Quente Resorts] ; - e o Hot Park : com piscinas, bares molhados, corredeiras, toboáguas e mais uma infinidade de atrações inter...
Chegamos a 15ª parte do relato do que fiz sobre meu intercâmbio no Uruguai. Nessa parte do relato conto como foi a visita ao Museo El Cabildo , o que vi na parte de baixo da Plaza Independencia e também como foi a aula das 17 horas para melhorar a pronunciação. Caso queira ir para o início deste relato clique AQUI . E agora a continuação do relato... DIA 18 - Miércules, Quarta-feira [22 de Fevereiro de 2017] - Cont. Ao término da aula, resolvi almoçar num dos restaurantes próximos dali. O restaurante escolhido dessa fez foi o Tupique. Como estava com dúvida no que comer acabei pedindo um prato simples, com purê de batata, que ao menos veio com um postre de brinde! Ao sair resolvi ver o que tinha dentro do museu El Cabido de Montevideo , que estava na praça. Perguntei aos atendentes se o recinto estava aberto e confirmaram que sim, e comecei a andar pelo local. O museu era basicamente assim, tinha uma espécie de pátio central... ... e também era dividido em várias salinhas, cada uma...
Confira agora como foi a 9ª Parte da minha segunda viagem de 2021. Nesse post conto sobre como foi o restante do domingo e também como foi a minha volta para casa. Caso queira ir para o início deste relato clique AQUI . Continuando com o relato... DIA 03 - Domingo [23 de Maio de 2021] - Cont. Voltando para o Chalé: Como dito, saímos da pedra onde descansamos um pouco e seguimos rumo a saída do parque. Pegamos aquele "atalho" da mesma forma que no dia anterior e continuamos com o nosso caminho de volta. Chegamos novamente na estrada principal e dali seguimos direto até chegar a portaria do parque. Às 14:29h chegamos a portaria e logo entramos no ônibus, que estava chegando exatamente nessa mesma hora. Almoço no Bistrô: Poucos minutos depois, às 14:39h já estávamos de volta na hospedagem. Dali tínhamos apenas até às 16:00h para nos arrumar e comer. Então, guardei as minhas coisas e fui novamente até o Bistrô ao lado para pedir um almoço. Aproveitei ainda para tirar algumas fo...
O Parque Estadual do Ibitipoca é um paraíso repleto de cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paredões, cercado por um mar de morros belíssimos. Conheça agora os três principais circuitos do parque e mais algumas informações interessantes acerca desse lindíssimo destino mineiro. O Parque Estadual do Ibitipoca é um parque florestal localizado no município de Lima Duarte, em Minas Gerais. Com uma área de 1.488 hectares, está situado a três quilômetros do distrito de Conceição da Ibitipoca, que se sustenta com o turismo atraído pelo parque. "Ibitipoca" é um termo de origem tupi que significa "montanha estourada", "serra fendida", através da junção dos termos ybytyra [montanha] e pok [estourar] . Esse termo faz alusão aos raios e trovões caídos na serra de Ibitipoca. Suas principais atrações são as grutas, montanhas e cachoeiras. O ponto mais alto do parque é conhecido como Pico da Lombada e está a 1.784 metros em relação ao nível do mar. Pico do Cruzeiro. A...
Comentários
Postar um comentário